Nuvem computacional UNICAMP

O projeto de Nuvem Computacional UNICAMP nasceu com o objetivo de entregar aos usuários recursos computacionais, como servidores virtuais, volumes de disco e redes, seguindo o modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS). 

Esses recursos estão sob a administração do Centro de Computação (CCUEC) e, inicialmente, instalados em dois datacenters localizados no campus principal da UNICAMP. Essa redundância de datacenters visa propiciar alta disponibilidade ao ambiente e deixá-lo menos sujeito a interrupções de funcionamento em eventuais incidentes. 

A Nuvem Computacional conta com uma infraestrutura básica e o software de orquestração Apache CloudStack. A estrutura montada é uma representação em menor escala do projeto final, cujas aquisições já se encontram em curso. O embrião montado tem sido usado por professores e administradores de redes da Unicamp para conhecer o ambiente e explorar suas possibilidades. 

O ambiente do embrião da Nuvem Computacional já está sendo usado em produção pelo Plano Diretor da Unicamp, vinculado à CGU, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Biblioteca Central, CBMEG e Prefeitura. 

Até o mês de março de 2017, novos equipamentos de computação e armazenamento estarão disponíveis, assim como uma nova infraestrutura de rede com velocidade de 10 Gigabits, que permitirá que mais unidades comecem a utilizar sistemas em produção viabilizando, também, seu uso no ensino e pesquisa.