Sistema de eleições (e-Voto e e-Voting)

Descrição

Observação importante
Para realizar uma eleição via Sistema e-Voto, consulte antecipadamente o Calendário de Eleições exclusivo deste sistema. Lembramos que todos os órgãos da Universidade (Unidades de Ensino e Pesquisa, Unidades Administrativas e Centros e Núcleos) podem solicitar reserva de datas para a realização de suas eleições neste sistema. O objetivo deste calendário é auxiliar o agendamento de eleições a serem realizadas via Sistema e-Voto. O conflito entre datas de eleições não serão permitidas.

Para solicitar reserva de datas, acessar o item “Envie sua solicitação de reserva de data no e-Voto” no menu ao lado.

⇨ Visualizar Calendário de Eleições do Sistema e-Voto.

Descrição
Para apoiar a realização de eleições na Universidade, foram disponibilizados dois sistemas de informação Web:

• e-Voto
    • Destinada à realização de eleições com grande número de eleitores como CONSU e CIPA;
    • Características principais:
      • Permite ao administrador da eleição definir data e horário de início e fim de uma eleição. Com isso, o Sistema e-Voto não permite que os eleitores façam o depósito de seus votos fora do período de votação;
      • Possibilidade de incluir na cédula eletrônica de votação a opção de votos brancos e nulos;
      • Possibilidade de utilização do Usuário e Senha Unicamp pelo eleitor para depositar o seu voto.
  • e-Voting
    • Destinada à realização de eleições com número menor de eleitores como composição das Congregações das Unidades de Ensino e Pesquisa e para eleições nos órgãos Administrativos;
    • Obs.: este sistema não possibilita a inclusão da opção de votos brancos e nulos na cédula eletrônica de votação, não possibilita a utilização do Usuário e Senha Unicamp pelo eleitor para depositar o seu voto e o início e fim da votação deve ser controlado pelo administrador da eleição.

Estes sistemas contemplam cada etapa da dinâmica de uma eleição ou consulta, agrega celeridade ao processo e simplifica a logística eliminando a necessidade de imprimir cédulas de papel, convocar mesários e apurar de forma manual.

O que pode ser solicitado/utilizado

Será permitido:

•  Criar e administrar os componentes de uma eleição:
    • cédula de votação (com uma ou mais questões para o eleitor indicar sua(s) escolha(s));
    • colégio eleitoral (cadastrar, enviar comunicados);
    • apuração e divulgação do resultado.

Como solicitar/utilizar

O Sistema de Eleições Eletrônicas (e-Voto/e-Voting) é um serviço disponível a toda a comunidade universitária e o seu acesso/utilização é feito via Usuário e Senha Unicamp. Ou seja, para que um membro da comunidade universitária consiga criar ou administrar uma eleição via sistema e-Voto ou e-Voting, o mesmo deve acessar um dos dois sistemas utilizando o seu Usuário e Senha Unicamp. (Para mais informações sobre Usuário Unicamp, acessar a página https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/usuario-unicamp).

(Obs.: Caso esteja fora das dependências da Unicamp é preciso utilizar o VPN)

Quem pode solicitar/utilizar

Todos os Órgãos, Faculdades, Unidades, Centros e Núcleos da Unicamp.

Horário de atendimento no CCUEC

De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Responsabilidades do usuário

Tempo para o primeiro atendimento

Até 2 dias úteis.

Tempo de Resolução

Variável conforme a necessidade do usuário.

Disponibilidade