Acesse os periódicos da CAPES de qualquer lugar do mundo com sua senha corporativa

Data de publicação

Nos últimos anos têm surgido várias iniciativas que visam facilitar o uso de recursos computacionais através do compartilhamento de informações de identidade de usuários.
 
Na Unicamp, um exemplo desta iniciativa é a rede Eduroam, que permite que todos os integrantes da comunidade acadêmica tenham acesso às redes sem fio de instituições associadas ao projeto usando as informações de identidade de sua instituição de origem.
 
A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), patrocinou a criação da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Segundo a RNP: "CAFe é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação."
 
Ao se associar a esta comunidade, cada usuário, a partir da senha de sua instituição de origem, terá acesso a todos os serviços colocados à disposição da federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.
 
Um dos serviços já disponíveis para a comunidade Unicamp (professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e funcionários) é o acesso direto ao portal de periódicos da CAPES. Com esta facilidade é eliminada a necessidade de o usuário estar na rede da Unicamp ou ter que criar redes virtuais privadas (VPN). O acesso se dá diretamente a partir de um browser, bastando para isto que o interessado se identifique junto ao portal da CAPES (menu "Meu Espaço"; opção CAFe) com o mesmo  par usuário/senha usado para acessar os sistemas corporativos da Unicamp.
 
No portal da RNP encontra-se a lista dos demais serviços disponíveis e que já podem ser acessados pela comunidade Unicamp.
 
Para acessar o portal de periódicos da CAPES através do CAFe consulte o tutorial preparado pelo CCUEC.