Software livre Zabbix ajuda CCUEC a manter servidores e serviços no ar

Data de publicação

O parque computacional do CCUEC conta com dezenas de servidores, que oferecem uma grande variedade de serviços. O monitoramento destes servidores e dos serviços oferecidos é feito hoje por uma ferramenta proprietária, já desatualizada. Esta ferramenta verifica constantemente o estado destes servidores e serviços e, em caso de falhas, notifica os operadores que, por sua vez, tomam as devidas providências para resolver os problemas e restaurar o serviço. Já são monitorados atualmente cerca de 300 dispositivos, mas este número tende a crescer, tendo em vista que novos serviços e servidores são acrescentados ao parque com frequência.

Em face do elevado custo para atualização da atual ferramenta proprietária em uso, foi aberto, em meados de 2012, um projeto visando identificar alternativas baseadas em software livre que pudessem substituir esta ferramenta com qualidade e eficiência. Estes estudos convergiram para a adoção do Zabbix, que é um software livre e gratuito regido pela licença GPL versão 2, que permite seu livre uso, modificação e redistribuição.

O Zabbix é um sistema distribuído capaz de monitorar a disponibilidade e performance da infraestrutura de rede e aplicações. As informações a partir das quais o Zabbix trabalha são armazenadas em um banco de dados e seu gerenciamento e acompanhamento é feito por meio de um browser web, o que permite seu uso simultâneo por diversos usuários, com diferentes perfis de acesso como, por exemplo, usuários operacionais e administrativos. A interface web possibilita o seu uso a partir de diversos sistemas operacionais e localidades, o que facilita enormemente seu uso, tanto pelos operadores que estão no CCUEC quanto pela equipe técnica que responde pelo serviço de sobreaviso, mesmo estando fora do centro. A interface de uso é também bastante intuitiva e simples de se usar.

Quando alguma falha é detectada, o Zabbix emite um alarme sonoro exigindo a intervenção do operador, que encontra no sistema as orientações a serem seguidas para a falha encontrada. Além do alarme sonoro, o Zabbix pode tomar outras ações, como envio de e-mail, SMS, e outros. Os alarmes são configurados conforme a necessidade, podendo ser diferenciados em termos de cor e sonoridade, criando graus de priorização nas ações a serem tomadas.

Segundo Hedilberto Galletti, responsável pela Diretoria de Produção do CCUEC: "Estamos satisfeitos com o Zabbix, pois além da ferramenta atender todas as necessidades que já eram atendidas pela antiga ferramenta proprietária, ela oferece novos recursos e é mais fácil de ser administrada.".

Em uma próxima etapa, a Diretoria de Produção do CCUEC pretende ampliar o escopo de uso desta ferramenta, instalando softwares que trabalham como agentes nos servidores para verificação de outros parâmetros nos mesmos. Assim, será possível fazer medições de desempenho e prevenir problemas de hardware, antecipando ações de manutenção preventiva que venham a evitar paradas não programadas e problemas com o ambiente computacional como um todo.

Saiba mais

Homepage do projeto Zabbix
Licença GPL versão 2
Comunidade Brasileira Zabbix