Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um instrumento de gestão utilizado pelas melhores universidades do mundo para orientar as decisões acadêmicas, administrativas e de investimentos.

É o processo gerencial destinado à formulação de programas de ação e sua execução, identificando as necessidades e oportunidades da unidade e buscando uma efetiva melhoria do ambiente organizacional. Trata-se de um momento importante para o fortalecimento e crescimento do centro de computação que devido às mudanças que ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político, visa buscar os recursos adequados e o capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade em benefício da comunidade universitária.

O Centro de Computação, em parceria com a PRDU, e baseado no PLANES UNICAMP e na avaliação institucional da Unicamp, elaborou durante os meses de setembro a novembro de 2016 seu planejamento estratégico com a contribuição de reflexões dos representantes de todas as suas áreas, tendo como base as contribuições dos clientes e olhando para o futuro. Foram elaborados planos de trabalho cujo propósito principal é respaldar o cumprimento da sua missão na busca do atendimento eficiente e eficaz pautado na sustentabilidade dos seus processos de trabalho. 

“O PLANEJAMENTO NÃO DIZ RESPEITO A DECISÕES FUTURAS, MAS AS IMPLICAÇÕES FUTURAS DAS DECISÕES PRESENTES. ” (PETER DRUCKER)

Durante este período de trabalho foi definida a identidade organizacional do CCUEC através de sua missão, visão, princípios e valores. Decorrente desta identidade organizacional foram definidos os temas e diretrizes estratégicas e os projetos estratégicos a serem desenvolvidos com o objetivo de atingir esta identidade.

Mapa estratégico

Mapa estratégico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Temas estratégicos

Governança
Inovações
Clientes/Usuários/Parceiros
Produtos e serviços
Processos internos
Pessoas
Infraestrutura e recursos

Projetos estratégicos prioritários

TEMA ESTRATÉGICO DIRETRIZ ESTRATÉGICA PROJETO ESTRATÉGICO
I. GOVERNANÇA Gestão de TIC
  • Definição e implantação do processo de gerenciamento de incidentes
  • Implantação da Central de Serviços (Central de Relacionamento com o Cliente)  
  • Implantação do NOC (Network Operation Center)
  • Implantação do Escritório de Projetos
  • Prospecção de software para construir infraestrutura de Big Data e realizar a implantação de Projeto Piloto   
II. INOVAÇÕES Nuvem Computacional
  • Implantação, gestão, operação e autosustentabilidade da Nuvem UNICAMP
  • Virtualização da infraestrutura de Correio Eletronico
III. CLIENTES / USUÁRIOS/PARCEIROS Estreitamento de parcerias
  • Estabelecer e fortalecer parcerias interna e externas à Unicamp
  • Implantar Gestão de Comunicação externa e interna
  • Remodelação do Portal CCUEC
  • Implantar o programa "CCUEC nas Unidades"
IV. PRODUTOS E SERVIÇOS

Autenticação de usuários


Conectividade


Consolidação de datacenters


Comunicação integrada de voz e dados

  • Implementar mecanismo de autenticação única para os serviços computacionais da Unicamp
  • Implantar autenticação multifator
  • Revisão da política de senhas (formação, expiração, tamanho, histórico, dentre outros)
  • Criação de ferramentas para assinatura digital e criar insumos para normatizar seu uso na Universidade

  • Melhorar a resiliência do backbone da Rede UniNET e de suas ligações externas
  • Expansão do serviço de rede sem fio
  • Disseminar e expandir o uso de IPv6 na rede da Unicamp

  • Consolidação dos datacenters administrativos

  • Implantação de tecnologia VoIP não proprietária
V. PROCESSOS INTERNOS

Processos Internos


Segurança Computacional

  • Revisão do mapa de relacionamento em preparação para a Certificação do CCUEC
  • Revisão dos processos internos

  • Elaborar proposta ao Contic para segurança computacional
VI. PESSOAS Adequação e Desenvolvimento do Quadro de Pessoal
  •  Retomar, ampliar e aperfeiçoar o programa de coaching 
  •  Desenvolvimento de lideranças  
  •  Implantar programa de mobilidade interna entre as áreas do CCUEC  
  •  Revisão do processo de capacitação     
VII. INFRAESTRUTURA E RECURSOS

Adequação da Infraestrutura e Segurança Predial


Adequação da Infraestrutura e Segurança do datacenter

  • Readequação da infraestrutura predial: Reforma dos banheiros ; Salas multiuso para reuniões e treinamento; Salas de reunião;Climatização de conforto

 


  • Implantação de datacenter redundante; Redundância de energia; Telecom; Climatização de datacenter
  • Readequação do espaço físico para melhoria da segurança dos equipamentos; Segurança física dos datacenters, prédio e Tcs; Prevenção e combate a incêndio; Controle de acesso

Projetos estratégicos priorizados

Estes projetos foram definidos como prioritários para início dentro dos dois primeiros anos do Planes. 

Perspectivas  Estratégia  Nome projeto
Clientes, Usuários e  Comunidade Gestão de Comunicação 
  • Remodelação do Portal CCUEC
Infraestrutura, Inovação e Capacitação Adequação da Infraestrutura e segurança do datacenter

Adequação da Infraestrutura e segurança predial


Adequação e desenvolvimento de RH


Implantação da Nuvem Computacional 

  • Implantação de datacenter redundante
  • Redundância de energia
  • Telecom
  • Climatização de datacenter

  • Readequação do espaço físico para melhoria da segurança dos equipamentos.
  • Segurança física dos datacenters, prédio e Tcs.
  • Prevenção e combate a incêndio.
  • Controle de acesso.

  • Revisão do processo de capacitação

  • Implantação, gestão, operação e autosustentabilidade da Nuvem UNICAMP
Processos internos Revisão de processos 
  • Revisão do mapa de relacionamento em preparação para a Certificação do CCUEC
Relacionamento Institucional Consolidação dos datacenters 

Expansão da Conectividade


Gestão de TIC

  • Consolidação dos datacenters administrativos

  • Melhorar a resiliência do backbone da Rede UniNET e de suas ligações externas

  • Definição e implantação do processo de gerenciamento de incidentes 

Confira a apresentação do PLANES 2016-2020 completa.