Servidores web da Unicamp já podem obter certificados digitais ICPEdu

No dia 24/10/2012 o CCUEC passou a disponibilizar como serviço aos órgãos da universidade a Autoridade Certificadora Serviços Unicamp (AC Serviços Unicamp), responsável pela emissão de certificados digitais para serviços de TIC baseados nos protocolos SSL/TLS, e vinculada à ICP Unicamp (Infraestrutura de Chaves Públicas da Unicamp).

Este novo serviço permite a emissão de certificados digitais sem custo para os órgãos da Unicamp, incentivando seu uso na implantação de acesso seguro aos serviços de TIC presentes na universidade.

Uma característica importante deste serviço é que a ICP Unicamp faz parte da hierarquia da ICPEDU (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa), uma iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) voltada para a disseminação das tecnologias de certificação digital entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Unidades de Pesquisa (UPs) e demais instituições de ensino do país.

Todas as soluções técnicas, ferramentas e equipamentos utilizados na ICPEDU são produtos resultantes dos Grupos de Trabalho (GTs) da RNP, iniciados em 2003, que contaram inclusive com a participação de membros da Unicamp. Após passar por um período de testes que iniciou em 2007, e também contou com a participação da Unicamp, o serviço ICPEDU foi efetivado em produção pela RNP em 2010.

ICP Unicamp

A história da ICP Unicamp teve início em Março/2009, com a cerimônia de criação da AC Unicamp, principal entidade dentro de sua estrutura e vinculada diretamente à estrutura raiz da ICPEDU. Como um serviço onde a confiabilidade em toda a solução é base fundamental para seu sucesso, todas atividades que envolvem a operação da AC Unicamp são documentadas e acompanhadas por integrantes da ICP Unicamp, que desempenham papéis de administradores, operadores e auditores. As cerimônias também são filmadas, possibilitando averiguar com mais detalhes tudo que ocorre em seu curso.

De lá para cá a ICP Unicamp tratou principalmente da elaboração de um conjunto de documentos que regem seu funcionamente, entre eles as Declarações de Práticas de Certificação (DPC) e suas respetivas Políticas de Segurança (PS). Neste meio tempo foi também criada a AC Serviços Unicamp.

No final de 2011, dando início ao uso da AC Serviços Unicamp, o CCUEC iniciou o processo de emissão de certificados digitais para os principais serviços corporativos sob sua responsabilidade. Esta experiência serviu principalmente para validar toda a documentação elaborada, além de testar todas as atividades envolvidas no processo. Dessa forma, a solução atingiu um bom nível de maturidade antes de ser disponibilizada para toda a comunidade. Desde então, a AC Serviços Unicamp já emitiu mais de 130 certificados digitais, e espera-se para 2013 um aumento significativo deste número.

Próximos Passos

Ainda para 2013, está planejada a implantação da AC Pessoas Unicamp, que será responsável pela emissão de certificados digitais para docentes, alunos e funcionários da universidade, integrando suas funcionalidades ao Serviço de Diretório Corporativo (LDAP Unicamp) e ao uso do Cartão de Identidade Institucional, que além de facilitar a emissão de certificados trarão maior segurança à todo o processo. A partir da implantação da AC Pessoas Unicamp, toda a comunidade terá condições de assinar documentos e mensagens eletrônicas, agregando sigilo e confiabilidade ao uso destas tecnologias.