Relatório Gestão 2013 a 2017

Sumário

1. Palavras da Coordenadoria de TIC e da Superintendência do CCUEC: um olhar para o futuro
2. Identidade Organizacional do CCUEC
3. Sumário das Principais Realizações
          3.1. Governança de TIC
               3.1.1. Catálogo de Serviços
               3.1.2. Gerenciamento de incidentes
               3.1.3. Sistemas de informações gerenciais
               3.1.4. Infraestrutura de Big Data
          3.2. Inovações
               3.2.1. Projeto Nuvem Computacional UNICAMP
               3.2.2. Sistemas Colaborativos para Apoio ao Ensino
               3.2.3. Voto eletrônico
               3.2.4. Migração da base de dados do sistema Smartcard para plataforma livre
          3.3. Clientes, Usuários e Parceiros
               3.3.1. Segurança da informação
               3.3.2. Solução de Impressão
               3.3.3. Repositório Colaborativo de Ativos de Software
               3.3.4. Softwares para uso corporativo
               3.3.5. Consultoria e prospecção em TIC
               3.3.6. Museu de Informática da UNICAMP
               3.3.7. Atualização da ferramenta Moodle
               3.3.8. Criação de canais de comunicação com a comunidade
               3.3.9. Melhorias no Ambiente de Sistema de Informação SIGAD
               3.3.10. Implantação de nova máquina Servidora de FTP
               3.3.11. Implantação de servidores de licença de softwares
          3.4. Produtos e Serviços
               3.4.1. Telefonia
               3.4.2. Backup corporativo
               3.4.3. Hospedagem de equipamentos
               3.4.4. Aplicativos para plataformas móveis
               3.4.5. Sistemas de Informação
               3.4.6. Serviço de Correio Eletrônico
               3.4.7. Portal Cameraweb
               3.4.8. Conferência Web
               3.4.9. Processos Internos
               3.4.10. Processos Externos
          3.5. Pessoas
          3.6. Infraestrutura e Recursos
               3.6.1. Infraestrutura de redes
               3.6.2. Infraestrutura Computacional
4. Destaques quantitativos do CCUEC
          4.1. Infraestrutrura de Conexão
          4.2. Desenvolvimento de Sistemas
          4.3. Processamento Corporativo
          4.4. Infraestrutura física
          4.5. Sistemas de Informação
          4.6. Incidentes de Segurança
          4.7. Gestão Técnica de Contratos
          4.8. Videoconferência
5. Equipe
          5.1. Direção
          5.2. Composição das Equipes
               5.2.1. Superintendência
               5.2.2. Divisão de Desenvolvimento de Sistemas
               5.2.3. Divisão de Produção e Suporte
               5.2.4. Divisão de Infraestrutura Computacional
               5.2.5. Diretoria de Serviços de Administração
6. CTIC/ConTIC
          6.1. Sumário das Principais Iniciativas
          6.2. Composição do ConTIC

Relatório de Gestão
2013 – 2017

CENTRO DE COMPUTAÇÃO

Este documento apresenta um relatório das principais atividades desenvolvidas pelo Centro de Computação da Unicamp no período compreendido entre os anos de 2013 e 2017. Apresenta também um resumo das atividades empreendidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) segundo diretrizes do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC).


1. Palavras da Coordenadoria de TIC e da Superintendência do CCUEC: um olhar para o futuro 

No final de uma gestão é importante fazer um balanço do que foi realizado, não só para registro histórico, mas para que possa servir de referência e ponto de partida para a nova gestão. É com grande satisfação que o CCUEC apresenta neste documento um breve resumo das suas atividades realizadas no período de 2013 até 2017.

Antes disso devemos lembrar que o superintendente do CCUEC acumula também o cargo de Coordenador Geral da CTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp) e como tal preside o ConTIC (Conselho de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Unicamp). Assim além do resumo das atividades do CCUEC, anexamos a este documento um resumo das principais iniciativas que tomamos no âmbito do ConTIC  e da CTIC. 

Especificamente sobre a nossa atuação na superintendência do CCUEC, gostariamos de destacar aqui algumas iniciativas que tivemos e que, acreditamos, geraram algum impacto no dia a dia do centro.

O primeiro destaque que fazemos é sobre a atenção dada à comunicação pela nossa gestão. Insistimos na divulgação de nossos acertos e até de nossas falhas. Mas, principalmente, valorizamos o ato de escutar as pessoas, acatando com humildade as críticas e as sugestões, assim como, recebendo com orgulho, sem soberba, os elogios. 

Ainda dentro deste destaque, cabe ressaltar:

  • A introdução de comunicados semanais curtos da superintendência por e-mail a todos colaboradores do CCUEC. A estes comunicados demos o nome de “Breves”;
  • Criamos em nosso funcionograma a Célula de Interface, Comunicação e Atendimento ao Usuário (CICAU);
  • A priorização que demos ao estabelecimento de um novo portal do CCUEC. Ele foi concebido com o compromisso no olhar do usuário, com uma linguagem adequada a diversos perfis de usuário, desde visitante externo, passando por aluno e docente até profissionais de TIC. Outra característica importante do novo portal é a existência de vários pontos de entrada de avaliações de realimentação daqueles que acessam o portal;
  • O lançamento de uma enquete sobre o grau de satisfação e de conhecimento  pelos diversos serviços do CCUEC. A ideia é lançar esta enquete periodicamente;
  • A ampliação do número de Palestras sobre segurança de dados para os membros das unidades de ensino e pesquisa;
  • A partir de 2015, o CCUEC vem participando efetivamente da UPA (Universidade de Portas Abertas) quando apresentamos o Museu de Informática da Unicamp;

O segundo destaque que fazemos é o esforço empreendido em tornar o nosso ambiente de trabalho mais agradável aos seus colaboradores. Apesar das restrições orçamentárias, conseguimos realizar diversas ações, algumas sem custo nenhum, outras com baixo custo. Neste destaque, ressaltamos :

  • A criação do Espaço Cultural, no corredor do terceiro piso, onde é possível dispor de livros e periódicos para leitura, e também para as oficinas de arte e exposição de quadros.
  • Sistematizamos o evento quinzenal  “Compartilhando Ideias” quando num intervalo de meia hora, um dos nossos colaboradores faz uma apresentação de seus conhecimentos, muitas vezes em áreas nada afins com TIC. Já tivemos demonstrações de talentos artísticos, relato de experiências pessoais, dentre outras;
  • Uma solução de decoração relativamente barata é o uso de painéis adesivos em paredes. O primeiro painel colocado em nossa recepção, é uma homenagem ao primeiro funcionário do então “Centro de Processamento de Dados da Unicamp”, o senhor Antônio João Adami. O segundo painel está colocado na entrada do CCUEC, com a nossa linha do tempo, que destaca os principais marcos de nossa história. O terceiro painel foi colocado recentemente na parede de fundo do nosso Espaço Cultural. Este painel retrata a antiga estação de trens de Campinas, numa foto do início do século passado. Cabe aqui uma explicação do porquê uma estação de trem numa ambiente tecnológico. A ferrovia tinha no início do século passado a mesmo papel que a infovia tem nos nossos dias. Ela transportava a economia, a ciência e a cultura. E a estação de trem era o ponto de entrada e saída deste meio de comunicação. Assim como hoje o CCUEC o é. 
  • Implantamos a Galeria dos Superintendentes na antessala de nosso auditório. Esta é uma forma de homenagear os nossos antigos dirigentes e mantê-los sempre presentes.
  • Inauguramos o Museu de Informatica da Unicamp localizado na entrada do CCUEC,
  • Remodelamos as nossas salas de reunião e as equipamos com monitores de 50 polegadas;

O terceiro destaque é a preocupação com a segurança física de nossas instalações. Neste sentido, instalamos no acesso ao nosso prédio uma catraca do tipo torniquete que garante a entrada de uma pessoa por vez. Isto visa a identificação num eventual incidente de segurança. Esta preocupação se estende ao nosso datacenter. Para garantir a sua segurança física eliminamos todas as janelas ali existentes e projetamos a eliminação das suas paredes externas em divisórias, substituindo-as por paredes em alvenaria.

Os últimos destaques que aqui fazemos:

  • Firmamos um convênio de cooperação com o Serpro. Este convênio irá permitir a cessão de equipamentos servidores e de armazenamento para uso em pesquisas acadêmicas. Deste convênio participam, além do CCUEC, a FEEC e o IC;
  • Em 2013, cedemos toda uma equipe de desenvolvimento para a DAC (Diretoria Acadêmica da Unicamp);
  • Em 2017, o CCUEC comemora os seus 50 anos. Diversas atividades estão previstas para este ano. O mote destas comemorações é CCUEC 5.0.

O que esperar do futuro do CCUEC

Esperamos que o CCUEC readquira o vínculo efetivo à CTIC. Atualmente ele está vinculado à VREA (Vice Reitoria Executiva Administrativa), enquanto que a CTIC está vinculada à CGU (Coordenadoria Geral da Universidade). Acreditamos que isto é o resultado de um equívoco que considera que o CCUEC trata somente dos sistemas administrativos.

Com o estabelecimento da nuvem computacional da Unicamp, com a maior parte dos equipamentos sobre administração do CCUEC, a atuação deste deve ser mais efetiva no apoio ao ensino e a pesquisa.

Esperamos ainda que o novo ciclo de gestão  possa efetivamente cumprir a visão de futuro identificada em nosso planejamento estratégico e no final do seu mandato o  CCUEC seja reconhecido como o centro estratégico de referência em tecnologias da informação e da comunicação. E a sua contribuição para a excelência das atividades da Unicamp seja efetivamente reconhecida.

 

José Raimundo de Oliveira 
Superintendente do CCUEC e Coordenador da CTIC

Rubens Queiroz de Almeida
Superintendente Associado do CCUEC e Coordenador Adjunto da CTIC.

 

Superintendentes

 

2. Identidade Organizacional do CCUEC 

MISSÃO

Promover soluções em tecnologias da informação e da comunicação que apoiem o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Unicamp.

VISÃO

Ser reconhecido como o centro estratégico de referência em tecnologias da informação e da comunicação e por contribuir para a excelência das atividades da Unicamp.

PRINCÍPIOS

  • Comprometimento
  • Ética
  • Honestidade
  • Legalidade
  • Respeito às pessoas
  • Responsabilidade Profissional
  • Sustentabilidade
  • Transparência

VALORES

  • Agilidade
  • Qualidade
  • Competência
  • Cordialidade
  • Criatividade e Inovação
  • Proatividade
  • Trabalho em equipe
  • Segurança


3. Sumário das Principais Realizações 

As principais realizações da Gestão 2013/2017 foram agrupadas, a seguir, ao redor dos temas estratégicos levantados no Planejamento Estratégico 2016-2020 do CCUEC. São eles:

 1.    Governança de TIC
 2.    Inovações
 3.    Clientes, Usuários e Parceiros
 4.    Produtos e Serviços
 5.    Processos Internos
 6.    Pessoas
 7.    Infraestrutura e Recursos

É feito desta forma, em vez de obedecer a estrutura funcional do CCUEC, pois muitas atividades aqui descritas são transversais a suas divisões, diretorias ou seções.


3.1. Governança de TIC 


3.1.1. Catálogo de Serviços

Nos últimos anos o Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas (CCUEC) buscou a capacitação em boas práticas de gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A primeira ação contemplou a criação de um catálogo de serviços prestados, em que cada serviço é descrito detalhadamente informando, entre outras coisas, o acordo de nível de serviço. Este acordo, mais conhecido como SLA, sigla em inglês para Service Level Agreement, especifica o tempo requerido para resolução de solicitações de serviço.

A ferramenta utilizada pelo CCUEC para acompanhamento de solicitações de serviços, o WebRT, foi atualizada em 2015 para a versão mais recente e integrada ao catálogo de serviços do CCUEC.


3.1.2. Gerenciamento de incidentes 

O CCUEC está trabalhando para a implantação do processo de gerenciamento de incidentes. Este trabalho visa documentar os incidentes relativos aos serviços prestados pelo CCUEC,  e as medidas a serem tomadas quando de sua ocorrência. O resultado final deste processo é a definição clara de ações e responsabilidades em cada situação, garantindo desta forma o restabelecimento dos serviços o mais rapidamente possível.


3.1.3. Sistemas de informações gerenciais 

Foram implantados sistemas de informações gerenciais (SIG), contemplando informações consolidadas dos sistemas: SmartCard, Orçamentário, Extra-orçamentário, Fundo de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FAEPEX) e outros, para utilização pela Prefeitura do câmpus, Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Hospital de Clínicas (HC), Assessoria de Planejamento (AEPLAN), CCUEC. Os sistemas utilizam a nova ferramenta de BI da IBM, COGNOS.


3.1.4. Infraestrutura de Big Data 

No CCUEC está em andamento o projeto de Prospecção de softwares para a construção de uma infraestrutura de Big Data que terá, como produto, a implantação de um projeto-piloto. Big Data é um termo utilizado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que compreende também o uso de análise preditiva e de outros métodos avançados para extrair valor de um conjunto de dados que uma instituição detém ou tem acesso. É um tema emergente, que terá um papel estratégico no futuro próximo da Universidade. O principal objetivo é disponibilizar para a comunidade científica e administrativa uma plataforma de Big Data com ferramentas de apoio e profissionais capacitados para análise de grandes volumes de dados. Esta plataforma permitirá, tanto para a administração quanto para as pesquisas desenvolvidas pela comunidade, a extração de informações relevantes (indicadores, tendências, predições, dentre outros), dos dados produzidos pelos diversos sistemas de informação utilizados pela universidade, bem como de outras fontes, de forma integrada e flexível, trazendo assim ganhos na qualidade da tomada de decisão e por consequência um uso mais racional dos recursos.


3.2. Inovações 


3.2.1. Projeto Nuvem Computacional UNICAMP 

Aprovação pela COPEI do Projeto Nuvem Computacional

O projeto de nuvem computacional da UNICAMP foi aprovado na reunião de maio de 2014 da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional da Universidade Estadual de Campinas (COPEI-UNICAMP). Em linhas gerais a execução deste projeto está dividida em cinco fases, com previsão de finalização em cinco anos.

Durante o período de 2014 e 2015 foram realizados diversos estudos para testar e validar os softwares a serem utilizados na Nuvem Computacional da UNICAMP. Os estudos realizados concluíram pela utilização do software livre e gratuito Apache Cloudstack, o que representará uma economia significativa em termos de recursos financeiros comparativamente às soluções proprietárias existentes.

Embrião da Nuvem Computacional UNICAMP

O embrião da Nuvem Computacional UNICAMP está em operação desde junho de 2016. O projeto conta com uma infraestrutura básica e o software de orquestração Apache CloudStack. A estrutura montada é uma representação em menor escala do projeto final, cujas aquisições já se encontram em curso. O embrião montado tem sido usado por professores e administradores de redes da Unicamp para conhecer o ambiente e explorar suas possibilidades.

A Nuvem Computacional UNICAMP nasce com o objetivo de entregar aos usuários recursos computacionais, como servidores virtuais, volumes de disco e redes, seguindo o modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS – do inglês Infrastructure as a Service). Esses recursos estarão centralizados, sob a administração do Centro de Computação (CCUEC), e inicialmente instalados em dois datacenters localizados no câmpus principal da UNICAMP. Essa redundância de datacenters visa propiciar alta disponibilidade ao ambiente, que fica assim menos sujeito a interrupções no seu funcionamento em eventuais incidentes.

A migração para o modelo de Nuvem Computacional apresenta diversos ganhos, com destaque para o melhor aproveitamento dos recursos computacionais, como servidores e dispositivos de armazenamento. Com menos recursos ociosos, é reduzida a necessidade de aquisição de expansões e migrações, o que leva à redução de custos obtida através da economia de energia elétrica, espaço e refrigeração.

Novos recursos, como servidores virtuais e volumes de disco, são criados rapidamente pelo usuário, utilizando serviço de auto-atendimento. Desta forma, ganha-se em eficiência, reduzindo consideravelmente a sobrecarga administrativa, processos lentos e complexos de aquisição de equipamentos, instalação, manutenção e contratos. O ganho administrativo representa também um aumento de produtividade, visto que os recursos para as diversas finalidades estarão disponíveis de forma quase que imediata.

O software Apache CloudStack, que é uma solução livre e gratuita, foi escolhido pela universidade para formar a base da Nuvem Computacional. O CloudStack possui uma ampla base de usuários, distribuídos por empresas públicas e privadas, instituições de ensino e muitas outras. Possui uma estrutura simples, o que facilita sua implantação e administração.

O software Apache CloudStack permite uma escalabilidade massiva da estrutura de nuvem, atualizações simplificadas, suporte a diversas tecnologias de virtualização e armazenamento e, por fim, permite integração com outras nuvens. Na UNICAMP, o software foi configurado para se integrar à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) da Rede Nacional da Pesquisa (RNP), o que permitirá liberar recursos de computação a usuários das instituições associadas.

O ambiente do embrião da Nuvem Computacional já está sendo usado em produção pelo Plano Diretor da Unicamp, vinculado à CGU, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Biblioteca Central, CBMEG e Prefeitura.

Até o mês de março de 2017, novos equipamentos de computação e armazenamento estarão disponíveis, assim como uma nova infraestrutura de rede com velocidade de 10 Gigabits, que permitirá que mais unidades comecem a utilizar sistemas em produção, viabilizando também seu uso no ensino e pesquisa.  

Projeto Piloto

O Projeto Piloto da Nuvem Computacional Unicamp está sendo estruturado segundo as diretrizes definidas durante a fase de estudos, a saber, equipamentos hiperconvergentes e adoção sempre que possível de software livre.

A tecnologia hiperconvergente permitirá a expansão da infraestrutura instalada de forma transparente e fluida, sem necessidade de reconfiguração e interrupções do serviço. Cada novo equipamento é imediatamente reconhecido e agregado ao pool de recursos existentes.

A tabela abaixo relaciona os recursos computacionais atualmente instalados, tanto do embrião da nuvem, quanto do projeto-piloto, bem como as expansões previstas com recursos orçamentários (2º semestre de 2017) e recursos do projeto CTInfra da FINEP (2018):

 

Embrião (jun/2016)

Piloto (mar/2017)

Expansão
(2º Semestre/2017)

Expansão FINEP (2018)

Processamento

112 Cores

128 Cores

600 Cores

840 Cores

Memória

896 GB

3 TB

15 TB

21 TB

Armazenamento

10,4 TB

32 TB

120 TB

370 TB

Rede

1 Gbps

10 Gbps

10 Gbit

10 Gbit

Virtualização

XenServer 6.5

VMWare ESXi 6

VMWare ESXi 6

VMWare ESXi 6

Orquestração

Apache CloudStack 4.5.2

Apache CloudStack 4.9.2 LTS

Apache CloudStack 4.9.2 LTS

Apache CloudStack 4.9.2 LTS

 Em 2018 a Nuvem Computacional Unicamp terá uma capacidade agregada de 1680 cores, 39,9 TB de memória e 532,4 TB de espaço de armazenamento.


3.2.2. Sistemas Colaborativos para Apoio ao Ensino 

Acordo com a Google

O acordo com a Google permitiu o uso do serviço Google Apps for Education que disponibilizou gratuitamente ferramentas para colaboração em sala de aula, como vídeos, correio eletrônico, listas de discussão, agenda, editores de texto, planilhas, e tudo sem limitação quanto ao uso de espaço em disco. Como os demais serviços que fazem uso da autenticação centralizada, o GoogleApps é oferecido para toda a comunidade acadêmica (alunos, docentes, funcionários (UNICAMP e da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - FUNCAMP) e também para todos os alunos dos colégios técnicos.

Acordo com a Microsoft

O acordo entre a UNICAMP e Microsoft Brasil disponibilizou gratuitamente as ferramentas Office365 para a comunidade universitária (alunos, docentes, funcionários UNICAMP e da FUNCAMP) e também para todos os alunos dos colégios técnicos. Todos os aplicativos da plataforma Office365 foram disponibilizados online utilizando serviços de autenticação da UNICAMP.


3.2.3. Voto Eletrônico 

A UNICAMP conta agora com um sistema eletrônico para atender às diversas eleições realizadas anualmente na UNICAMP. A solução adotada foi o software Helios Voting, um sistema livre e aberto, totalmente auditável, usado mundialmente por diversas instituições de renome. Complementando este software foi desenvolvido o SGE (Sistema para Gestão de Eleições) que automatiza atividades de apoio às eleições.

Desde sua implantação em outubro/2015 já foram realizadas 55 eleições (dados de dezembro de 2016), com especial destaque para a eleição dos representantes da CIPA, com um colégio eleitoral superior a 10.000 eleitores.


3.2.4. Migração da base de dados do sistema Smartcard para plataforma livre 

Em uma iniciativa pioneira e inovadora, a base de dados do sistema SmartCard foi migrada para uma solução livre e gratuita, baseada no software PostgreSQL. O sistema SmartCard é um dos mais ativos dentre os sistemas corporativos da UNICAMP, sendo utilizado para controle de acesso e restaurantes. Quando da migração o sistema contabilizava cerca de 615 milhões de registros e diariamente são registrados 60.000 registros adicionais.

Espera-se que esta migração abra o caminho para que os demais sistemas corporativos da UNICAMP passem a adotar esta solução livre e gratuita, o que representará uma economia significativa ao longo dos anos, tanto em licenças de software quanto em equipamentos.


3.3. Clientes, Usuários e Parceiros 


3.3.1. Segurança da informação 

Emissão de certificados digitais gratuitos

Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o CCUEC passou a disponibilizar certificados digitais para serviços de tecnologia da informação e comunicação oferecidos pelas unidades da UNICAMP. 

Como principais características, estes certificados possuem o reconhecimento automático pelos principais navegadores disponíveis no mercado, um período de validade de três anos e a gratuidade, que possibilitou significante economia para a universidade.

Palestras de conscientização

O CSIRT UNICAMP (Computer Security Incident Response Team) tem desenvolvido atividades junto às unidades e órgãos da universidade com o objetivo de aumentar o nível de conscientização no tocante a procedimentos e comportamentos que possam representar ameaças à segurança computacional pessoal e também dos sistemas corporativos e serviços. Durante os anos de 2014 a 2016, foram realizadas 44 palestras, com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas.

Detecção, tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação

Entre 2014 e 2016 foram implementadas novas técnicas de detecção e tratamento de incidentes de segurança da informação, aumentando a agilidade e eficiência dessa atividade, tornando o ambiente computacional da Universidade mais seguro. Além disso, foi prestado suporte técnico aos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação  das Unidades/Órgãos para solução dos problemas reportados.

Testes de vulnerabilidades em aplicações web

Entre 2015 e 2016 foram realizados 1.134 testes de vulnerabilidades em sites web promovendo a correção de diversas vulnerabilidades, aumentando a segurança dos servidores e diminuindo consideravelmente o número de incidentes. Além disso, foi prestado suporte técnico aos profissionais de TIC das Unidades/Órgãos para solução dos problemas reportados.

Nova servidora de proxy de ssh

Com o objetivo de propiciar mais segurança de acesso aos sistemas e serviços corporativos, foi realizada a implantação de uma nova servidora de Proxy de SSH.

Atualização de softwares

Em 2015 foram divulgadas sérias falhas de segurança no aplicativo OpenSSL HeartBleed. Este aplicativo, utilizado para a encriptação do tráfego de dados de todas as máquinas administradas pelo CCUEC, exigiu uma ação de correção imediata. Todas as versões do software HTTPD (Apache) foram atualizadas para versões mais recentes e confiáveis.

Projeto de Solução de Segurança para o parque computacional da UNICAMP

A Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação(CTIC) constituiu e coordenou um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de estabelecer as diretrizes técnicas para a contratação de uma solução antivírus corporativa.

O GT avaliou as diversas soluções de antivírus e segurança disponíveis no mercado e, com base nestas avaliações, redigiu um edital com especificações rigorosas a serem atendidas pelas empresas concorrentes. O edital contemplou o atendimento de novas demandas, particularmente no tocante aos dispositivos móveis e ambientes virtualizados que hoje fazem uso das redes da UNICAMP. Foram adquiridas 18.000 licenças para estações de trabalho, servidores físicos e dispositivos móveis, além de 1.000 licenças para servidores virtuais baseados em Vmware.

O GT participou também do processo licitatório e na homologação da solução vencedora, comercializada pela empresa Kaspersky.

Em 2016 foi realizada a renovação do contrato, cuja validade se estende até o mês de novembro de 2018.


3.3.2. Solução de Impressão 

A atual solução de impressão corporativa e departamental, em produção desde o final de 2014, conta com um contrato globalizado para toda universidade fornecendo equipamentos de qualidade, permitindo impressões frente e verso, solução de reprografia e digitalização, proporcionou uma economia significativa e melhoria na qualidade.

A solução disponibiliza cotas de impressão por usuário e contabilização por centro de custo. Todo o ambiente é monitorado remotamente possibilitando a substituição de insumos de forma preventiva e proativa, permite abertura de chamados por meio de software, garantindo o nível de serviço contratado. São atendidas 80 unidades, com um total de 249 impressoras.


3.3.3. Repositório Colaborativo de Ativos de Software 

O CCUEC lançou o Repositório Colaborativo de Ativos de Software. Neste repositório são publicados trechos de código e sistemas que podem ser reusados por outras unidades e órgãos, visando a economia de recursos humanos e financeiros na construção de componentes de software já desenvolvidos por outras equipes da UNICAMP.

Segundo Barry W. Boehm, Engenheiro de Software americano, conhecido por suas inúmeras contribuições para a área de Engenharia de Software, evitar trabalho desnecessário representa 47% da economia de custos no desenvolvimento de software.

As equipes de TIC de cada unidade, centro ou núcleo da universidade realizam esforços na construção de sistemas de informação e implantação de soluções, visando automatizar suas atividades administrativas e acadêmicas. É muito comum que essas unidades tenham necessidades semelhantes e a possibilidade de uma determinada solução já ter sido desenvolvida é muito grande.

A verificação da existência de uma solução ou sistema que atenda necessidades comuns normalmente exige a comunicação entre os interessados. Isso demanda tempo no contato com as diferentes unidades, requer a disponibilidade de um profissional para avaliação da demanda e do software e posterior compartilhamento, caso a solução já tenha sido desenvolvida.

Caso esta comunicação não tenha sido estabelecida ou tenha ocorrido alguma falha no processo de comunicação, uma equipe de TIC certamente gastará tempo e recursos no esforço de desenvolver um sistema de informação, componente de software ou solução de TIC que outra unidade talvez já tenha desenvolvido, testado e já esteja sendo utilizada no dia-a-dia, gerando perda considerável de tempo e retrabalho.

O Repositório Colaborativo de Ativos de Software pode ser acessado por todos que possuem conta LDAP da Unicamp. É um software de fácil uso, que permitirá ao usuário propor melhorias e adaptações nas soluções compartilhadas.


3.3.4. Softwares para uso corporativo 

Em 2014 a UNICAMP realizou a contratação, para uso institucional, do software ArcGis, utilizado em projetos de geoprocessamento. Um acordo celebrado com a empresa Autodesk permite o uso sem custo, para fins educacionais, dos softwares contidos no pacote Autodesk Design Suite Ultimate, como: AutoCAD, 3dsMax, Revit, Robot Structural e outros. Foi licenciado também o uso dos produtos Embarcadero, que permite a utilização de todos os produtos de desenvolvimento do pacote RAD Studio 10.1 Berlin Architect Academic, como: C++Builder, Delphi XE, ER Studio e outros. Em 2014 foi contratada, também para uso institucional, a solução de antivirus Kaspersky.


3.3.5. Consultoria e prospecção em TIC 

Foi elaborado o relatório de diagnóstico da situação de TIC na Faculdade de Enfermagem (Fenf), e na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O trabalho realizado junto a estas unidades consistiu de um diagnóstico da situação atual e apresentação de propostas de melhorias a serem implementadas.

Foram realizadas atividades voltadas a definição de metodologias para desenvolvimento de sistemas, prospecção e orientação de novas soluções técnicas, softwares e ferramentas para desenvolvimento dos sistemas corporativos mantidos pelo CCUEC, buscando atualização tecnológica, maior produtividade, segurança e qualidade.


3.3.6. Museu de Informática da UNICAMP 

O CCUEC disponibilizou em 2015, para a Universidade de Portas Abertas (UPA), o Museu de Informática da UNICAMP. Foi feita uma catalogação de todos os equipamentos integrantes do acervo do CCUEC bem como de diversos outros itens doados por terceiros e também por outras unidades e órgãos da UNICAMP.

O acervo do Museu pode ser avaliado com mais profundidade através do seu portal Web, onde podem ser encontradas informações mais detalhadas sobre os equipamentos exibidos, bem como diversas fotos relacionadas. Cabe destacar o papel pioneiro da UNICAMP na história da computação nacional, visto que foi a primeira universidade no Brasil a criar um curso de computação, em 1968, e a contar com um Centro de computação.


3.3.7. Atualização da ferramenta Moodle 

O software Moodle é uma das plataformas de apoio à aprendizagem oferecidas pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) à comunidade acadêmica. Como responsável pela infraestrutura computacional do GGTE, o CCUEC realizou as atualizações de versão desta ferramenta.


3.3.8. Criação de canais de comunicação com a comunidade 

Em 2016 foram implantados mecanismos que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo CCUEC. O mecanismo “Fale com o CCUEC” disponibiliza meios de comunicação como chat, redes sociais, formulário e telefone além de uma pesquisa permanente de opinião sobre os serviços disponibilizados. Cada ordem de serviço atendida pelo CCUEC é também avaliada pelos usuários, fornecendo informações importantes para melhoria dos serviços e também para correção rápida de problemas.

Todos os mecanismos de contato podem ser acessados por meio de uma página Web no portal do CCUEC.


3.3.9. Melhorias no Ambiente de Sistema de Informação SIGAD 

Foi implantada uma estrutura de servidores para o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) nos ambientes de homologação e produção hospedados no CCUEC. Essa nova estrutura permitirá ao Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ) autonomia na administração dos servidores de aplicação dos sistemas de informação sob sua responsabilidade.


3.3.10. Implantação de nova máquina Servidora de FTP 

O servidor FTP da Unicamp é um espelho oficial de diversas iniciativas de destaque no mundo do software livre, como diversas distribuições GNU/Linux, o banco de dados Postgresql, a suíte de escritórios LibreOffice e muitos outros projetos. Por hospedar estes projetos localmente, a instalação de qualquer um destes sistemas pode ser feita de forma muito mais rápida e eficiente.

Através de um convênio realizado entre o Instituto de Computação e a IBM, sob a coordenação do Prof. Dr. Rodolfo Jardim de Azevedo, com o objetivo de gerar binários de software livre para a plataforma PowerPC, foi possível substituir a servidora deste serviço por um novo equipamento com maior capacidade de processamento e armazenamento de arquivos. Este novo equipamento possui 16 núcleos de processamento (CPUs), 64 GB de memória RAM e quatro discos de 2 terabytes, aumentando significativamente tanto a capacidade de conexões simultâneas bem como o número de projetos que se poderá apoiar no futuro.


3.3.11. Implantação de servidores de licença de softwares 

Foram implantados servidores de licenças para os softwares licenciados pelas empresas Borland, ArcGis, AutoCad para uso em atividades acadêmicas e administrativas.


3.4. Produtos e Serviços 


3.4.1. Telefonia 

Migração das centrais telefônicas

O CCUEC concluiu em dezembro de 2014 o projeto de modernização das centrais telefônicas da UNICAMP, migrando todo o sistema para equipamentos mais modernos. Esta migração propiciou uma redução no custo de manutenção e operação, já que as centrais antigas tinham aproximadamente 20 anos de uso.

Foi implementada a nova solução PABX através da substituição de 23 centrais por 21 centrais novas. No total os câmpus de Barão Geraldo, Piracicaba, Limeira, Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da UNICAMP (CISGuanabara), Programa de Moradia Estudantil da UNICAMP (PME) e Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) são atendidos por 8.700 ramais telefônicos.

Implantação de projeto-piloto de telefonia IP

Este projeto, iniciado em 2016, visa realizar a implantação gradual da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) na Universidade. Este projeto resultará na convergência entre a rede de dados e voz, utilizando a mesma infraestrutura da rede de dados, com a consequente redução de custos de manutenção da infraestrutura e das centrais telefônicas. 

Os usuários serão beneficiados através de aparelhos mais modernos, com mais funcionalidades, como o redirecionamento de ramais UNICAMP para aparelhos celulares, utilização do próprio desktop pessoal como ramal, envio de mensagens, dentre outros. 

Substituição das operadoras de serviços de telefonia

A Unicamp firmou novos contratos de telefonia fixa e móvel com as operadoras Embratel e Claro. Através de anexo técnico desenvolvido pelo CCUEC para edital de contratação, o pregão realizado pela DGA conseguiu um decréscimo de cerca 300% em relação à proposta apresentada na abertura do pregão. A previsão emitida pela AEPLAN de valor de referência com base em 3 propostas de orçamento obteve redução de 58,3% de seu valor em consequência da negociação. O valor total do contrato atual é cerca de 55% menor em relação ao custo médio de mercado.

Com valores muito próximos dos antigos contratos, firmados em 2011, o pregão teve avaliação positiva. O grande mérito foi manter um preço praticamente igual ao dos últimos contratos que datam de 5 anos atrás. Mantendo a mesma média de preço do antigo contrato, foram melhorados serviços como pacote de internet 4G, cujo limite passou de 1 GB para 3 GB em celular e modem de 2 GB para 5 GB, além de modernização da planta de aparelhos celulares. Na telefonia fixa já está prevista a possibilidade de alteração de troncos E1 (analógicos) para possível entroncamento via conexão IP com a operadora para atender ao Projeto VoIP em futuro próximo.


3.4.2. Backup corporativo 

O serviço de backup corporativo atende 14 unidades e órgãos, em um total de 260 máquinas. Em 2015, após estudos e testes em grande escala, optou-se pela substituição do software proprietário até então utilizado pelo software Bacula, que é uma alternativa de grande qualidade, distribuída como software livre e gratuito. Com esta troca se obteve maior flexibilidade para a expansão do serviço e também facilidade de administração de toda a infraestrutura de backup.

Com a aquisição de um novo equipamento de armazenamento com capacidade de 350TB e um novo sistema automatizado de gerenciamento de fitas de backup (este último em fase de aquisição), será possível estender esse serviço a novas unidades, gerando maior economia e eficiência para a Universidade.


3.4.3. Hospedagem de equipamentos 

O datacenter do CCUEC hospeda hoje equipamentos computacionais de diversas unidades e órgãos da universidade, tais como Biblioteca Central (BC), Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Agência de Inovação da UNICAMP (INOVA), FCM, GGTE, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), SIARQ. Perseguindo a meta de aumentar a disponibilidade e segurança dos sistemas corporativos hospedados no datacenter do CCUEC, estão sendo desenvolvidos trabalhos no sentido de se criar um ambiente de contingência que permita, por meio da replicação de dados e equipamentos, a operação ininterrupta dos mais diversos serviços computacionais hoje oferecidos pela UNICAMP. O novo storage de backup, por exemplo, já foi instalado no datacenter de contingência, garantindo assim a preservação dos dados em caso de algum incidente no datacenter principal.


3.4.4. Aplicativos para plataformas móveis 

UNICAMP Serviços

O aplicativo UNICAMP Serviços incorporou diversas funcionalidades adicionais e oferece, em sua última versão, 15 funcionalidades, dentre as quais destacamos a exibição das notas de alunos, o cardápio dos restaurantes, vigilância do câmpus, notícias, reserva e consulta de livros, relação de pontos comerciais com avaliação, pontos de bicicletário e achados e perdidos.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android, tendo registrado mais de 36.000 downloads. Além disto, foi reconhecido como o melhor projeto no âmbito da comissão local VREA do Prêmio PAEPE de 2014.
 

Botão de Pânico

No dia 14 de outubro de 2015, foi lançado o aplicativo Botão de Pânico.

Este aplicativo fornece à comunidade da Unicamp a possibilidade de registrar ocorrências dentro da área de cobertura do câmpus da Unicamp, CPQBA, Moradia Estudantil e LUME. Quando acionado em situações de emergência, o aplicativo envia à Central de Segurança da Unicamp as coordenadas GPS (latitude e longitude) registradas pelo celular. Neste momento, um sinal sonoro é emitido na central de vigilância e o vigilante mais próximo é avisado via rádio. O tempo médio de resposta do atendimento às ocorrências nos testes preliminares foi de cinco minutos. Um atendente fará também um primeiro contato via celular com o usuário para obter informações complementares.

O aplicativo pode também ser acionado para solicitar o apoio da vigilância do câmpus em situações de agravo à saúde. A equipe do VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde) será acionada e realizará o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC em situações de agravo de saúde (urgências e emergências).

O aplicativo conta com um recurso que registra as informações sobre cada solicitação como o dia, local, o acionador e o vigilante responsável pelo monitoramento. Esse conjunto de dados ajudará a avaliar o aplicativo e auxiliará no planejamento de novas ações na área de segurança.

O Botão de Pânico também poderá ser utilizado quando o usuário estiver fora do câmpus. Nesse caso, a ferramenta oferecerá a opção de acionamento da Polícia Militar.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android e contabiliza até o momento 4.500 downloads e 67 acionamentos. Por sua característica inovadora e também pelo fato de que diversas empresas manifestaram seu interesse no aplicativo, foi registrada a patente do aplicativo e do software de monitoramento junto ao Instituto Nacional de Produção Industrial. Além disto, foi reconhecido como o 2º melhor projeto da universidade no Prêmio PAEPE de 2016.
    

UPA – UNICAMP de Portas Abertas

Para facilitar o deslocamento dos visitantes pelas diversas unidades de ensino da Unicamp e outros locais de interesse, o CCUEC desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis. Este aplicativo tem por base a tecnologia de mapas do Google (Google Maps) traçando rotas para os destinos desejados. Com ele é possível traçar rotas de deslocamento da atual posição do usuário até um ponto desejado.

Todos os locais com atividades da UPA estão pré-cadastrados. Detalhes de horário e local de funcionamento dos estandes podem ser informados ao se tocar no balão azul do destino. Desta forma o visitante poderá escolher o local a ser visitado e o aplicativo define a rota a seguir por carro ou a pé.

Este aplicativo também oferece as opções de acesso aos portais da UPA, da UNICAMP e do CCUEC, facilitando, assim, o acesso a informações essenciais ao evento e à universidade.

Em 2016 o aplicativo passou a oferecer uma funcionalidade adicional, a avaliação do evento com um todo, por meio de um sistema de pontos (uma a cinco estrelas), e espaço para manifestação escrita. Além disto, os pontos de interesse foram reformulados, facilitando a visualização dos locais de visitação e suas respectivas programações.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android.

Primeiras Impressões

O aplicativo Primeiras Impressões foi lançado em fevereiro de 2016 com o objetivo de estabelecer um canal de interação com os novos alunos, permitindo que o aluno ingressante possa emitir sua opinião sobre algum fato associado a uma imagem, informando se  aprovou ou não. Adicionalmente, o sistema permite também o envio de mensagens associadas às imagens capturadas.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android.


3.4.5. Sistemas de Informação 

Faepex – Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão

O Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX), tem como missão prover aos docentes da UNICAMP recursos complementares para incentivar e apoiar projetos de atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o enriquecimento da carreira acadêmica. Desta forma, o Fundo vem desempenhando, desde a sua criação, papel importante para a Universidade. Entretanto, o processo adotado até então de solicitação do auxílio financeiro e posterior prestação de contas e entrega de relatórios científicos eram feitos utilizando-se formulários em papel, devendo ser entregues pessoalmente ou via malote junto à Secretaria do FAEPEX.

O Centro de Computação (CCUEC), a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), fez um estudo sobre o processo completo adotado pelo FAEPEX para solicitação de auxílios financeiros e elaborou uma proposta com melhorias para torná-lo mais eficiente, adequando-o aos objetivos do Projeto Papel Zero da PRDU. A proposta previa a implementação de um sistema web que, além de reduzir o uso de papel em 90%, trouxesse agilidade para a solicitação de auxílios, controle e gerenciamento de solicitações, elaboração de pareceres, entrega de relatórios científicos e prestação de contas junto à FUNCAMP. Previu-se também a utilização de ferramentas de business inteligence (BI), para fornecer informações gerenciais aos gestores do FAEPEX.

Os trabalhos de desenvolvimento do sistema tiveram início em 20 de janeiro de 2014, com previsão de conclusão em dois anos. O sistema FAEPEX possui 14 tipos de auxílios financeiros, que foram sendo entregues em módulos, de acordo com a priorização estabelecida pela PRP. Ao final de 2 anos e 3 meses, 100% da proposta sugerida pelo CCUEC à PRP foi implementada, com a entrega em produção de todos os módulos e requisitos definidos para o sistema FAEPEX.

Recentemente foi desenvolvido e implantado um mecanismo de assinatura digital que possibilita a assinatura dos termos de outorga e ofícios de liberação de recursos financeiros administrados pela Funcamp. 

O sistema Faepex participou do projeto-piloto da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que trata da emissão e revogação de certificados digitais ICPEDU. Este certificado é gratuito e tem validade legal apenas nos trâmites internos das universidades. Caso seja implantado em produção, a UNICAMP poderá emitir e usar gratuitamente certificados digitais para pessoas visando seu uso em processos automatizados que envolvam assinaturas, economizando emissão de papéis e agilizando a tramitação de documentos digitais.

Atualmente o Sistema FAEPEX apoia diretamente a Pró-Reitoria de Pesquisa no que se refere ao controle e gerenciamento de solicitações feitas para o Fundo, seja utilizando relatórios de acompanhamento gerados pelo sistema, ou utilizando B.I (Business Intelligence).

SIPEX – Sistema de Informação de Pesquisa, Ensino e Extensão

O Sistema de Informação de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sipex) reformulou o portal do anuário de pesquisa, que disponibiliza todas as produções intelectuais de cada órgão de ensino e pesquisa da universidade. Além disto, serviços Web para acesso a seus dados e acesso aos dados do Lattes (somente dados da UNICAMP) foram disponibilizados para a INOVA e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).
  

Consulta de indicadores de produção intelectual do SIPEX e Web of Science

Em abril de 2014 entraram em funcionamento duas novas consultas aos indicadores de produção intelectual da UNICAMP: o SIPEX e o Web of Science UNICAMP (WoSUNICAMP).

As consultas às informações do Sipex e do WoSUNICAMP são de acesso público e integram os indicadores que compõem o Sistema de Dados Gerenciais da UNICAMP (S-Integra). Por meio destas novas facilidades, qualquer usuário poderá acompanhar a evolução das publicações realizadas pela universidade, tanto em termos das unidades acadêmicas quanto de seus pesquisadores.

Java Batch – Sistema de Gerenciamento de Agendamento e Execução Batch

O Sistema de Gerenciamento de Agendamento e Execução Batch (Java Batch) foi desenvolvido e implantado para atender a execuções de rotinas de sistemas baseados em Java EE, apoiando aquelas que exijam recursos computacionais ou acesso exclusivo a determinados dados por longos períodos.

É utilizado pelos sistemas Sipex, Faepex, Java Batch, Tabelas públicas, Sistema de Segurança (SiSe) e Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Foi integralmente desenvolvido pelo CCUEC, representando uma economia de aproximadamente R$ 300.000,00 face às alternativas proprietárias.

Sisfatel – Sistema de Tarifação de Telefonia da UNICAMP

O Sistema de Tarifação de Telefonia da UNICAMP (Sisfatel) teve novas funcionalidades e melhorias com especial destaque para sua integração com plataformas móveis e a consulta às tarifas dos celulares corporativos. Dentre estas funcionalidades destacamos o envio a todos os usuários do serviço de telefonia celular corporativa o total de gastos realizados durante o mês.

Sistema Tabelas Públicas

O sistema Tabelas Públicas é o responsável dentro da Unicamp pela manutenção e compartilhamento de dados das tabelas de Órgãos, Idiomas, Países, Estados e CEP. Foi feita a reformulação/migração deste sistema para o ambiente WEB. O procedimento de carga dos CEPS, vindos dos Correios, foi automatizado tornando mais ágil a disponibilização dos dados para sistemas corporativos sob a responsabilidade do CCUEC, DGA e HC.

Sistema Dicionário de Dados

É o sistema responsável pela administração dos metadados dos sistemas corporativos hospedados no ambiente do CCUEC. Está em fase de desenvolvimento, e está sendo reformulado para ambiente Web. Além disso, passou a utilizar banco de dados PostgreSql, ferramenta livre, isto é, sem custo de aquisição.

Sistemas internos

O CCUEC mantém diversos sistemas para controle de suas atividades internas. Dentre estes destacamos o Sistema de Registro de Ocorrências (SRO), o sistema LogBook e o Sistema de Cadastro de equipamentos. O SRO, que controla as ocorrências e horas trabalhadas em regime de sobreaviso ou horas-extras, teve seu visual remodelado, e adotou padrões responsivos, para exibição em dispositivos móveis, além de correções de bugs e implantação de novas funcionalidades. 

SiSe – Sistema de Segurança para Acesso aos Serviços Corporativos

O SiSe implementou a funcionalidade de criação automática em lote de emails para o domínio @unicamp.br, de forma a atender a hospedagem de emails de servidores locais dos órgãos da UNICAMP. O gerenciamento das contas de e-mail destas unidades passou a ser responsabilidade do CCUEC. Mesmo com a delegação da administração para o CCUEC, as unidades continuam contando com seu nome de domínio de e-mail original, no formato @unidade.unicamp.br.

Além disso, foi implementado mecanismo para criação de senha forte, baseado nos melhores algoritmos disponibilizados no mercado. A senha que compõe a base corporativa de logins (usuários e senhas) foi ampliada de oito para 128 caracteres, possibilitando que os usuários criem senhas baseadas em formato de frases (passphrases), ou seja, de tamanho maior para aumento de segurança e facilidade de memorização.

Melhorias no Ambiente de Homologação do CCUEC

O ambiente de homologação do CCUEC foi migrado para a mesma rede das demais unidades que fazem uso deste ambiente. Com esta migração, todos os ambientes de homologação se encontram agora em uma rede específica, garantindo assim maior facilidade de administração e manutenção.

Enquetes via Web

O CCUEC está passou a oferecer para a comunidade Unicamp um serviço para aplicação online de questionários baseado no software Limesurvey. O software foi projetado para que mesmo usuários sem conhecimentos aprofundados de desenvolvimento de software possam publicar e coletar respostas de questionários. O sistema possui inúmeros recursos, dentre os quais podemos citar perguntas condicionais, que permitem definir o fluxo do questionário, possibilidade de exportação dos resultados nos formatos PDF, Excel xls, CSV, Microsoft Word doc e html. O sistema suporta tanto questionários fechados, com pré-carga da lista de possíveis respondentes e também questionários abertos. Para questionários fechados, o sistema gera um código de acesso ou token, que permite acompanhar de perto o número de participantes, com a possibilidade de envio de lembretes para aumentar a participação nos questionários.

O uso do sistema Limesurvey está a disposição de funcionários, alunos e docentes da comunidade Unicamp. O acesso ao sistema se dá por meio da senha cadastrada no sistema SISE da Unicamp, que é a mesma senha utilizada para acesso aos sistemas corporativos e à rede sem fio da Unicamp. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e foi idealizado para dar total autonomia aos usuários, basta acessar o portal do serviço, se autenticar e começar a usar.

Assinatura Digital

Foi desenvolvido um componente para assinatura digital de documentos tramitados na universidade. Está habilitado o uso do certificado digital ICP-Brasil e está previsto o uso do certificado digital ICPEdu. O primeiro sistema a utilizar esta facilidade será o FAEPEX, porém a solução foi projetada para atender diferentes tipos de demandas.

Atualização da versão do Gerenciador de Banco de Dados

Foram feitas diversas atualizações de versões e implantações de bancos de dados de sistemas de informação e ferramentas corporativas, bem como atualização em objetos destes bancos. Quase todos os bancos de dados administrados pelo CCUEC estão operando em ambiente virtual.

Em junho de 2014 foram feitas atualizações dos servidores de banco de dados que são utilizados pelos sistemas corporativos administrativos e acadêmicos da UNICAMP. A atualização consistiu na mudança da versão do software do banco de dados IBM/DB2 da versão 9.5 para a versão 10.5. Este banco de dados está em uso na UNICAMP há cerca de 26 anos, sendo parte fundamental de sua infraestrutura corporativa de tecnologia da informação.

Automatização do Procedimento de implantação de aplicativos

Foram implantados, em 2014, procedimentos automáticos para a implantação (deploy) de aplicações de sistemas baseados na linguagem Java do ambiente de desenvolvimento para o ambiente de homologação e em seguida para o ambiente de produção. Os procedimentos foram desenvolvidos pela equipe técnica do CCUEC e da DAC, com o uso da ferramenta Jenkins.

Virtualização da servidora do Sistema de Alteração de Matrícula

Dando continuidade ao projeto de consolidação do ambiente virtual do CCUEC, foi realizada a migração para o ambiente virtual da servidora utilizada pelo Sistema de Alteração de Matrícula. Com esta migração garante-se maior estabilidade ao ambiente e o recurso de alocação de recursos computacionais adicionais quando se fizer necessário.

Serviços web de autenticação e autorização para os colégios técnicos

O acesso a um grande número de serviços corporativos da Unicamp se dá por meio de um nome de usuário e senha mantidos por meio do SiSe. Como os colégios técnicos possuem sistemas próprios para cadastro de seus alunos, os dados não se integravam à base do sistema SiSe/LDAP, que consolida informações da DAC, DGRH e Funcamp. Com o objetivo de propiciar à comunidade de alunos dos colégios técnicos acesso aos diversos recursos já disponíveis, o CCUEC, em conjunto com as equipes técnicas dos colégios, desenvolveu uma metodologia de comunicação por meio de webservices que permitirá que os dados dos alunos passem a integrar a base do sistema SiSe/LDAP.

Com esta integração, os alunos dos colégios técnicos poderão utilizar os recursos oferecidos no âmbito do acordo com a Google, de uso irrestrito de diversas ferramentas como Youtube, Gmail, Google Drive e também do ambiente Google Sala de Aula, além dos demais recursos já oferecidos pela Unicamp, como acesso à rede sem fio, uso de diversos sistemas, rede VPN, Botão de Pânico, Unicamp Serviços, entre outros.

De forma ágil, fácil e segura, o autorizador de TI do Colégio Técnico possui permissão para realizar cadastros, atualizações e cancelamentos via serviços web, onde o aluno cadastrado passa a possuir um par único de usuário (usuário Unicamp/senha) para acesso aos vários serviços já mencionados. É possível também realizar consultas de alunos e verificar o status do usuário Unicamp no sistema.

Gerenciamento de projetos

Foram realizados estudos para a adoção de uma ferramenta livre e gratuita para gerenciamento de projetos. A solução escolhida foi o software RedMine, uma solução livre e gratuita amplamente utilizada. Além do seu uso para o gerenciamento dos projetos internos, o CCUEC oferece consultoria nesta ferramenta, e também a disponibiliza para uso por outras unidades e órgãos.

Visando complementar esta ferramenta de Gestão de Projetos foi desenvolvido um sub-sistema complementar – Dashboard de Indicadores de Projetos.

A finalidade de um Dashboard é consolidar informações-chave de forma visual, de modo que rapidamente o gestor faça uma análise dos dados para tomar decisões referentes aos projetos de sua área.

Os indicadores monitorados envolvem totalizações diversas, como o tempo efetivo para conclusão de cada projeto, projetos com desvio em relação a previsão de conclusão, alocação das equipes nos projetos, evidenciando a distribuição tanto nos papéis e funções como nas tarefas em andamento.

Além disso, os indicadores são computados conforme a perspectiva escolhida: Divisão, Diretoria, Área, Seção ou Célula.

A partir desse recurso a alta diretoria, bem como os gerentes, obtêm subsídios diversos para tomada de decisões, otimização de tempo e recursos, avaliação de tendências, dentre outros.

O projeto de desenvolvimento da solução permite que ela seja encaminhada  à comunidade de software livre, para enriquecer ainda mais o Redmine.

Melhorias no ambiente de Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é um processo por meio do qual a informação é coletada, organizada e analisada, tendo como objetivo principal oferecer suporte à tomada de decisão e gestão de negócios. O ambiente de BI da UNICAMP utiliza a ferramenta IBM Cognos, que substituiu com sucesso a ferramenta IBM Alphablocks.

Para facilitar o acesso a este ambiente, foi implantada a autenticação via LDAP, que é a mesma senha utilizada para acesso a diversos outros sistemas e serviços.


3.4.6. Serviço de Correio Eletrônico 

Hospedagem de domínios

A partir de abril de 2013, as unidades e órgãos da UNICAMP passaram a poder transferir a gestão de seus sistemas de correio eletrônico para o CCUEC. Desde então mais de 30 unidades hospedam os e-mails na estrutura corporativa mantendo os nomes de domínio originais.

Nos anos seguintes foram implantadas melhorias nos serviços, tais como aumento da cota de e-mail e ações para bloquear as mensagens consideradas SPAM. O serviço atende atualmente aproximadamente 36.000 usuários da UNICAMP, entre alunos, docentes e funcionários.  

Melhorias no serviço de detecção de mensagens de spam

A Unicamp recebe mensalmente, nos servidores de correio eletrônico gerenciados pelo CCUEC, aproximadamente 9 milhões de mensagens. Deste total, mais de 6 milhões de mensagens são retidas e não entregues aos usuários, visto se tratarem de mensagens não solicitadas, mais conhecidas como spam. Apenas 33% das mensagens endereçadas ao domínio unicamp.br são válidas. Este número diz respeito apenas ao domínio unicamp.br, que possui 6.700 contas ativas de docentes e funcionários.

O gerenciamento do serviço de correio eletrônico é uma atividade complexa visto que as técnicas empregadas pelos spammers para burlar os sistemas de filtragem tem se tornado cada vez mais sofisticadas. Um exemplo disto tem sido o uso de imagens no conteúdo, o que dificulta enormemente a análise do conteúdo e a determinação quanto a validade ou não da mensagem.

Em 2016 foram instaladas novas ferramentas e também realizados ajustes nas ferramentas de detecção de spam já utilizadas. As novas ferramentas e os ajustes aplicados resultaram em uma redução significativa na quantidade de mensagens de spam que chegam até a caixa postal dos usuários.

Todas as ferramentas empregadas para detecção de spam no domínio unicamp.br são livres e gratuitas, e não acarretam nenhum custo para a Unicamp. Ferramentas comerciais são remuneradas, em grande parte, segundo o número de caixas postais existentes. Este modelo de cobrança, para uma instituição com um grande número de usuários como a Unicamp, resultaria em uma despesa anual extremamente elevada.

Aumento da quota em disco

Em dois anos, a partir de 2015, ampliou-se em 500% o espaço em disco ofertado aos usuários do serviço de correio eletrônico. A cota original de 1 GB foi ampliada para 3 GB e em seguida, com a ampliação da infraestrutura já existente, foi expandida para 5 GB no ano de 2016.    

Novo sistema de Webmail

Em 2015, foi implantado o Webmail Horde (software livre) com ferramentas colaborativas em substituição ao antigo Webmail Squirell. As ferramentas disponibilizadas foram: Caixa de Correio, Agenda, Contatos, tarefas e principalmente o procedimento para sincronismo dessas informações com dispositivos móveis.


3.4.7. Portal Cameraweb 

A UNICAMP conta desde 2014 com um portal de vídeos para publicação de arquivos relacionados com suas atividades de pesquisa e também vídeos institucionais, como as reuniões do Conselho Universitário e reuniões de congregação, dentre outros. Segundo dados de dezembro de 2016, o portal abriga 6.337 vídeos, publicados por 154 usuários.


3.4.8. Conferência Web 

Os serviços de videoconferência e web conferência oferecidos pelo CCUEC estão consolidados junto à comunidade universitária. O serviço de conferência Web permite que pessoas em diversas localidades participem de aulas ou reuniões via Internet, apenas com o uso de um browser, opcionalmente, uma webcam simples e um microfone. Os participantes podem compartilhar áudio, vídeo, textos, imagens e até a tela de seus computadores, além de realizar anotações nos espaços disponibilizados para tal. Este serviço viabiliza a realização de vários tipos de reuniões (defesas de teses, acompanhamento de projetos, aulas, palestras e apresentações), com a participação de equipes em vários estados do Brasil e também no exterior.


3.4.9. Processos Internos 

Revisão automática de código fonte de sistemas

Sistemas de informação corporativos, para o porte de uma universidade como a UNICAMP, tendem a ter muitas funcionalidades sendo comum sistemas com centenas de milhares de linhas de código fonte. A revisão do código e a manutenção da qualidade é uma tarefa difícil e demorada. Visando a melhoria deste processo o CCUEC implantou um processo automático de revisão da qualidade do código fonte de sistemas, utilizando a ferramenta SonarQube.

Monitoramento de Ambientes

O ambiente computacional hospedado no datacenter do CCUEC é monitorado pela ferramenta ZABBIX, um software livre e de código aberto. O CCUEC vem evoluindo na utilização desta ferramenta, desenvolvendo e explorando novas formas de monitorar e medir o tempo para resolução de incidentes de suas estruturas. O status de operação e os serviços hospedados em 450 equipamentos são monitorados constantemente, de forma online, em regime 24x7. Em caso de incidentes são disparadas notificações de aviso para que os responsáveis possam atuar rapidamente.

Revisão de Processos

Foi feita a revisão do processo do “Programa de Atualização Tecnológica (PAT)”, em apoio à CTIC e do processo de “Comunicação Institucional do CCUEC”.

Serviços Administrativos

Com a finalidade de subsidiar e apoiar todas as atividades desempenhadas no CCUEC e CTIC, direta ou indiretamente, as atividades administrativas possuem papel fundamental na qualidade dos serviços ofertados. Portanto, tem se envidado grandes esforços da área em otimizar e informatizar grande parte de seus processos, tornando-os mais céleres e objetivos, considerando o atendimento zeloso de todas as legislações e normas vigentes, e valores como agilidade, clareza, visibilidade, competência, flexibilidade e adaptação diante das especificidades e mudanças, e promoção da sustentabilidade. 

Dentre as ações desenvolvidas na área destacamos: o estabelecimento de controles administrativos informatizados com ampla divulgação, sejam por softwares ou planilhas eletrônicas, na gestão de contratos, na gestão orçamentária e de convênios, no controle dos saldos de sobreaviso e horas extras, na readequação dos processos de compras e recebimento físico; a geração de relatórios gerenciais; a mudança da estrutura física do estoque local, com o redimensionamento e a adoção das melhores práticas de mercado; o desenvolvimento de ações que promoveram a redução das impressões por meio da digitalização de documentos e geração de recibos e comprovantes eletrônicos; o estabelecimento de uma campanha denominada “CCUEC Sustentável” que realiza ações que desenvolvem uma cultura e um ambiente sustentável.


3.4.10. Processos Externos 

Revisão de processos

Encontra-se em andamento os trabalhos de revisão dos processos da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).


3.5. Pessoas 

Foram realizados dois Programas de Coaching em parceria com a DGRH/DPD, onde tivemos a contribuição efetiva das profissionais Cirlene Aparecida Venturini e Gislaine de Oliveira. Na primeira turma participaram 9 Gerentes, entre Diretores de Serviço e Supervisores de Seção. Na segunda turma tivemos a participação de 10 técnicos com características de liderança. Nas duas turmas foram realizadas sessões com as profissionais da DGRH/DPD e ao final foram organizadas equipes para realização de projetos de melhoria. Parte destes Projetos ainda se encontram em andamento.

Além deste amplo Programa de Coaching foram realizados diferentes treinamentos técnicos e comportamentais que puderam contribuir com o desenvolvimento das equipes técnico-administrativas do CCUEC. Nos últimos 03 anos foram investidos recursos na ordem de R$219.478,80, recursos esses advindos de parceiria com a AFPU/EDUCORP, Projetos (Nuvem UNICAMP, Campus Tranquilo, Smart Card) ou ainda dos recursos orçamentários do CCUEC priorizados para esta finalidade.

Com estas capacitações entendemos que os funcionários do CCUEC puderam evoluir em seus conhecimentos e contribuir cada vez mais com os objetivos e projetos estratégicos do CCUEC.


3.6. Infraestrutura e Recursos 


3.6.1. Infraestrutura de redes 

Ampliação da cobertura das redes sem fio eduroam e UNICAMP-Visitante

Com o apoio do Projeto Campus Tranquilo, coordenado pela CGU, foi feito um esforço especial em 2016 para ampliar, unificar e padronizar a forma como os dispositivos móveis se comunicam na Unicamp.

O Centro de Computação vem investindo na expansão do serviço de rede sem fio para fornecer acesso aos usuários com dispositivos móveis na universidade. Atualmente, o serviço pode ser encontrado em mais de 40 unidades. Para facilitar a adesão ao serviço, o CCUEC oferece diferentes opções, conforme a necessidade apresentada pelas unidades.

Outra iniciativa, apoiada diretamente pelo Projeto Campus Tranquilo, visa a melhoria na cobertura de áreas externas para acesso à rede sem fio, levando seu sinal as ruas, praças e atendendo, inclusive, locais mais isolados da universidade. No início de 2016, o CCUEC deu início ao processo de atualização e expansão da rede sem fio, com a substituição de 47 pontos de acesso externos por novos equipamentos, com maior capacidade e tecnologia avançada. Os resultados obtidos foram melhorias tanto na área de cobertura quanto na capacidade de atendimento da rede. Além disso, foram instalados 11 novos pontos de acesso externos, levando a rede eduroam para locais antes não atendidos.

Esta expansão de cobertura possibilitou levar o sinal da rede para regiões antes não atendidas em todos os campus da universidade.

Acesso à rede sem fio para visitantes com dados da rede social Facebook

Visando atender inicialmente as demandas de conectividade para a UPA 2016, além de eventos realizados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural  (CDC), a rede sem fio UNICAMP-Visitante passou a aceitar (em caráter experimental) a autenticação por meio da rede social Facebook.  

Ampliação do uso da rede eduroam

Nos últimos anos o CCUEC vem incentivando o uso da rede sem fio eduroam, buscando unificar e padronizar o acesso móvel na Rede da UNICAMP. Em 2012 a rede sem fio eduroam foi utilizada por 7.264 usuários. Com os incentivos e avanços realizados nos últimos anos, tivemos um aumento de aproximadamente 400% na taxa de utilização, finalizando 2016 com 37.500 usuários.

Este aumento somente foi possível mediante a expansão da oferta do serviço pelo CCUEC, além das parcerias realizadas com diversas unidades e órgãos da UNICAMP, que optaram pelo uso da rede sem fio eduroam em suas instalações.

Figura 1: Cobertura Wifi campus Unicamp

Implantação inicial do protocolo IPv6 na Rede da UNICAMP

Buscando minimizar os impactos que a escassez dos blocos de endereços do protocolo IP causará nas futuras expansões da rede, o CCUEC deu início à implantação da nova versão do IPv6 na Rede da UNICAMP, adequando seu backbone e suas ligações externas.

De maneira experimental, algumas unidades participantes desta iniciativa piloto também ativaram o protocolo em suas instalações internas: CCUEC, Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (CAISM), Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e IC. A partir de 2017, ocorrerá a expansão do uso deste novo protocolo, permitindo que as demais unidades da UNICAMP possam ativá-lo internamente e usufruir de seus benefícios.

Substituição dos roteadores do backbone da Rede UNICAMP

Após a aquisição de novos roteadores de rede realizada em 2012, o CCUEC deu início em 2013 à substituição dos equipamentos que compõem o backbone da Rede da UNICAMP. 

Além de expandir a capacidade de transmissão da rede, que passou a operar na velocidade de 10Gbps, esta atualização incorporou novas funcionalidades trazendo maior disponibilidade e flexibilidade para a conexão das unidades da UNICAMP.

Atualização e reestruturação da rede de serviços

Foi desenvolvido, em parceria com a Prefeitura do Campus, um projeto visando melhorar a disponibilidade do monitoramento por câmeras, promovendo a integração com o sistema CIMCAMP da Prefeitura Municipal de Campinas e o atendimento de demandas futuras na área de sensores e monitoramento.

Implantação da REDECOMEP Campinas

Em parceria com a RNP e outras instituições de ensino e pesquisa de Campinas, o CCUEC coordenou a implantação de uma Rede Metropolitana de Alta Velocidade, que permitiu a interligação da UNICAMP com os principais centros de pesquisa da região.

Além de beneficiar a comunicação da UNICAMP com outras instituições, a REDECOMEP Campinas possibilitou a interligação em alta velocidade (1Gbps) das seguintes unidades: CPQBA, COTUCA, CISGuanabara e PME.

Implantação dos enlaces de 10Gb/s para conexão Internet 

Em parceria com a RNP, o CCUEC participou da implantação dos novos enlaces óticos responsáveis pela ligação da Rede Ipê, entre o Ponto de Agregação da RNP em Campinas (PoA Campinas) e o Ponto de Presença de São Paulo (PoP-SP). 

Esta nova ligação passou a operar na velocidade de 40Gbps, aumentando a oferta de transmissão dentro da rede da RNP. A UNICAMP foi diretamente beneficiada com esta implantação, pois teve sua capacidade de comunicação com a Internet aumentada de 1Gbps para 20Gbps.

Acesso Remoto Seguro via VPN para plataformas móveis

O serviço de Acesso Remoto VPN da Unicamp permite o uso da Internet com segurança em as partir de locais públicos, como aeroportos, restaurantes, shopping centers, dentre outros. Este serviço permite que seu equipamento – dispositivo móvel, notebook ou desktop - acesse a Internet através da rede da Unicamp. Dessa forma, mesmo usando uma rede aberta (sem senha) ou uma rede pública (aeroportos, shoppings, hotéis), todas as informações estarão protegidas pela conexão segura e criptografada provida pelo Acesso Remoto VPN.

Essa conexão criptografada garante a segurança dos dados, mesmo em uma rede insegura, uma vez que ela "embaralha" a informação, dificultando sua interceptação. Ao utilizar o "Acesso Remoto VPN", o dispositivo passa a fazer parte da rede da Universidade, permitindo o acesso à conteúdos restritos à Unicamp como periódicos, bases de dados e sistemas corporativos, entre outros.

Adicionalmente, por meio deste serviço, garante-se que os acessos serão direcionados para o local correto, já que uma rede insegura ou mal configurada pode ter sido alterada para redirecionar o tráfego para endereços maliciosos como, por exemplo, sites falsos de bancos e lojas.

Com o advento do uso de dispositivos móveis por parte da comunidade acadêmica, o CCUEC implantou uma nova versão do serviço VPN, permitindo que os portadores deste tipo de dispositivo passassem a acessar a rede da UNICAMP de maneira segura, mesmo fora dos campus.

Com esta nova funcionalidade, docentes, alunos e funcionários passaram a ter acesso aos conteúdos disponibilizados exclusivamente para a UNICAMP, de forma simples e ágil, a partir de qualquer localidade, por meio de smartphones ou tablets.

Reforma dos pontos de distribuição de comunicação

O CCUEC realizou a reforma, modernização e ampliação dos pontos de distribuição de comunicação com a instalação de um gerador elétrico de 25KVA no TC22 que atende a área da Saúde, a instalação de dois novos TCs no pólo Tecnológico, a instalação de nobreaks de pequeno porte em diversos TCs e ampliação da capacidade de conectividade óptica do TC09, que é a maior e principal sala de distribuição de comunicação do backbone da UNICAMP, abrigando todas as conexões óticas oriundas das operadoras e das instituições que utilizam rotas na UNICAMP para se ligarem às redes de inúmeros projetos.

Este investimento trouxe um ganho de qualidade e ampliou a capacidade da rede, habilitando o TC09 a hospedar os equipamentos backup do Projeto Nuvem da UNICAMP.

Implantação de links ópticos redundantes entre o CCUEC e HC

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) disponibilizou uma nova infraestrutura ótica que viabilizará a interconexão dos datacenters do CCUEC e do Hospital de Clínicas.

Este projeto faz parte de uma diretriz mais ampla de implantação da tecnologia de nuvem computacional. Com estas providências se caminha no sentido de prover redundância de serviços e dados tanto do HC quanto dos sistemas corporativos hoje hospedados no CCUEC. Esta conexão, em conjunto com a tecnologia de nuvem adotada, tornará possível o funcionamento praticamente ininterrupto dos dois datacenters.

Adicionalmente, esta conexão viabilizará também a realização de cópias de segurança dos dados e sistemas dos dois datacenters em alta velocidade.

O projeto foi implementado através do lançamento de dois cabos ópticos subterrâneos com capacidade de 12 fibras monomodo em cada cabo. Os cabos foram lançados por caminhos distintos, formando dois novos segmentos redundantes, totalizando um percurso aproximado de 4.000 metros. O lançamento das fibras por duas rotas distintas, garante a alta disponibilidade no funcionamento da conexão, mesmo em caso de falha ou dano em uma das vias a comunicação de dados não será interrompida.

Reforma do sistema de proteção de descargas atmosféricas

O CCUEC efetuou uma reforma do Sistema de Proteção de descargas Atmosféricas (SPDA) do prédio do CCUEC e de todos os pontos de distribuição de comunicação, propiciando proteção adequada contra falhas dos equipamentos causadas por descargas atmosféricas.

Melhoria da infraestrutura do datacenter CCUEC

As melhorias na infraestrutura computacional demandaram maior disponibilidade de energia elétrica e de refrigeração no datacenter. Neste sentido o CCUEC realizou diversas melhorias em seu próprio datacenter como no datacenter do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD). O datacenter do CCUEC hospeda os equipamentos que atendem os sistemas corporativos da UNICAMP e o datacenter do Cenapad hospeda os servidores e supercomputadores voltados para processamento científico.

Ambos passaram por um processo de atualização da infraestrutura elétrica do datacenter com a substituição dos bancos de baterias, instalação de quadro de transferência automática, expansão da sala de energia, instalação de novos quadros e disjuntores e instalação de infraestrutura de dutos de refrigeração no CENAPAD.

Considerando ainda a consolidação dos datacenters administrativos, prevista para ocorrer nos anos de 2017 e 2018, estão sendo realizadas diversas alterações na estrutura física do datacenter do CCUEC, com o intuito de oferecer maior segurança de acesso às suas instalações.


3.6.2. Infraestrutura Computacional 

Consolidação de equipamentos do datacenter CCUEC

O projeto de consolidação dos equipamentos do datacenter do CCUEC teve início em 2010. O datacenter do CCUEC contava então com centenas de equipamentos administrados individualmente, elevando substancialmente a complexidade de seu gerenciamento e manutenção. Este projeto viabilizou a virtualização de aproximadamente 350 equipamentos de diversos órgãos, que abrigavam vários serviços e sistemas corporativos da UNICAMP. O ambiente virtualizado oferece um nível de segurança mais elevado ao mesmo tempo em que propicia um gerenciamento mais ágil dos recursos computacionais.

Migração da versão de software VMWare vSphere e Vcenter

Em 2015 foi realizada a atualização dos softwares do ambiente virtual corporativo da versão VMWare vSphere ESXi e Vcenter 4.1 para a versão 5.5.  Com essa atualização foi possível aperfeiçoar a administração do ambiente computacional, bem como implementar melhorias para disponibilização dos serviços prestados.

Implantação de Ambiente Virtuais utilizando os modelos IaaS e SaaS

Em 2014, foram implantados ambientes virtuais baseados nos modelos Infrastructure as a Service (IaaS)  e Software as a Service (SaaS) para atender demandas da BC, DGA e SIARQ. Para a DGA, foi disponibilizada a infraestrutura computacional requerida para os sistemas de informação nos ambientes de homologação e produção. Sob esta modalidade de uso da infraestrutura estas unidades citadas passaram a ter mais autonomia na administração de seus equipamentos.

Implantação da Solução VPN para Administração dos Ambiente Virtuais

Para a administração dos ambientes de virtualização e dos equipamentos que compõem o ambiente, entre eles, BladeCenters, Blade Servers, Servidores periféricos e serviços administrativos, foi implantada uma solução VPN, que permite o acesso ao ambiente para gerenciamento e administração a partir de qualquer localidade. Também foi implantado um servidor de log, switches de distribuição ethernet e switches ethernet e fiberchannel do equipamento IBM Bladecenter.

Desktop de Contingência do Gerenciamento do storage e BladeCenter

A infraestrutura de armazenamento corporativo e o ambiente de virtualização, utilizavam uma única estação de gerenciamento. Para prover o contingenciamento do ambiente, foi implantada uma segunda estação de gerenciamento. O monitoramento da solução de armazenamento da empresa EMC foi também atualizado para passar a utilizar a internet em substituição à linha telefônica discada.

Solução de Armazenamento Corporativo

Para realizar a substituição do equipamento storage, da marca EMC, cuja data de fim de suporte estava prevista para o dia 31/12/2016, foi adquirido um equipamento Huawei OceanStor 5300 v3. A migração dos dados do equipamento EMC para o novo storage se deu de forma transparente para os usuários dos sistemas de informação e de toda a plataforma virtual existente, sem interrupção dos serviços.


4. Destaques quantitativos do CCUEC 


4.1. Infraestrutrura de Conexão 

Voz (telefonia)

Pares de fios 8161
Ramais VOIP (Voice Over Internet Protocol 153
Ramais Wlan (Wireless Local Network 59
Ordens de serviço atendidas em 2016 1600

Dados (ETHERNET)

Unidades e órgãos da Unicamp conectados à Uninet (backbone da rede)

73

Unidades e órgãos da Unicamp conectados via RedeComep1

4

Rede sem fio (wireless) em áreas externas

48 AP's

Instituições conectadas no ANSP-PTTA2

10

Instituições conectadas na RedeComep Campinas3

13

Instituiçoes conectadas via Intragov4

22

Redes sem fio (wireless) gerenciadas pelo CCUEC

168 AP's

Conexão ao PoP – SP (Point of Presence at São Paulo city)

10 Giga +10 Giga

Consumo da conexão (2017)

< 3 Giga

Instituições conectados ao PoA (Unicamp)5

30

Velocidade de Conexão com unidades/órgãos remotos

Limeira, Piracicaba, AME’s (Intragov)

100 Mega

CPQBA, Cotuca, CIS Guanabara e Moradia Estudantil (Comep)

1 Giga

Disponibilidade

99,80%

Reserva Técnica para Conectividade (ANSP- FAPESP)

2013

R$ 1.188.407,58 +

US$ 246.050,16

2014

R$ 1.290.482,04

2015

R$ 824.310,00

2016

R$ 633.476,00

2017

R$ 709.233,00

1CIS-Guanabara, CPQBA, COTUCA e Moradia Estudantil

2Unicamp, PUCCamp Campus-1, Embrapa-CNPTIA, RNP-CAIS, Embrapa-CNPEM, Boldrini, Softex, Facamp, Embrapa-CNPMA e Rede Comep Campinas.

3CATI, CNPEM, CPQD, CTI, CRIA, Embrapa CNPM, Embrapa CNPTIA, ExpeCEX, IAC, IAC Santa Elisa, ITAL, Prefeitura Municipal de Campinas e PUCCAMP.

4AME Amparo, AME Limeira, AME Mogi Guaçu, AME Piracicaba, AME Rio Claro, AME São João da Boa Vista, AME Santa Bárbara D'Oeste, CIS-Guanabara, CPQBA, COTIL, COTUCA, FCA, FOP, FT, Hemocentro Celso Pierro, Hemocentro Piracicaba, Hemocentro Ouro Verde, Hemocentro Mario Gatti, Hospital Estadual de Sumaré, Moradia Estudantil, PFL e SIAFFEM.

5Exemplo de instituições conectadas ao nosso PoA: CPqD, CTI, etc.


4.2. Desenvolvimento de Sistemas 

Mobile 

 

Downloads(Android)

Avaliação

Unicamp Serviços

>10.000

4.7

Botão de Pânico

>1.000

4.8

Unicamp de Portas Abertas

> 5.000

4.5


4.3. Processamento Corporativo 

Servidores físicos e virtuais

407

Armazenamento principal

150 TB

Armazenamento de backup

155 TB(+300TB)

Ambientes administrativos e acadêmicos hospedados 1

8

Sistemas administrados pelo CCUEC

27

Serviço de backup

13 órgãos/unidades

Contas de e-mail (domínio unicamp.br)

67.000

Emails diários recebidos (domínios virtuais 2)

358.000

spams rejeitados(domínios virtuais)

290.000

PATC (Programa de Atualização Tecnológica Continuada)
Contratos de Manutenção e Suporte gerenciados pelo CCUEC.

2013

R$ 925.051,00

2014

R$ 951.515,94

2015

R$ 713.529,95

2016

R$ 458.764,50

2017

R$ 551.318,00

1BC, DGA, DAC, DGRH, SIARQ, GGTE, PRP, Prefeitura

2Domínios gerenciados de e-mail, órgãos que têm seu próprio domínio abrigado e gerenciado no CCUEC, exemplos: IB,


4.4. Infraestrutura física 

Área de datacenter 230 m²
TC's (Telecommunication Cabinets) 24
Gerador 500 KVA 1
Gerador 365 KVA 1
Gerador 25 KVA 1
Nobreak 120KVA 3
Nobreak 100KVA 1
Potência instalada 500KVA
Refrigeração datacenter 130TR

4.5. Sistemas de Informação 

Sistemas desenvolvidos e em uso

30

Portais WEB desenvolvidos 1

4

1CCUEC, VREA, rede Comep, Unicamp (apoio à ASCOM)


4.6. Incidentes de Segurança 

Média de tentativas de ataque diárias detectadas 120
Análise de vulnerabilidade nos portais (2016) 1054
Apresentações de conscientização em órgãos e unidades (CSIRT) 50

4.7. Gestão Técnica de Contratos 

Smartcard

Cartões

~50.000

Portais de controle de acesso

100

Telefonia fixa

Terminais

8373

Centrais

21

Assinatura com operadora

1

Telefonia celular corporativa

480 celulares

Impressão corporativa

Equipamentos

249

Impressões

1.624.231

Valor

R$ 1.917.393,24

Licenças de Antivirus

Desktop

18.000

Servidores

1000


4.8. Videoconferência 

Ano

Quantidade

2013

39

2014

18

2015

36

2016

12

2017

1


5. Equipe  

O CCUEC conta hoje com 116 colaboradores, dos quais 83 atuam na área de tecnologia da informação e comunicação e 33 atuam em outras áreas, como administração, manutenção predial, dentre outras.

A Figura abaixo mostra o funcionograma praticado no CCUEC nos últimos anos. 

 

Funcionograma

 


5.1. Direção 

Superintendência 
    Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira – Superintendente
    Rubens Queiroz de Almeida - Superintendente Associado
Assessoria de Projetos Especiais, Planejamento e Capacitação
    Maria Inês Sant’Anna
Secretaria 
    Fabiana dos Santos Toledo
    Rosângela Aparecida G. Vialta
Diretoria de Serviços de Administração
    Paulo Henrique Ferreira da Silva
    Seção de Orçamento e Suprimentos
        Luciene Aparecida de O. Marques
    Seção de Serviços Auxiliares e Recursos Humanos
        Sueli Cristina Turati
Divisão de Desenvolvimento de Sistemas
    Fernando Moreno Mendonça – Diretor
    Diretoria de Sistemas de Apoio a Comunidade
        Edmilson B. Chiavegatto
    Diretoria de Tecnologia e Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas
        Izilda Morelli P. da Silva
    Célula de Interface, Comunicação e Atendimento ao Usuário
    Célula de Tecnologia, Metodologia e Qualidade
Divisão de Infraestrutura Computacional

    Gustavo de Oliveira Carvalho – Diretor
    Diretoria de Infraestrutura
        Luis Roberto Ribeiro da Silva
    Seção de Telecom
        Laert Aparecido Rigoletto Júnior
    Diretoria de Redes e Segurança
        Daniela Regina Barbetti
Divisão de Produção e Suporte
    Paulo Sérgio de Moraes – Diretor
    Diretoria de Produção
        Hedilberto Martines Galletti
    Seção de Operação
        Rubens de Abreu
    Diretoria de Suporte de Software
        Mauro Wohnrath Januazelo


5.2. Composição das Equipes  


5.2.1. Superintendência  

Da esquerda para a direita: Fabiana Toledo, Paulo Silva, Paulo Moraes, Fernando Moreno, Rosângela Vialta, Prof. José  Raimundo de Oliveira, Rubens Queiroz, Maria Inês Sant'Anna

Da esquerda para a direita: Fabiana Toledo, Paulo Silva, Paulo Moraes, Fernando Moreno, Rosângela Vialta, Prof. José  Raimundo de Oliveira, Rubens Queiroz, Maria Inês Sant'Anna


5.2.2. Divisão de Desenvolvimento de Sistemas  

1

Da esquerda para a direita: Celia Caliento Barone, Magali Barcellos, David Felipe Nogueira Alves, Mônica C. dos Santos Araújo, João Paulo da Silva, Maura Regina Garcia, Alexandre Arroyo de Lima, Simone Fernanda Turati, Isabelle Cristina Campos Mancini, Caio Curtolo de Macedo, Ailton da Silva Miranda.

DDS

Da esquerda para a direita: Selma Cristina R. Maranhão, Alison Lucio dos Santos, Ronie Ramos de Oliveira, Izilda Morelli P. da Silva, Valdir Aparecido Soares, Cristina Otsuka P. Frigério, Denis Clayton Alves Ramos, Vânia Cristina Ortiz, Márcio Roberto Sanchez, Marcelo Martins Rebello, Roberto Waldomiro Ribeiro Dalfre, Olav Christensen, Enzo Telles Poeta, Silvio Henrique Torro Martins.

 

DDS 3

Da esquerda para a direita: Fabio Conrado Ortolan, Adriano Roberto Sacardo, Tacio Guilherme de Araujo, Edmilson B. Chiavegatto, Edmar Yassuo Misuta, Fernando de Almeida Gonçalves, Newton Pereira Amusquivar, Neile Aparecida Pestana, Sérgio Antonio da Silva

Demais colaboradores: Gustavo da Silva, Maurício de Freitas, Thiago Watanabe Takao, Mônica Line Kruze Baggio, Rodolfo de Nadai


5.2.3. Divisão de Produção e Suporte  

DPS

 

Da esquerda para a direita: Halley Allan Medeiros Cruz,   Josoel Rodrigues dos Santos, Fabricio Freitas Abel, Ivan Ferreira de Souza, Mauricy Maiorino, Rubens de Abreu, Hedilberto Martines Galletti, Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Daniel Souza Zanin,  Marcelo Augusto de Faria, Luciano Eduardo Caciato, Taketoshi Ide.

Demais colaboradores: Jacy Gomes Ferreira, Rodrigo Santiago Kiyoshi Kurosaki Soares, Luiz Antonio Ferreira Vitório, Júlio Cesar Fida, José Ap. Borges do Amaral, Fátima Juliana C. Marsulla, Eduardo Antonio Adami, Douglas Vinicius Esteves, Allan Gustavo de Souza, Elaine Cristina Franchini dos Anjos, Fernando Justino da Silva.

DSOF

Da esquerda para a direita: Samuel Terao, Paulo César Inácio Serrano, Jefferson José Manoel Canesqui, Wendel Mecca Petta, Marcos Aguinaldo Forquesato, Silvana Mieko Misuta, Denise Guanaes Cosso, Gian Franco B. Barcellini, Guilherme Berbelini, Sandra Regina de Souza, Eduardo R.Paganeli, Denis Gabriel Ignácio, Thiago André Chinelatto, Roberto Ferreira Lauretti, Mauro Wohnrath Januazelo.


5.2.4. Divisão de Infraestrutura Computacional  

DIC

 

Da esquerda para a direita: Antonio Carlos Machado de Campos, Franciely Leão de Oliveira, Maurício da Cruz Lima, Luis Roberto Ribeiro da Silva, Roberto Minori Takami, José de Fátima R. da Silva, Ruben Ribeiro, Rafael Chuluc Pereira da Graça,Luiz de Lima Neto, João Duarte Vasconcelos Freitas. 

 

DIC 2

Da esquerda para a direita: Alexandre Berto Nogueira,  Ivan Miguel da Silva, Gesiel Galvão Bernardes, Vitor Mitsuo Takami, Paulo Ricardo Lange, Rafael Arthur Gazzoni, Ricardo Bueno da Silva, Daniela Regina Barbetti, Vanderlei Busnardo Filho, Adilson Paz da Silva, Rachel de Carvalho Paschoalino. 

 

DIC 3

 

Da esquerda para a direita: Siles Marcos Xavier, Luciano Duraes Marchiori, Silvio Francisco de Lima, Laert Aparecido Rigoletto Júnior

Demais colaboradores: Alexandre Muller Lorenzi, Antônio Rodrigues de Carvalho, Geraldo José Zambotti, Izonoel Raimundo da Silva, João Amorim Rodrigues, José Silvio de Souza Júnior, Paulo Celso de Deus, Paulo Oseas Caetano Vaz, Rafael Oliveira Jorge.


5.2.5. Diretoria de Serviços de Administração  

ADM

Da esquerda para a direita: Mateus Henrique de Souza, Paulo Henrique Cesar, Janaína França Nogueira, Augusto Rodrigues Júnior, Luciene Aparecida de O. Marques, Paulo Henrique Affonso da Costa Santos, Sueli Cristina Turati, Leandro França Cucatti, Priscilla Salsani de Oliveira Barros, João Paulo Moreto Pimenta, Mariana Dias Garcia, Adalberto Maurício Marsolla, Danilo Pinheiro Guimarães, Eduardo Gomes Maximiliano, Calley Camargo.

Demais colaboradores: Marília Domingues de Andrade
 


6. CTIC/ConTIC 

Apresentamos a seguir um sumário das principais realizações da CTIC/Contic no período 2013 – 2017, e encerramos com algumas considerações sobre o futuro.


6.1. Sumário das Principais Iniciativas 

JROAo assumirmos o nosso mandato na Coordenadoria de TIC da Unicamp, realizamos uma série de visitas pessoais aos núcleos de informática de diversos órgãos administrativos da Unicamp. Estas visitas permitiram uma visão bem precisa da então situação da infraestrutura computacional para atender as atividades administrativas da universidade.

Contamos com o apoio da Reitoria para que as reuniões do ConTIC passassem a ser realizadas na sala do Consu. Antes estas reuniões eram realizadas no CCUEC. Esta simples mudança marcou simbolicamente a vinculação da CTIC e do ConTIC à alta administração da Unicamp.

Sistematizamos que no início de cada reunião do ConTIC fossem apresentadas as atividades realizadas por um núcleo de informática. Assim já se apresentaram, por diversas vezes,  a DGA, o SIARQ, o CENAPAD, a DAC, a DGRH, o SBU, a PRDU, o CCUEC, o GGTE e o HC. 

Logo ao assumirmos a presidência do ConTIC propusemos e tivemos aprovada uma revisão da composição deste conselho, para incluir como conselheiro com direito a voz e a voto, dois representantes dos Profissionais de TIC, um titular e um suplente.

A partir de outubro de 2015, as reuniões do ConTIC são transmitidas ao vivo pela internet, com o apoio da Reitoria e da RTVQUEIROZ. Esta ação aumentou a transparência das deliberações do conselho. Além de transmitidas ao vivo, as gravações integrais das reuniões ficam disponíveis no site do ConTIC para referência.

O ConTIC é responsável pela análise técnica das solicitações de recursos do Programa de Atualização Tecnológica Continuada (PATC). Antes de 2014, a secretaria da CTIC tabulava e preparava os pareceres sobre todas as solicitações. Os conselheiros votavam sobre estes pareceres. Isto foi modificado, desde então as solicitações passaram a ser distribuídas a conselheiros que emitiam seus pareceres para votação pelos demais conselheiros. 

Desde 2014, a CTIC, com o apoio do CCUEC, realiza e divulga de forma sistemática um Levantamento Anual da Infraestrutura Computacional da Unicamp. Com este levantamento é possível ao gestor de TIC, ao ConTIC e à alta administração da Universidade ter uma real visão da situação de nossa TIC. A participação das unidades e dos órgãos é formalmente solicitada a seu dirigente máximo, que delega à sua equipe de TIC a responsabilidade de responder a um conjunto de questões formuladas on-line. A realização do levantamento nestes últimos quatro anos já permite a análise da evolução de diversos parâmetros gerenciais como, por exemplo, quadro de pessoal, idade dos equipamentos e recursos em software, dentre outros,  seja de forma global, por área e individualmente por unidade ou órgão.

No final de 2015 o ConTIC aprovou o estabelecimento de um acordo com a Google para o uso do conjunto de ferramentas Google For Education. Este acordo visa principalmente ao uso da ferramenta Classroom pelos docentes da universidade em suas aulas. Trata-se de uma ferramenta de apoio ao ensino de uso muito mais simples que outras ferramentas disponíveis. Neste acordo foi envolvido o GGTE, que passou a disponibilizar e dar suporte ao uso desta ferramenta pelos usuários, docentes e alunos. Para abrigar as contas de alunos, funcionários e professores para uso das ferramentas da Google foi criado o subdomínio “@g.unicamp.br”. Devemos destacar que a autenticação do usuário neste subdomínio é feita em máquinas da Unicamp. Nenhuma informação pessoal do usuário é passada para a empresa.

Da mesma forma e na mesma época o ConTIC autorizou e um acordo com a Microsoft foi celebrado que permite o uso pelos membros da universidade do conjunto de ferramentas on-line Microsoft Office365. Novamente, o objetivo principal deste acordo foi dar acesso pelos docentes e alunos às ferramentas para uso em sala de aula, em especial o recurso “OneNote for Classroom”. Para acesso ao office365, foi criado o subdomínio “@m.unicamp.br”. Também o acesso a este subdomínio exige autenticação em máquinas da Unicamp, sem nenhuma informação do nosso pessoal passada à empresa.

Um dos grandes problemas que o serviço de autenticação enfrenta é durante a realização de grandes eventos. Por norma interna a Unicamp, todo acesso a nossa rede deve ser autenticado. Assim nos grandes eventos, simpósios e congressos, era necessário fazer o cadastro de todos os seus participantes. Ou então, de forma insegura divulgar uma senha única para todos os participantes. Durante a realização da UPA (Universidade de Portas Abertas) de 2016, com a participação de cerca de 50.000 visitantes, a CTIC autorizou a realização de testes daquilo que é conhecido na literatura como BYOI ou BYOID (Bring Your Own ID) ou Social sign-on. Foi usada nestes testes a autenticação via Facebook para os visitantes. Os testes continuaram em outros eventos e se mostrou adequado e facilitador. Agora este novo paradigma está sendo discutido no ConTIC para torná-lo definitivo, com uma atenção especial aos aspectos de segurança de dados.

A CTIC participou, desde o início em 2014, do programa Campus Tranquilo organizado pela CGU (Coordenadoria Geral da Universidade). Neste programa atuamos no Eixo Informação. Com recursos deste programa, pudemos ampliar a cobertura da nossa rede sem fio nas áreas externas às unidades. Divulgamos com mais ênfase o uso da eduroam. Desenvolvemos e colocamos a disposição o aplicativo para dispositivos móveis, Botão de Pânico. E ampliamos os recursos do aplicativo “Unicamp Serviços”. 

Uma grande dificuldade enfrentada por nossos gestores é a comunicação com os nossos colaboradores. Antigamente, o canal principal de comunicação era de forma impressa, memorandos, ofícios e cartas. Em tempos de comunicação eletrônica, o e-mail tem substituído à forma impressa e tem sido reconhecido e aceito até em tratativas jurídicas. A maior dificuldade que encontramos é que nem sempre os endereços de e-mails dos nossos colaboradores estão atualizados. Para resolver isto, encaminhamos e o ConTIC aprovou o estabelecimento de um endereço de e-mail oficial para todos os funcionários e docentes da Unicamp no domínio “@unicamp.br”. Esta ação contou com a colaboração do CCUEC e da DGRH. A partir de agora, no ingresso de todos novos funcionários e docentes, já é configurado o seu e-mail corporativo. Outra ação está sendo conduzida para cadastrar no domínio “@unicamp.br” todos aqueles colaboradores que ainda não tem conta neste domínio. Também foram criadas facilidades para que o colaborador possa, em qualquer instante, redirecionar o seu endereço de e-mail para aquele de sua preferência pessoal. Com esta resolução a Unicamp passa a ter um canal oficial de comunicação eletrônica com os seus funcionários docentes e não docentes. 

Uma outra iniciativa importante aprovada pelo ConTIC foi referente ao tempo de expiração das senhas dos e-mails corporativos. Até recentemente os funcionários tinham que mudar semestralmente sua senha e os docentes o faziam anualmente. A resolução aprovada no ConTIC estende este tempo para três anos, seja para funcionários quanto para docentes. O princípio que norteou esta decisão foi que uma senha só deva ser modificada na suspeita de violação.

Em 2014 a Reitoria, com parecer favorável da PG (Procuradoria Geral), autorizou e o ConTIC modificou deliberação anterior para a garantir a manutenção dos e-mails dos docentes aposentados. Desta forma os docentes aposentados podem continuar sendo localizados pelo mesmo e-mail que usava quando era do quadro ativo. Esta era uma demanda antiga dos docentes que utilizavam em seus trabalhos acadêmicos o endereço de e-mail da Unicamp e que, ao se aposentarem, ficava inacessível.

Mais recentemente, os alunos formados pela Unicamp foram autorizados pela Reitoria, ouvida a PG (Procuradoria Geral), a manter endereços de emails vinculados a Unicamp. Essencialmente as suas contas passam do domínio “@dac.unicamp.br” para “@alumni.unicamp.br”. Com esta ação a Unicamp passa a ter um canal efetivo de comunicação com seus ex-alunos. 

Uma autorização similar foi dada aos e-mails dos funcionários não docentes aposentados. Estes poderão manter um endereço de e-mail vinculado à Unicamp. Esta ação atende a uma demanda da DGRH que poderá ter um canal eletrônico de comunicação com os servidores aposentados.

No tocante ao estabelecimento da Nuvem Computacional Unicamp, foi submetido um projeto à FINEP, no âmbito do programa CTInfra, no qual se aprovou inicialmente uma verba de cerca de 8,4 milhões de reais, dos quais foram efetivamente destinados à Unicamp um valor de 4,2 milhões. Para avaliar as melhores alternativas tecnológicas para este projeto, a CTIC criou um Fórum Técnico Consultivo, composto por docentes da FEEC, IFGW e IC, e técnicos do CCUEC e CENAPAD. Este fórum concluiu pelo uso da tecnologia hiperconvergente e pela adoção, sempre que possível, de softwares livres e gratuitos. Este direcionamento permitiu o estabelecimento do projeto-piloto com uma significativa economia de recursos, aliada a uma grande flexibilidade para implantação.

A Governança de TIC na universidade foi uma das que tivemos como CTIC. 

Considerando os arquétipos de governança definidos pela Sloan School of Management do MIT, a TIC da Unicamp pode ser classificada como “Feudal”. As suas unidades e os órgãos têm total autonomia para definir e decidir sobre seus investimentos, princípios, desenvolvimentos, arquiteturas e estratégias de sua infraestrutura de TIC. Entretanto os altos custos operacionais acabam ficando por conta do orçamento geral da universidade. Em geral, os custos operacionais são o maior gasto num ambiente de informática. Estima-se que para manter operacional uma instalação gasta-se, pelo menos, o dobro do valor investido em sua aquisição.

Assim é mandatório que a alta administração da universidade pratique uma boa governança corporativa de TIC. No período de nossa gestão como CTIC estivemos sempre muito próximos à alta administração da Unicamp, na Reitoria. Por várias vezes pudemos conversar sobre este tema na CGU e na PRDU.

Realizamos reuniões com o Reitor e toda sua equipe de Pró-Reitores para apresentar a importância de uma boa governança de TIC. 

Na CTIC nomeamos um Fórum Técnico Consultivo para Governança de TIC com representantes de diversos setores da universidade. Este fórum emitiu um relatório final que foi apresentado ao ConTIC e à Reitoria.

Participamos como membro convidado de todas as reuniões da COPEI (Comissão de Planejamento Estratégico Institucional da UNICAMP) no período.

Em outubro de 2014, juntos com a PRDU e a CGU, organizamos um evento na Unicamp sobre governança de TIC. Dele participaram palestrantes convidados, da USP, do governo do estado, do CPqD, além de consultores particulares. Este evento culminou com uma dinâmica que reuniu diversas sugestões dos participantes.
    

O que esperar do futuro do ConTIC/CTIC.

A CTIC/ConTIC desempenhou papel de grande relevância para o desenvolvimento de diversas iniciativas visando ampliar a qualidade e alcance dos serviços de TIC prestados à comunidade acadêmica. Consideramos importante que o ConTIC e a CTIC mantenham a sua proximidade com a Reitoria, de forma a ampliar a sua ação como agente efetivo de uma real Governança de TIC na Unicamp.

Para finalizar, citamos Weill e Ross do MIT que diz “uma governança de TIC eficaz é atingida quando a TIC deixa de ser um passivo estratégico tornando-se uma vantagem estratégica”. Infelizmente alguns de nossos gestores ainda consideram a TIC como um passivo. Uma tarefa importante e premente a cargo da CTIC/Contic é trabalhar para que esta mentalidade seja mudada.


6.2. Composição do ConTIC 

Presidente:

  • Prof. José Raimundo de Oliveira

Coordenador da CTIC
Membros Titulares Docentes:

  • Prof. Clésio Luis Tozzi (FEEC)
  • Prof. Edevar Luvizotto Júnior (FEC)
  • Prof. Eduardo Galembeck (IB)
  • Prof. Ivan Luiz Marques Ricarte (FT)
  • Prof. José Antônio Roversi (IFGW)
  • Prof. José Augusto Chinellato (IFGW – CENAPAD)
  • Prof. Rogério Custódio (IQ)
  • Prof. Sérgio Ferreira do Amaral (FE)

Membros Titulares Gestores:

  • Sra. Cleusa Regina Manga Ribeiro Milani (Sistemas da Área de Saúde)
  • Prof. Douglas Soares Galvão (Sistemas de Informações em Pesquisas)
  • Sr. Marcos Zanatta (Sistemas Administrativos)
  • Sra. Maria Aparecida Quina de Souza (Sistemas de Gestão de Recursos Humanos)
  • Sr. Orlando Carlos Furlan (Sistemas de Gestão Acadêmica)
  • Sra. Regiane Alcântara Eliel (Sistemas de Arquivos e Bibliotecas)

Membro Titular Profissionais de TIC:

  • Sr. Eduardo Trettel (FEEC)

Membro Consultivo:

  • Sr. Rubens Queiroz de Almeida

Coordenador Adjunto da CTIC
Membros Suplentes Docentes:

  • Prof. Jônatas Manzolli (IA)
  • Prof. Luiz Eduardo Barreto Martins (FEF)
  • Prof. Paulo de Barros Correia (FEM)
  • Prof. Paulo Lício de Geus (IC)

Membros Suplentes Gestores:

  • Sra Ademilde Félix Gomes ( Sistemas de Gestão de Recursos Humanos)
  • Sr. Sérgio Alves dos Santos (Sistemas Administrativos)
  • Sra. Zilda Aparecida Rodrigues (Sistemas de Gestão Acadêmica)

Membro Suplente Profissionais de TIC:

  • Sr. Sidney Pio de Campos (FEQ)

Secretária

  • Cláudia Bergonzoni Fassina (aposentada em abril 2016)
  • Fabiana dos Santos Toledo

Fóruns Técnicos Consultivos
Fórum Técnico Consultivo para Assuntos de Governança Corporativa de TIC 

  • Prof. Rodolfo Jardim de Azevedo (IC – Coordenador)
  • Prof. Osvaldir Taranto (GR)
  • Prof. Luiz Camolesi Júnior (FT)
  • Sr. Adriano Rodrigues Paganotto (Reitoria)
  • Sr. Fábio Mengue (HC)
  • Sr. Valcir Cabral (IB)
  • Sr. Sidney Pio de Campos (FEQ)
  • Sra. Izilda Morelli P. da Silva (CCUEC)

Fórum Técnico Consultivo para Assuntos de Nuvem Computacional

  • Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira (Coordenador)
  • Prof. Dr. Luiz Fernando Bittencourt (IC)
  • Prof. Dr. Christian Rodolfo Esteve Rothenberg (FEEC)
  • Prof. Dr. José Augusto Chinellato (CENAPAD)
  • Sra. Ana Maria de Seixas Pereira (CENAPAD)
  • Sr. Paulo Sérgio de Moraes (CCUEC)
  • Sr. Ricardo Bueno da Silva (CCUEC)
  • Sr. Rubens Queiroz de Almeida (CCUEC)

Fórum Técnico Consultivo para Assuntos de Segurança da Informação

  • Prof. Dr. Marco Aurélio Amaral Henriques (Coordenador)
  • Prof. Dr. Ricardo Dahab (IC)
  • Prof. Dr. Paulo Lício de Geus (IC)
  • Ricardo Bueno da Silva (CCUEC)
  • Gesiel Galvão Bernardes (CCUEC)
  • Sidney Pio de Campos (FEQ)
  • Eduardo Trettel (FEEC)