CCUEC disponibiliza sistema automatizado para eleições e consultas na Unicamp

A Unicamp realiza todos os anos dezenas de eleições, com as mais diversas finalidades. A maioria destas eleições se dá através do modelo tradicional de votos em papel. Existem hoje sistemas automatizados livres e gratuitos, amplamente auditados, que permitem a migração destas eleições tradicionais para o meio eletrônico.

A demanda para a automatização das eleições da Unicamp foi apresentada pela Reitoria, que constituiu, através da portaria GR 41/2011, um grupo de trabalho originalmente composto pelos Professores José Raimundo de Oliveira (FEEC), Ricardo Dahab e Paulo Lício de Geus, ambos do IC. Mais recentemente esta comissão foi reforçada pela participação do Prof. Diego Aranha, também do IC.

Dentre as alternativas avaliadas por este grupo de trabalho, destacou-se o sistema Helios Voting, concebido por Ben Adida.

Em vista dos resultados positivos decorrentes da avaliação do sistema, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp (CTIC) designou ao CCUEC (Centro de Computação) o estudo e implantação dessa solução.

O sistema Helios Voting é um sistema de votação eletrônica voltado a eleições conduzidas através da internet. O sistema é um dos primeiros caracterizados como "verificação fim-a-fim" (Wiki, 2015), ou seja, ele permite que o voto do eleitor seja verificado desde o instante da votação até a totalização (apuração). Isto sem que a escolha do eleitor seja revelada. Essencialmente, ao votar, o eleitor é informado que o seu voto será cifrado e que receberá um código de verificação único (comprovante de voto). Este código será usado no momento da totalização para identificar os votos que participam da contagem.

A criptografia homomórfica é aplicada nessa solução de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (decifrar o voto) individual de cada eleitor.

Aplicabilidade

Este sistema tem sido adotado por diversas instituições no Brasil e no exterior. No Brasil destacamos:

• 2011: Eleição da diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (desde então vem sendo usado a cada eleição).
  • 2013: Eleição na Defensoria Pública da União em 2013 (Unb).
  • 2015: Eleição de representantes no Conselho Gestor do Campus de São Carlos da USP (EESC-USP).

O primeiro uso deste sistema na Unicamp foi a eleição do Vice-presidente da Câmara Interna de Desenvolvimento de Docentes (CIDD), na vigésima segunda sessão plenária do CONSU.

Estão previstas na Unicamp 16 novas eleições, que serão conduzidas pelo Instituto de Economia, pela Câmara Interna de Desenvolvimento de Funcionários (CIDF) e pelo Instituto de Biologia.

Funcionalidades do Sistema e-Voto

O sistema permite criar e administrar os componentes de uma eleição:

1. Cédula de votação;
  2. Colégio eleitoral;
  3. Apurador(es);
  4. Apuração e divulgação do resultado.

A contagem dos votos é realizada automaticamente pelo sistema.

Além disso, o sistema permite que o gestor de uma eleição envie mensagens eletrônicas, garantindo assim ampla interatividade com o colégio eleitoral. Estas mensagens podem ser derivadas de modelos como: Hora de votar, Informação adicional e Resultado da Eleição.

Conclusão

O uso dessa solução para eleições agrega celeridade ao processo de votação e apuração, simplifica a logística possibilitando que os votantes participem a partir de seus computadores, além de agregar segurança e transparência.

Segundo Denis Clayton, gerente do projeto, o sistema já está disponível para uso, bastando que o interessado em promover uma eleição possua uma conta no sistema SISE da Unicamp. Informações mais detalhadas sobre o uso do sistema e manuais de apoio estão disponíveis para consulta no Portal Helios Voting da Unicamp.

Mais informações podem ser obtidas com a equipe responsável pela implementação do sistema.