Projetos envolvendo parceria entre a DETIC e outros órgãos e unidades da Unicamp são contemplados no Prêmio PAEPE 2023

Dois projetos que concorreram ao prêmio PAEPE 2023 e que foram vencedores locais tiveram o envolvimento de profissionais da DETIC (antigo CCUEC) nas suas autorias e implementações. São eles:

Centralização e atualização tecnológica das redes sem fio dos laboratórios de pesquisa da FCA

O projeto foi concebido para os laboratórios de pesquisa da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e teve como objetivo otimizar a infraestrutura de rede através da estratégica reutilização de 16 Access Points (APs), fornecidos pela DETIC, que também assumiu os serviços de gestão centralizada.

A iniciativa seguiu a tendência de diversas unidades de ensino e pesquisa, que buscam otimizar os investimentos em um cenário onde se deseja uma redução dos custos de manutenção e melhoria da infraestrutura e da cobertura da rede sem fio.

A implementação do projeto trouxe como resultado um significativo aumento da área de cobertura e da velocidade de conexão, o que se refletiu em uma melhor experiência dos usuários.

Antes da instalação dos equipamentos centralizados, foram realizadas medições e a velocidade média alcançada pelos dispositivos era de 50 Mbps por segundo. Além disso, a cobertura de sinal era suficiente apenas para as áreas centrais dos laboratórios onde os dispositivos estavam instalados.

Após a instalação dos novos equipamentos ocorreu uma ampliação da cobertura sem fio, fazendo com que o sinal Wi-Fi ultrapassasse os limites das salas onde os mesmos foram instalados, chegando até aos corredores e salas adjacentes. Novas medições mostraram velocidades de até 200 Mbps na rede Eduroam, comprovando a capacidade aprimorada dos novos pontos de acesso.

Integrantes da equipe de Redes e Segurança da Informação da DETIC, Eduardo Augusto Trettel, Rachel de Carvalho Paschoalino, Aurélio Couto Arruda, Ricardo Antônio Seriani Junior, Willian Tadeu Beltrão e Élio Carlos Ferreira Segundo atuaram junto com Henri Alves de Godoy, da FCA, e André Luis Cardoso da SAR, no planejamento e na execução do projeto.

Imagem sobre parceria entre DETIC e FCA

Henri Alves de Godoy (FCA) com o troféu PAEPE e os membros da equipe de redes da DETIC que atuaram no projeto

Modernização do atendimento no setor de estágios do SAE

No Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), principal órgão de assistência aos estudantes na UNICAMP, existe uma área responsável pelos processos de estágios da graduação, divulgação de vagas e processos seletivos. Além disso, há o atendimento à comunidade interna (estudantes, coordenadores, docentes) e externa (empresas e organizações).

Em 2023 foi feito um grande esforço para melhorar os fluxos de atendimento aos usuários, bem como a completa digitalização dos documentos de estágios da Universidade. Para tanto foram realizados dois projetos que se integraram:

• Digitalização total do envio e recebimento dos documentos do setor;
  • Criação de um atendimento virtual para otimização dos recursos humanos e tecnológicos.

A participação da DETIC neste projeto ocorreu por intermédio do coordenador da Divisão de Tecnologia e Sistemas, Edmilson B. Chiavegatto, na criação do atendimento virtual (chatbot), resolvendo a questão do recebimento médio de 3.000 e-mails mensais com tempo de resposta de 4 dias úteis, o que gerava problemas nos atendimentos com os diferentes usuários.

Esta Atendente Virtual (CACIA) pode ser acessada através do app Unicamp Serviços, chat web, Whatsapp (19-35212033) ou ainda pelo Telegram (https://t.me/CaciaUnicampBot).

Neste projeto a DETIC trabalhou em conjunto com equipes do SAE e da DAC: Ligiane Regina Coelho, Paulo Eduardo Fávero, Adriane Martins Soares Pelissoni, Rafael Amaro Rolfsen, Sheila Fabiana Pinheiro, Fernando de Almeida Gonçalves, Marco Antônio Garofolo, Sidnei dos Santos e Silvia Teresinha Vela Marques Dias.

Imagem sobre parceria entre DETIC e SAE

Edmilson B. Chiavegatto, coordenador da Divisão de Tecnologia e Sistemas da DETIC, que desenvolveu o chatbot para o SAE