Melhorias no serviço de detecção de mensagens de spam

Data de publicação

A Unicamp recebe mensalmente, nos servidores de correio eletrônico gerenciados pelo CCUEC, aproximadamente 9 milhões de mensagens. Deste total, mais de 6 milhões de mensagens são retidas e não entregues aos usuários, visto se tratarem de mensagens não solicitadas, mais conhecidas como spam. Apenas 33% das mensagens endereçadas ao domínio unicamp.br são válidas. Este número diz respeito apenas ao domínio unicamp.br, que possui 6.700 contas ativas de docentes e funcionários.

O gerenciamento do serviço de correio eletrônico tem se tornado cada vez mais complexo, visto que as técnicas empregadas pelos spammers para burlar os sistemas de filtragem tem se tornado cada vez mais sofisticadas. Um exemplo disto tem sido o uso de imagens no conteúdo, o que dificulta enormemente a análise do conteúdo e a determinação quanto a validade ou não da mensagem.

No mês de julho foram instaladas novas ferramentas e também realizados ajustes nas ferramentas de detecção de spam já utilizadas. As novas ferramentas e os ajustes aplicados resultaram em uma redução significativa na quantidade de mensagens de spam que chegam até a caixa postal dos usuários.

É possível que este sistema marque mensagens legítimas como spam, neste caso, para remover a regra de filtragem que se mostrou incorreta, basta encaminhar a mensagem, como anexo, para o endereço eletrônico nospam@unicamp.br. Da mesma forma, mensagens inválidas que chegarem até a caixa postal, devem ser enviadas para o endereço spam@unicamp.br. Desta forma o sistema pode atualizar os seus filtros garantindo uma maior taxa de acertos no futuro.

É importante destacar que todas as ferramentas empregadas para detecção de spam no domínio unicamp.br são livres e gratuitas, e não acarretam nenhum custo para a Unicamp. Ferramentas comerciais são remuneradas, em grande parte, no número de caixas postais existentes. Este modelo de cobrança, para uma instituição com um grande número de usuários como a Unicamp, resultaria em uma despesa anual extremamente elevada.

Tópicos da notícia