Relatório de atividades da gestão

Relatório Gestão 2013 a 2017

Palavras da Coordenadoria de TIC e da Superintendência do CCUEC: um olhar para o futuro

No final de uma gestão é importante fazer um balanço do que foi realizado, não só para registro histórico, mas para que possa servir de referência e ponto de partida para a nova gestão. É com grande satisfação que o CCUEC apresenta neste documento um breve resumo das suas atividades realizadas no período de 2013 até 2017.

Antes disso devemos lembrar que o superintendente do CCUEC acumula também o cargo de Coordenador Geral da CTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp) e como tal preside o ConTIC (Conselho de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Unicamp). Assim além do resumo das atividades do CCUEC, anexamos a este documento um resumo das principais iniciativas que tomamos no âmbito do ConTIC  e da CTIC. 

Especificamente sobre a nossa atuação na superintendência do CCUEC, gostariamos de destacar aqui algumas iniciativas que tivemos e que, acreditamos, geraram algum impacto no dia a dia do centro.

O primeiro destaque que fazemos é sobre a atenção dada à comunicação pela nossa gestão. Insistimos na divulgação de nossos acertos e até de nossas falhas. Mas, principalmente, valorizamos o ato de escutar as pessoas, acatando com humildade as críticas e as sugestões, assim como, recebendo com orgulho, sem soberba, os elogios. 

Ainda dentro deste destaque, cabe ressaltar:

  • A introdução de comunicados semanais curtos da superintendência por e-mail a todos colaboradores do CCUEC. A estes comunicados demos o nome de “Breves”;
  • Criamos em nosso funcionograma a Célula de Interface, Comunicação e Atendimento ao Usuário (CICAU);
  • A priorização que demos ao estabelecimento de um novo portal do CCUEC. Ele foi concebido com o compromisso no olhar do usuário, com uma linguagem adequada a diversos perfis de usuário, desde visitante externo, passando por aluno e docente até profissionais de TIC. Outra característica importante do novo portal é a existência de vários pontos de entrada de avaliações de realimentação daqueles que acessam o portal;
  • O lançamento de uma enquete sobre o grau de satisfação e de conhecimento  pelos diversos serviços do CCUEC. A ideia é lançar esta enquete periodicamente;
  • A ampliação do número de Palestras sobre segurança de dados para os membros das unidades de ensino e pesquisa;
  • A partir de 2015, o CCUEC vem participando efetivamente da UPA (Universidade de Portas Abertas) quando apresentamos o Museu de Informática da Unicamp;

O segundo destaque que fazemos é o esforço empreendido em tornar o nosso ambiente de trabalho mais agradável aos seus colaboradores. Apesar das restrições orçamentárias, conseguimos realizar diversas ações, algumas sem custo nenhum, outras com baixo custo. Neste destaque, ressaltamos:

  • A criação do Espaço Cultural, no corredor do terceiro piso, onde é possível dispor de livros e periódicos para leitura, e também para as oficinas de arte e exposição de quadros.
  • Sistematizamos o evento quinzenal  “Compartilhando Ideias” quando num intervalo de meia hora, um dos nossos colaboradores faz uma apresentação de seus conhecimentos, muitas vezes em áreas nada afins com TIC. Já tivemos demonstrações de talentos artísticos, relato de experiências pessoais, dentre outras;
  • Uma solução de decoração relativamente barata é o uso de painéis adesivos em paredes. O primeiro painel colocado em nossa recepção, é uma homenagem ao primeiro funcionário do então “Centro de Processamento de Dados da Unicamp”, o senhor Antônio João Adami. O segundo painel está colocado na entrada do CCUEC, com a nossa linha do tempo, que destaca os principais marcos de nossa história. O terceiro painel foi colocado recentemente na parede de fundo do nosso Espaço Cultural. Este painel retrata a antiga estação de trens de Campinas, numa foto do início do século passado. Cabe aqui uma explicação do porquê uma estação de trem numa ambiente tecnológico. A ferrovia tinha no início do século passado a mesmo papel que a infovia tem nos nossos dias. Ela transportava a economia, a ciência e a cultura. E a estação de trem era o ponto de entrada e saída deste meio de comunicação. Assim como hoje o CCUEC o é. 
  • Implantamos a Galeria dos Superintendentes na ante sala de nosso auditório. Esta é uma forma de homenagear os nossos antigos dirigentes e mantê-los sempre presentes.
  • Inauguramos o Museu de Informatica da Unicamp localizado na entrada do CCUEC,
  • Remodelamos as nossas salas de reunião e as equipamos com monitores de 50 polegadas;

O terceiro destaque é a preocupação com a segurança física de nossas instalações. Neste sentido, instalamos no acesso ao nosso prédio uma catraca do tipo torniquete que garante a entrada de uma pessoa por vez. Isto visa a identificação num eventual incidente de segurança. Esta preocupação se estende ao nosso datacenter. Para garantir a sua segurança física eliminamos todas as janelas ali existentes e projetamos a eliminação das suas paredes externas em divisórias, substituindo-as por paredes em alvenaria.

Os últimos destaques que aqui fazemos:

  • Firmamos um convênio de cooperação com o Serpro. Este convênio irá permitir a cessão de equipamentos servidores e de armazenamento para uso em pesquisas acadêmicas. Deste convênio participam, além do CCUEC, a FEEC e o IC;
  • Em 2013, cedemos toda uma equipe de desenvolvimento para a DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp);
  • Em 2017, o CCUEC comemora os seus 50 anos. Diversas atividades estão previstas para este ano. O mote destas comemorações é CCUEC 5.0.

O que esperar do futuro do CCUEC

Esperamos que o CCUEC readquira o vínculo efetivo à CTIC. Atualmente ele está vinculado à VREA (Vice Reitoria Executiva Administrativa), enquanto que a CTIC está vinculada à CGU (Coordenadoria Geral da Universidade). Acreditamos que isto é o resultado de um equívoco que considera que o CCUEC trata somente dos sistemas administrativos.
Com o estabelecimento da nuvem computacional da Unicamp, com a maior parte dos equipamentos sobre administração do CCUEC, a atuação deste deve ser mais efetiva no apoio ao ensino e a pesquisa.
Esperamos ainda que o novo ciclo de gestão  possa efetivamente cumprir a visão de futuro identificada em nosso planejamento estratégico e no final do seu mandato o  CCUEC seja reconhecido como o centro estratégico de referência em tecnologias da informação e da comunicação. E a sua contribuição para a excelência das atividades da Unicamp seja efetivamente reconhecida.

Ver relatório completo

Ver versão em PDF - RELATORIO_2013-2017.pdf

Relatórios das gestões anteriores:

Relatório de Gestão 2009 a 2013

Relatório de Gestão 2005 a 2008