Dica do BITI: É fácil melhorar suas buscas no Google: veja como

A maioria dos internautas quando busca por alguma coisa, limita-se a digitar algumas palavras no campo de busca do Google. Mesmo sendo usado de uma forma tão superficial, o Google ainda assim retorna bons resultados. Porém nem sempre isto é suficiente e precisamos ir um pouco além, refinando a nossa busca.

Para demonstrar o funcionamento de alguns recursos do Google e como uma busca pode ser consideravelmente aperfeiçoada com seu uso, realizaremos uma busca genérica e nos passos seguintes iremos refiná-la cada vez mais.

Começaremos com a palavra medicina, o que nos gera 290 milhões de resultados. Entretanto o que nos interessa é pediatria. Com o termo medicina pediátrica o número de resultados já cai para 8 milhões e 700 mil páginas, uma redução substancial, porém um universo ainda bastante grande de possibilidades a serem consultadas.

Ao delimitar os termos de busca em aspas duplas, indicamos ao Google que desejamos localizar as palavras na exata grafia e ordem em que as digitamos:

"medicina pediátrica"

Com esta busca reduzimos ainda mais o número de resultados, indo para 84.900 páginas com o termo pesquisado. Um grande avanço em relação à busca inicial, com 290 milhões de resultados. Mas precisamos refinar ainda mais.

O nosso problema real é relacionado com nariz, então passamos para o seguinte termo:

"medicina pediátrica" nariz

Reduzimos a menos da metade o número de resultados, 31.400 páginas.

Refinando ainda mais, colocamos como termo de busca a cidade em que nos encontramos, Campinas:

"medicina pediátrica" nariz campinas

57 resultados, bem melhor. 57 páginas é um conjunto de resultados que é viável pesquisar.

Existem diversos outros recursos que podem refinar de maneira bastante precisa uma busca no Google. Por exemplo, tomando a busca anterior, podemos especificar que qualquer cidade nos atende, com exceção de Campinas:

"medicina pediátrica" nariz -campinas

O sinal "-" antes da palavra Campinas indica que qualquer resultado que não contém a palavra Campinas nos atende.

Podemos também localizar nossa busca em um sítio web específico:

"medicina pediátrica" site:unicamp.br

Os resultados que atendem à consulta acima devem estar localizados em sítios que terminem em unicamp.br, como por exemplo www.unicamp.br, www.hc.unicamp.br e assim por diante.

Podemos especificar o tipo de documento que nos atende, como por exemplo, documentos nos formatos abertos PDF (Portable Document Format) ou ODT (Open Document Format):

"medicina pediátrica" filetype:pdf OR filetype:odt

A diretiva filetype indica o tipo de arquivo que nos interessa. No exemplo acima indicamos que queremos resultados encontrados em arquivos do tipo PDF ou ODT. Importante, a conjunção OR (ou) deve ser grafada com letras maiúsculas. Além dos tipos de arquivos exemplificados, podemos atribuir à diretiva filetype muitos outros valores, como por exemplo txt, doc, xls, ods, ppt, gif, jpg etc.

Um recurso interessante é a busca por definições de termos. Por exemplo, para obtermos a definição da palavra dialética, basta digitar:

define:dialética

Esta busca retornou mais de um milhão de resultados, sendo que o primeiro deles foi obtido da Wikipedia.

Se você busca por uma definição com mais de uma palavra, basta delimitar os termos com aspas duplas:

define:"dialética grega"

Esta busca, por outro lado, retornou 524 resultados.
Um indicador importante quanto a relevância de uma página web quanto ao que se busca, é se o autor incluiu o nome das palavras chave pesquisadas no endereço do artigo na web, a url. O Google permite que se realizem buscas também pela url:

inurl:unicamp

Este termo de busca irá localizar documentos que contenham a palavra unicamp como parte do endereço, como por exemplo:

A diretiva inurl pode ser combinada com outros termos de busca:

inurl:unicamp resultados vestibular site:uol.com.br

Um outro indicador importante da relação do texto com o assunto da busca é o título que o autor atribuiu ao documento. Também para esta busca existe uma diretiva, chamada allintitle. Esta diretiva indica ao Google que um documento, para atender aos requisitos de busca, precisa conter em seu título todas as palavras especificadas:

allintitle:detectar plágio

Conhecer quantos sítios web apontam para um outro sítio web é um indicador importante da relevância deste sítio ou de um documento em particular. Esta informação pode ser obtida através da diretiva link:

link:www.unicamp.br

O Google oferece inúmeros recursos de busca. Os exemplos acima constituem um pequeno subconjunto das possibilidades existentes, mas certamente são muito poderosos e podem nos auxiliar a realizar consultas na Internet com muita rapidez e eficiência.

Google: Por dentro da pesquisa
GoogleGuide