CCUEC lança novo serviço de conferência Web

O CCUEC está lançando experimentalmente, para avaliação e testes, um serviço de conferência Web baseado no software Big Blue Button. Este serviço permite que pessoas em diversas localidades possam participar de aulas ou reuniões via Internet, apenas com o uso de um browser e, opcionalmente, uma webcam simples e um microfone.

O nome escolhido para o software, BigBlueButton, ou Botão Grande e Azul, reflete a opção dos desenvolvedores por criar um sistema simples de usar e eficiente, algo que fosse tão fácil e intuitivo quanto pressionar um botão grande e azul.

O uso do sistema BBB de conferência Web já está a disposição de funcionários e docentes da comunidade Unicamp (acesse http://webconf.unicamp.br). O acesso do moderador (organizador) da reunião se dá por meio da senha cadastrada no serviço de diretório da Unicamp (LDAP), que é a mesma utilizada para acesso aos sistemas corporativos e à rede sem fio da Unicamp. Após realizar o login no sistema, o moderador pode enviar (a partir do próprio sistema BBB) convites para os demais participantes. Não existe restrição quanto às pessoas que poderão participar das reuniões, desde que recebam um convite do moderador. Os convites são enviados por email e contêm um link para acesso à sala virtual, bem como outras informações que o moderador julgar relevantes, como a data e a hora da reunião. Em caráter ainda experimental, o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foi idealizado para dar total autonomia aos usuários, já que não conta com acompanhamento técnico e não necessita de agendamento prévio, basta acessar o portal do serviço, se autenticar e começar a usar.

A cada solicitante cadastrado é atribuída temporariamente uma sala virtual para seu uso particular. Os participantes podem compartilhar áudio, vídeo, textos, imagens e até a tela de seus computadores, além de realizar anotações nos espaços disponibilizados para tal.

Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento do sistema, o CCUEC providenciou a tradução e incorporou legendas a dois vídeos produzidos pelos desenvolvedores. Estes vídeos estão disponiveis para visualização na página de acesso ao sistema e também no portal de vídeos Cameraweb (veja referências ao final). Um vídeo explica o funcionamento do sistema sob o ponto de vista do aluno e o outro, sob o ponto de vista do moderador.

A tela de acesso ao sistema, representada abaixo, requer que o interessado em criar uma reunião online concorde com os termos de uso do serviço para poder prosseguir.

modelo 1

A imagem a seguir retrata a tela de login do sistema, em que o usuário deve preencher sua identificação no sistema de diretórios da Unicamp (LDAP) e sua senha. Observe na coluna da direita os links de acesso aos tutoriais em vídeo.

modelo 2

A interface de uso do sistema BigBlueButton possui no seu lado esquerdo áreas para visualização dos participantes e do status de seus sinais de vídeo e áudio, entre outras informações. No centro é exibido o documento que o moderador selecionar para fazer sua apresentação. No lado direito encontra-se a área de comunicação por meio da ferramenta de bate-papo, que os participantes podem utilizar para se comunicar com todo o grupo ou com participantes individuais. Para saber mais consulte os tutoriais em vídeo citados nas referências.

modelo 3

Interface sistema BigBlueButton

Acesso ao serviço Big Blue Button de Conferência Web
Portal do sistema BigBlueButton: mais informações e download do software (Em inglês)