Guia passo a passo para registrar o voto

1. E-mail com instruções e link da votação

O link para ter acesso à cabine virtual de votação será encaminhado para o e-mail institucional dos eleitores pelo responsável da eleição via Sistema e-Voto. As mensagens enviadas por este sistema terão como remetente o endereço 'evoto@unicamp.br' e o assunto será "[E-VOTO UNICAMP] " +  nome_da_eleição + "- INSTRUÇÕES E LINK PARA VOTAÇÃO". Neste e-mail constarão as seguintes informações:

• Nome do eleitor
  • Nome da eleição
  • Código de identificação da eleição (código único que identifica a eleição no Sistema e-Voto)
  • Link para a eleição
  • Identificação do Eleitor
  • Senha (ou orientação de qual senha utilizar)
  • Guia passo a passo para registar o voto
  • Pré-requisitos técnicos para utilizar o sistema

2. Cabine Virtual de Votação

O eleitor ao receber o e-mail descrito no Item 1 deste guia, deverá procurar (no conteúdo deste e-mail) pelo item '1. Link para a eleição'. Após clicar neste link, uma tela chamada "Cabine de Votação" (1) será aberta no navegador Web. Leia as instruções e clique no botão ">> Iniciar"  (3).

Tela 1 - Cabine de Votação

• 1: Nome da tela
  • 2: Nome da eleição/consulta
  • 3: Opção ">> Iniciar"
  • 4: Código de Identificação da Eleição (este é o mesmo código que consta no e-mail enviado com as instruções e link para a eleição)

3. Escolha do candidato
Selecione o candidato de sua preferência. Se mudar de ideia, desmarque a seleção e selecione uma nova opção. Depois de definida a sua opção, clique na opção ">> Avançar" (2) no rodapé da página.

Tela - Selecionar Candidatos

• 1: A tela de votação eletrônica permite a seleção de um (01) até um número máximo de candidatos que é definido previamente pelo responsável da eleição/consulta. No caso acima, permite-se a escolha de somente um candidato, conforme regra exibida na tela. Feita a escolha de um candidato, a tela não permite mais a escolha de outro candidato. Caso queira alterar a escolha, deve-se primeiramente desmarcar a seleção e escolher um novo candidato.
  • 2: Opção ">> Avançar"

4. Revisão e Confirmação do candidato selecionado
O nome do seu candidato será exibido no campo "Você escolheu:" (1). Se estiver convicto quanto à indicação do candidato selecionado, clique na opção ">> Confirmar sua escolha" (3).
Caso precise revisar a escolha realizada, clique na opção "[Alterar escolha]" (2).

Tela - Revisão e Confirmação

• 1: Candidato escolhido
  • 2: Opção "[Alterar escolha]"
  • 3: Opção ">> Confirmar sua escolha"

Após clicar na opção ">> Confirmar sua escolha" , o Sistema e-Voto iniciará o processo de cifragem da cédula eletrônica. Evite trabalhar com várias abas do navegador WEB abertas. Isso pode comprometer este processo de cifragem dos dados da cédula eletrônica.
Obs.: dependendo do dispositivo que o eleitor esteja utilizando para a votação, a tela abaixo pode passar despercebida, devido ao fato do processo de cifragem da cédula ser concluída rapidamente e ocorra a exibição da próxima tela.

Tela 4 - Cifragem da cédula

A tela abaixo é exibida quando o processamento da cifragem dos dados da cédula eletrônica é concluída. Quando esta tela for exibida, o eleitor deve clicar na opção ">> Autenticar-se para Depositar Cédula" (1).

Tela 5 - Cifragem finalizada

• 1: Opção ">> Autenticar-se para Depositar Cédula"

5. Depositar o voto
Para depositar o voto, é preciso informar a 'Identificação do Eleitor' e 'Senha'. Estas informações constam no e-mail enviado pelo responsável da eleição/consulta.

Imagem e-Voto identificação

Neste e-mail, procurar pelo item "2. Para efetivar (depositar) o seu voto, preencher os campos abaixo da seguinte forma". Este item contém orientações específicas de cada eleição/consulta para que o eleitor consiga depositar o seu voto. Preencher a 'Identificação do Eleitor' e 'Senha' de acordo com as orientações contidas neste item e depois clique na opção ">> Depositar voto" (1).

Tela - Depositar Voto

• 1: Opção ">> Depositar Voto"

Após clicar na opção ">> Depositar voto", o Sistema e-Voto exibirá a tela abaixo e estará enviando um e-mail de confirmação ao eleitor informando que o voto foi depositado corretamente. Este e-mail terá como remetente o endereço "evoto@unicamp.br" e o assunto será "[VOTO DEPOSITADO] - " + <Nome_da_Eleição>.

Caso isso não ocorra, entrar em contato com o nosso canal de "Atendimento ao Usuário"
=> http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/form_fale_com_o_ccuec

Tela 7 - Voto depositado