Campus Tranquilo: Atualização e Expansão da rede sem fio eduroam

Com o apoio do Projeto Campus Tranquilo, coordenado pela CGU, foi feito um esforço especial em 2016 para ampliar, unificar e padronizar a forma como os dispositivos móveis se comunicam na Unicamp.

O Centro de Computação vem investindo na expansão do serviço eduroam para fornecer acesso sem fio aos usuários com dispositivos móveis na universidade. Atualmente, o serviço pode ser encontrado em mais de 40 unidades, e a expectativa é que este número aumente ainda mais até o final do ano. Para facilitar a adesão ao serviço, o CCUEC oferece diferentes opções, conforme a necessidade apresentada pelas unidades.

Outra iniciativa, apoiada diretamente pelo Projeto Campus Tranquilo, visa a melhoria na cobertura de áreas externas para acesso à rede sem fio, levando seu sinal as ruas, praças e atendendo, inclusive, locais mais isolados da universidade. No início de 2016, o CCUEC deu início ao processo de atualização e expansão da rede sem fio, com a substituição de 47 pontos de acesso externos por novos equipamentos, com maior capacidade e tecnologia avançada. Os resultados obtidos foram melhorias tanto na área de cobertura quanto na capacidade de atendimento da rede. Além disso, foram instalados 11 novos pontos de acesso externos, levando a rede eduroam para locais antes não atendidos.

Até o final de 2016, está prevista a continuidade desta ampliação da rede para novas áreas de acesso (como na região da área da saúde), além do aumento da capacidade de atendimento em áreas de grande circulação de pessoas (como na região dos ciclos básicos).

Os esforços para a ampliação do uso da rede eduroam não ocorrem somente na infraestrutura deste serviço. Estudos estão sendo realizados com o intuito de simplificar ainda mais o processo de configuração e uso do serviço, além de disponibilizá-lo para outras plataformas, como o Windows Phone e leitores de livros digitais, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017.

As imagens a seguir apresentam estimativas (*) das coberturas atual e prevista das áreas externas, com a instalação dos novos equipamentos.

Figura 1: Pontos de Acesso já implantados
Esta figura exibe os pontos de acesso já implantados e sua área de cobertura estimada.

Roteadores

Figura 2: Pontos de Acesso a serem implantados
Esta figura detalha, em círculos vermelhos, as áreas previstas para receber novos pontos de acesso wireless.

Roteadores a ser implantados

(*) A cobertura real da rede pode diferir da estimativa apresentada em função de edificações, árvores e outros fatores que interfiram no sinal.