Que tal usar um corretor gramatical eficaz e gratuito para a língua portuguesa?

Data de publicação

Em editores de textos, um recurso muito utilizado é o verificador ortográfico, que sinaliza a grafia incorreta de palavras. Menos conhecidos e menos usados, mas muito úteis, são os corretores gramaticais. Um corretor gramatical detecta erros nas relações entre as palavras. Por exemplo, na sentença:

O texto com erro gramatical (Os garoto) é identificado pelo corretor gramatical e sublinhado com uma linha azul. Além disso, a palavra "sairam" está grafada erroneamente e o corretor ortográfico (que acompanha o CoGrOO) indica isto por meio de uma linha vermelha sob a palavra.

Estes dois recursos, o corretor gramatical e o corretor ortográfico, nos fornecem um auxílio substancial para a criação de textos com um menor número de erros.

Existem vários softwares no mercado com estas funcionalidades. Abordaremos aqui o corretor gramatical livre chamado CoGrOO para a suíte de escritórios Libreoffice (ex-OpenOffice). Se você ainda não é usuário do LibreOffice, sugerimos que faça um test drive com o mesmo. Não custa nada e você poderá contar com um software avançado e com grande compatibilidade com a suíte Microsoft Office, além de usufruir do corretor gramatical aqui apresentado. Veja mais detalhes sobre o LibreOffice na edição nº 11 do BiTI.

Para instalar, basta fazer o download da extensão diretamente na página do projeto, no portal Sourceforge.

 

Os requisitos para instalação do CoGrOO são:

  • Java (JRE ou JDK) versão 1.5 ou superior da Sun (implementações livres como G I J ou Kaffe podem não ser compatíveis);
  • OpenOffice.org versão 3.0.1 ou superior;
  • 128 MB de memória RAM;
  • 7 MB de disco rígido.

 

A instalação é bastante simples. Basta copiar o arquivo de instalação do CoGrOO para seu computador, executá-lo e seguir as instruções. Ao receber o arquivo, ou clicar sobre ele após o download, é aberta uma tela solicitando sua autorização para prosseguir com a instalação.

 

A instalação é rápida e, ao final do processo, é apresentada a tela abaixo, listando o CoGrOO como uma das extensões instaladas.

 

Uma vez instalado o CoGrOO, os erros gramaticais começam a ser apontados automaticamente nos textos em edição. Estes erros podem ser localizados procurando por palavras sublinhadas com linhas azuis. Para saber qual erro o CoGrOO detectou, basta posicionar o mouse sobre as palavras assinaladas e pressionar o botão direito do mouse. Em nosso exemplo (Os garoto saíram cedo), o erro indicado é "Os artigos concordam com o substantivo a que se referem". O corretor ortográfico também nos oferece alternativas para correção do erro: "Os garotos" ou "O garoto".

 

Para fazer uma verificação gramatical no documento inteiro, acesse o menu Ferramentas » Ortografia e Gramática. A tecla F7 funciona como um atalho para invocar esta função.

 

Ao invocar a função de verificação ortográfica, as frases contendo erros de gramática são exibidas na tela. A tela é dividida em duas partes: na primeira aparece o texto possivelmente com erro e na tela de baixo a sugestão ou sugestões para correção. Para obter uma explicação sobre o erro, basta clicar no botão Explicar, no lado direito da tela. Além da opção de correção, o usuário pode optar por ignorar o erro uma vez, ignorar a regra ou realizar a substituição conforme a sugestão ou sugestões apresentadas.

>

 

O CoGrOO Comunidade é um projeto de software livre, cujo desenvolvimento é conduzido por voluntários com o apoio do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME/USP e da comunidade brasileira do LibreOffice. Na Revista Broffice.ORG, de dezembro de 2010, o tema de capa foi a criação do portal CoGrOO Comunidade e o lançamento da nova versão do corretor. O desenvolvimento de uma ferramenta como o CoGrOO requer um esforço constante de atualização e correção de erros. Por meio do portal CoGrOO Comunidade os usuários podem relatar erros, publicar sugestões e colaborar para o desenvolvimento da ferramenta.

Esperamos que sua experiência com o CoGrOO seja a mais proveitosa possível e que ele se torne um grande aliado seu na preparação de textos com qualidade cada vez maior.

 

Tópicos da notícia