Orientações sobre segurança da informação

Como identificar um golpe na internet?

Os principais golpes na internet se utilizam de mensagens falsas via e-mail solicitando informações como senhas, número de cartões ou outros dados pessoais. Essas mensagens podem, ainda, apresentar links que remetem a sites falsos com o objetivo de obter informações confidenciais.
Desconfie sempre de mensagens que solicitam tais informações.

Como ter certeza que estou acessando o site do meu banco?

Os bancos brasileiros utilizam uma categoria de endereço “b.br” - que pode ser usado apenas por bancos. Assim, ao digitar o endereço “www.caixa.b.br” ou “www.bb.b.br” seu navegador web irá acessar o site oficial de seu banco.
Os principais bancos brasileiros já utilizam esse recurso.

Minha senha é segura?

Quanto mais longa uma senha, mais segura ela é. O uso de números e caracteres especiais também ajudam a aumentar a complexidade.

Deve-se evitar o uso de dados que podem ser facilmente encontrados em redes sociais, como nomes de familiares ou datas de aniversário bem como utilizar a mesma senha e vários serviços.

O sistema de senhas da Unicamp, por exemplo, permite senhas com até 128 caracteres e avalia se a senha escolhida atende aos requisitos mínimos para ser considerada segura.

Como comprar online com segurança?

• Na mesma medida em que o comércio eletrônico traz facilidades, são necessários cuidados para evitar problemas:
  • Digite você mesmo o endereço da loja no navegador web;
  • Pesquise a reputação do site;
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Atenção com promoções enviadas via email, confira se o site acessado pertence realmente à loja;
  • Ao enviar dados pessoais ou efetuar o pagamento, observe se o endereço do site apresenta o “cadeado” e a sigla “https”. Isso garante que seus dados somente serão acessados pela loja.

Estou recebendo muito spam! O que fazer?

Spam é o termo usado para definir emails não solicitados e são a grande maioria das mensagens trafegadas hoje na internet.

Além de aumentar a carga de trabalho dos servidores de email, o spam toma tempo precioso de seu destinatário uma vez que sempre é necessário checar se uma mensagem válida foi classificada por engano como spam.

Como os responsáveis pelo envio de spam sempre estão buscando novas formas de burlar os controles anti-spam, não é raro que mensagens válidas sejam consideradas spam e vice versa.

O serviço de webmail da Unicamp oferece uma ferramenta de controle de spam que pode ser personalizada pelo usuário. Ao receber uma mensagem que considere spam, basta clicar no botão “Spam” para que mensagens semelhantes seja assim classificadas no futuro.

Recomenda-se ainda verificar a pasta de Spam, para evitar que uma mensagem válida seja descartada indevidamente. Selecione a mensagem e clique em “Inocente” para que mensagens semelhantes não seja mais classificadas como spam.

Como manter meu smartphone seguro?

São inegáveis as facilidades oferecidas pelos telefones inteligentes - smartphone - porém seu uso requer cuidados uma vez que armazenam grande quantidade de informações pessoais.
Algumas medidas simples ajudam a tornar seu uso mais seguro:

• Antes comprar um novo aparelho, verifique junto ao fabricante se o mesmo será mantido atualizado;
  • Instale aplicativos somente a partir da loja oficial de seu dispositivo;
  • Ao instalar um aplicativo, avalie se as permissões de acesso solicitadas são coerentes com sua finalidade;
  • Aplicativos pirata são fontes de problemas, fique longe deles;
  • Instale todas as atualizações disponíveis para seu dispositivo;
  • Configure as opções de rastreamento, bloqueio, backup e limpeza remota.

Como saber mais sobre as políticas de segurança da informação?

As políticas de segurança da informação estão descritas na Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019, que estabelece as Normas e Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Estadual de Campinas.