CCUEC moderniza infraestrutura de conexão à Internet da Unicamp

Com um investimento de aproximadamente R$ 180.000,00, realizado nos últimos dois anos, a Unicamp realizou a reforma e modernização de uma central de telecomunicações que irá permitir a consolidação da universidade como apoiadora de diversos projetos de ensino e pesquisa na região de Campinas. Os investimentos realizados representam um enorme ganho de qualidade, oferecendo à Unicamp a infraestrutura necessária para o crescimento da demanda de banda para comunicação de dados que se verificará nos próximos anos.

Esta central, também conhecida como TC09, abriga todas as conexões óticas oriundas dos provedores de conexões da Unicamp, como Vivo e Embratel e das instituições que utilizam rotas na Unicamp para se ligarem às redes de inúmeros projetos. Além disso existem também conexões da própria Unicamp chegando a esta central.

Os investimentos contemplaram a ampliação da área de piso elevado, instalação de forro e fibra mineral, um novo sistema de ar condicionado, a substuição do gerador por outro de maior potência, instalação de um no-break de 120KVA e um retificador central com capacidade de 100 amperes. Os próximos passos consistem na instalação de novos quadros elétricos e circuitos que possibilitarão suprir de energia ininterrupta e energia contínua DC todos os equipamentos instalados neste local.

Foram instalados 12 racks subdivididos em 14 gaiolas, e cada projeto se alojará em uma destas gaiolas individualizadas. Com esta medida foi aperfeiçoada e ampliada a capacidade de instalações de equipamentos, além de melhorar a segurança e facilitar o gerenciamento de todo o ambiente. A reforma envolveu a realização de 1.800 fusões óticas e padronização dos distribuidores óticos.

Estas novas instalações irão atender aos seguintes projetos:

•     Backbone Unicamp - Dados e voz
  •     Kyatera
  •     ANSP
  •     Giga
  •     RedeComep
  •     RNP/VIVO - 40G
  •     Monitoramento por câmeras do campus

As instituições que serão atendidas, além da própria Unicamp, são:

•     Embrapa CNPM - Embrapa Monitoramento por Satélite
  •     Embrapa CNPTIA - Embrapa Informática Agropecuária