Como acessar serviços da Unicamp via plataforma Android

Com a crescente popularização de plataformas móveis como smartphones e tablets, a partir dos quais a população em geral ampliou em grande escala o tempo que passa conectada à Internet, o CCUEC identificou a necessidade de criar aplicativos que possam oferecer informações relevantes à comunidade universitária através destes dispositivos.

O primeiro aplicativo criado denomina-se Unicamp Serviços e foi desenvolvido para a plataforma Android. Optou-se inicialmente pelo sistema operacional Android por ser esta plataforma a mais popular no segmento de smartphones e tablets. Além da sua popularidade e também por ser uma plataforma livre, a diversidade e faixas de preço disponíveis permitem o seu uso por uma parcela maior da população. Segundo Thiago Watanabe Takao, desenvolvedor do aplicativo, a intenção é oferecer, em um segundo momento, estes serviços também para a plataforma iOS, da Apple, viabilizando seu uso na grande maioria dos dispositivos móveis existentes.

Este aplicativo tem por objetivo fornecer ao usuário um acesso rápido, fácil e seguro às informações relativas a serviços essenciais da universidade. As funcionalidades oferecidas na primeira versão do aplicativo permitirão a consulta ao saldo do cartão de identidade institucional do aluno, o cardápio do dia nos restaurantes universitários, horários e trajetos dos circulares internos da UNICAMP, assim como acesso rápido ao portal da UNICAMP e ao portal de serviços disponíveis no site do CCUEC.

Os interessados em instalar este aplicativo poderão fazê-lo através da Play Store do Google. Para localizar o aplicativo, realize uma busca pelos termos "Unicamp Serviços" e solicite sua instalação. Este aplicativo funciona em todas as versões do sistema operacional Android a partir da versão 2.2.

A partir de parcerias a serem firmadas com outros órgãos administrativos da Unicamp, este aplicativo possui o potencial para agregar, em suas futuras versões, novas funcionalidades que lhe permitam, entre outras funcionalidades, acessar novos serviços.

Segundo Edmilson Bellini Chiavegatto, líder do projeto: "Este aplicativo será um grande agregador dos principais serviços que a comunidade da UNICAMP poderá utilizar e, tenho certeza, é apenas o início do desenvolvimento de muitos outros aplicativos corporativos para dispositivos móveis, que é uma necessidade apontada pelos próprios usuários de sistemas corporativos desta universidade".