CCUEC mostra a tecnologia por trás do sistema de monitoramento com câmeras da Unicamp

No dia 31 de maio de 2011, em notícia publicada no portal Unicamp, foi anunciado o início de operação do sistema de monitoramento por câmeras do campus da Unicamp em Campinas.

A instalação de 236 câmeras exigiu a expansão do backbone ótico da Universidade, com o objetivo de criar uma rede independente da rede de dados já existente e fazer a interligação das câmeras com os gravadores de vídeo (Digital Vídeo Recorder ou DVR), com as estações de monitoramento e com o sistema de backup.

O projeto inicial de alocação das câmeras foi realizado utilizando uma planta do posteamento da universidade, distribuindo as câmeras de forma a melhor atender as necessidades apresentadas pelo setor de vigilância do campus. O resultado deste trabalho foi uma planta com a alocação de 223 câmeras fixas e 13 câmeras dome (câmeras dotadas de zoom e protegidas por uma cúpula - dome - de policarbonato, com movimento horizontal e vertical).

Na instalação foram utilizados também 9 TCs (Telecommunication Closets), salas que abrigam equipamentos de rede (backbone) e de telefonia. No caso do sistema de monitoramento, os TCs foram usados para abrigar os equipamentos de rede, os DVRs e os cabos e conversores óticos de interligação das câmeras instaladas nas imediações.

A tabela abaixo indica, em números, a magnitude do sistema de monitoramento implantado na Unicamp.

Equipamento Quantidade
Câmeras fixas 223
Câmeras dome 13
DVRs 23
Capacidade dos DVRs (TB) 44
Servidores de aplicações 1
Estações de monitoramento 12
Estações de gerenciamento 1
Storages 1
Capacidade de storage (TB) 44
No-breaks e bancos de baterias 23
Monitores LCD 22" 20
Monitores LCD 42" 4
Switches 1
Conversores óticos 556
Chassis para conversores óticos 5
Racks 23
Cabos óticos (km) 156
Velocidade no anel principal da rede (Mbps) 1.000
Velocidade de acesso dos DVRs (Mbps) 100

Algumas adaptações foram necessárias durante a implantação do sistema, pois a dinâmica da universidade é grande e as mudanças na infraestrutura ocorrem com freqüência. Um exemplo deste fato se deu na região próxima ao CAISM, onde várias câmeras tiveram que ser transferidas do canteiro central para a lateral da avenida em função da implantação de uma nova linha de transmissão elétrica em alta tensão da CPFL. Outras mudanças ainda foram necessárias no decorrer da implantação, em função de fatores diversos tais como obstáculos não previstos, inviabilidade no uso de postes metálicos, mudança de local de uma das portarias do campus, entre outros. Apesar das dificuldades técnicas enfrentadas, foi possível viabilizar um sistema de monitoramento que oferece uma ampla cobertura e mais segurança à comunidade usuária dos serviços oferecidos pela Unicamp.

A implantação deste sistema exigiu a mobilização de diversos setores da universidade, incluindo a área acadêmica. O Prof. Carlos Alberto dos Reis Filho, ex-docente da FEEC e atualmente na UFABC, contribuiu significativamente na especificação e testes das câmeras e DVRs instalados, o que garantiu uma maior qualidade das imagens coletadas.

A Prefeitura do Campus, responsável pela segurança e pelo monitoramento, convidou o CCUEC para gerenciar a implantação do sistema. Coube ao CCUEC realizar o projeto e a instalação elétrica e de rede dos equipamentos de informática da sala de monitoramento localizada no prédio da vigilância, bem como a realização do projeto e acompanhamento da empresa contratada para expansão do backbone ótico da Universidade e instalação das câmeras, DVRs e demais equipamentos. Além do projeto em si, coube também ao CCUEC supervisionar a aquisição, instalação e configuração dos equipamentos de rede dedicados ao sistema de monitoramento. A condução dos trabalhos desenvolvidos pelo CCUEC ficou a cargo de Gustavo de Oliveira Carvalho e de técnicos da Diretoria Técnica de Redes (DTR) e da Diretoria Técnica de Infraestrutura.

Houve atuação destacada também de outras áreas da Prefeitura do Campus, tais como os departamentos de sistemas (DSIS) e de manutenção (DMAN), além da contribuição da Coordenadoria de Projetos e Obras, outro órgão da PRDU envolvido neste projeto.

As cãmeras já instaladas permitem um acompanhamento em tempo real, 24 horas por dia, por novos funcionários contratados para esta finalidade. O sistema permite também a recuperação de imagens antigas que se façam necessárias para elucidar algum caso e poderá ser expandido futuramente para acompanhar o crescimento que a Unicamp vem vivenciando.