Órgãos da Unicamp já hospedam seus serviços de e-mail no CCUEC

Data de publicação

A fim de auxiliar os órgãos da Unicamp que têm dificuldades em criar e/ou manter seus próprios serviços de e-mail, o CCUEC vem se preparando para anunciar um novo serviço de hospedagem de e-mails que preserva o domínio original (parte do endereço de e-mail após o @) já utilizado pelo órgão. Por exemplo, tomando um usuário de nome morpheus que já tenha uma conta de e-mail morpheus@órgão.unicamp.br, com a criação de um domínio virtual no CCUEC para seu órgão de lotação, ele continuará enviando e recebendo e-mails com este endereço e a partir do(s) mesmo(s) computador(es) pessoal(is) que usa hoje, mas usando os servidores de e-mail do CCUEC.

O CCUEC já oferece, em caráter experimental, este serviço de hospedagem de domínios virtuais de email para alguns órgãos como CECOM, AME SJBV, NEPAM, CIDDIC, Prefeitura, BAE e LabUrb. Os bons resultados alcançados até o momento já permitem considerar a expansão da infraestrutura deste ambiente (servidores e espaço de armazenamento para mensagens e backups) para outros órgãos que desejem aderir ao serviço.

Usando este serviço o órgão não necessita mais manter um sistema de gerenciamento de correio eletrônico próprio, pois passa a usar a infraestrutura corporativa já existente no CCUEC e os usuários continuam com seus endereços eletrônicos originais. A senha utilizada para acesso ao serviço futuramente irá migrar para Serviço de Diretório (autenticação LDAP), ou seja, a senha será igual ao sistema de segurança (Sise), que também é utilizada em outros serviços, como acesso à rede wireless e aos sistemas corporativos da Unicamp.

A criação do domínio virtual só é feita para contas de e-mail já existentes no domínio @unicamp.br. Portanto, um dos pré-requisitos para a criação de um domínio virtual é que todos os usuários do domínio pretendido já tenham criado suas contas em @unicamp.br, o que pode ser feito acessando a página de administração de acesso disponível no portal do CCUEC. 

Devido à forte demanda, neste momento cada usuário recebe uma cota de email de 500 MB, havendo previsão de expansão para 1 GB nos próximos meses. Em ambos os casos há um serviço de backup diário incluído, o que oferece uma maior tranquilidade para os usuários. 

Para solicitar este serviço a direção do órgão interessado deverá encaminhar um ofício ao CCUEC para que seja feita uma análise de viabilidade técnica caso a caso.