Nova ferramenta de backup no CCUEC viabiliza expansão do serviço

A grande expansão da demanda por armazenamento de dados verificada nos últimos anos, associada a uma grande queda no custo dos dispositivos, impactou significativamente a estrutura existente para backup dos dados. As atividades de backup de um parque computacional crescentemente complexo e com grandes volumes de dados a serem preservados é um grande e importante desafio.

Por esta razão, no planejamento estratégico do CCUEC (PLANES), identificou-se a necessidade de se oferecer para as unidades de ensino e pesquisa e órgãos, um serviço remoto para realização de cópias de segurança (backup). O levantamento inicial constatou que a oferta externa deste serviço com ferramentas proprietárias resultaria em um custo extremamente elevado e, por esta razão, foram realizados estudos buscando identificar uma ferramenta livre e gratuita que pudesse atender a esta demanda com qualidade, segurança, eficiência e simplicidade de uso.

Os trabalhos tiveram início no começo de 2012 e identificaram a ferramenta Bacula como uma alternativa viável, já em uso por grandes instituições no Brasil e no exterior. Com base nestas avaliações positivas por parte de empresas de grande porte e com grande volume de dados a serem preservados, foi feita uma análise mais aprofundada do software Bacula e foi contratado, com apoio da AFPU, um treinamento específico para os responsáveis por este serviço no CCUEC, do qual participaram também administradores de outras unidades e órgãos da Unicamp.

Uma vez obtida a capacitação no uso da ferramenta, teve início um projeto piloto com a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO). Em seguida foram incluídas também a Diretoria Geral de Administração (DGA) e a Faculdade de Educação, totalizando 45 equipamentos do tipo servidor.

A infraestrutura computacional hoje utilizada para atender estas três unidades com o serviço piloto de cópia de segurança remota compreende um servidor com o sistema operacional Redhat Enterprise GNU/Linux, com 8 terabytes de espaço de armazenamento, um equipamento tipo storage marca Huawei com capacidade máxima de 128 TB e uma tape library com tecnologia LTO-U5, que trabalha com fitas de 1,5 TB.

O próximo passo, agora que está concluída esta primeira etapa do projeto piloto, é expandir a infraestrutura computacional para que possam ser atendidas novas unidades. Esta expansão consistirá na aquisição de espaço em disco adicional para o storage e na aquisição de uma tape library dedicada para o ambiente Bacula.

A médio prazo planeja-se a migração gradual do ambiente de backup de dados já existente (legado) para o sistema Bacula. Em aproximadamente um ano de uso, a ferramenta Bacula se mostrou extremamente eficiente, com um consumo menor de espaço em disco para armazenamento dos backups, com uso mais otimizado de recursos computacionais e de rede, quando comparada à ferramenta proprietária que vinha sendo usada. Segundo afirma Hedilberto Martines Galletti, diretor de produção do CCUEC: "A ferramenta tem se mostrado estável, segura e de fácil administração, atingindo um fator de compactação de dados significativo, reduzindo desta forma o espaço de armazenamento e o tempo necessário para realizar o backup dos dados".

Bacula Customer Success Stories
Casos de sucesso com Bacula
Estudo de caso: Banco da Áustria
Qual a influência da gestão de software livre na Escolha de um sistema de Backups no âmbito corporativo?
Definição do termo Tape Library (Wikipedia) (texto em inglês).