Acesso remoto à rede de dados da Unicamp - VPN

Você já precisou, em sua casa ou em viagem, acessar recursos ou sistemas da Unicamp que só estão disponíveis para a rede da Universidade? Já se perguntou se a rede WiFi do aeroporto é segura? Acha que aquela rede com usuário e senha compartilhados com todo mundo pode não ser tão confiável assim? Você fica tranquilo ao realizar uma operação bancária usando a rede WiFi de um hotel?

O serviço de Acesso Remoto VPN da Unicamp permite o uso da Internet com segurança em todas estas situações. Este serviço permite que seu equipamento - dispositivo móvel, notebook ou desktop - acesse a Internet através da rede da Unicamp. Dessa forma, mesmo usando uma rede aberta (sem senha) ou uma rede pública (aeroportos, shoppings, hotéis), todas as informações estarão protegidas pela conexão segura e criptografada provida pelo Acesso Remoto VPN.

E é justamente essa conexão criptografada que garante a segurança dos dados, mesmo em uma rede insegura, uma vez que ela "embaralha" a informação, dificultando sua interceptação.

Ao utilizar o "Acesso Remoto VPN", seu dispositivo passa a fazer parte da rede da Universidade, permitindo o acesso à conteúdos restritos à Unicamp como periódicos, bases de dados e sistemas corporativos, entre outros.

Outra vantagem do uso do Acesso Remoto VPN é a garantia que os acessos serão direcionados para o local correto, já que uma rede insegura ou mal configurada pode ter sido alterada para redirecionar o tráfego para endereços maliciosos como, por exemplo, sites falsos de bancos e lojas.

É importante lembrar que, ao utilizar este serviço, você concorda com as normas de uso dos recursos computacionais da Unicamp, que não permite o uso que viole as leis brasileiras como, por exemplo, pirataria, discriminação, ofensa à honra, constrangimento ou incitação à violência.

O Acesso Remoto VPN pode ser usado por alunos, docentes e funcionários da Unicamp e está disponível para Windows, MacOS, Linux, iOS e Android.