DICA: melhore seus textos com um CORRETOR GRAMATICAL mais rápido e mais preciso

Data de publicação

A equipe de desenvolvimento do corretor gramatical para a suíte de escritório livre OpenOffice/LibreOffice anunciou recentemente o lançamento da versão 4.0 beta do CoGroo (Corretor Gramatical OpenOffice). Esta versão apresenta melhorias significativas em relação às versões anteriores, sendo que o aspecto de mais destaque é o aumento da precisão, que aumentou de 23,21% para 60,03% em alguns experimentos.
 
Segundo informações divulgadas no boletim de lançamento desta versão, o software possui um corretor gramatical de código aberto que é usado em diversos projetos de pesquisa e que variam desde análise semiótica até extração de informação de laudos médicos e tradução automática. Tudo isso é conhecido como Processamento de Linguagens Naturais e é uma sub-área da Inteligência Artificial.
 
Corretores gramaticais são frequentemente confundidos com corretores ortográficos. Um corretor ortográfico aponta erros na grafia das palavras, ao passo que um corretor gramatical aponta erros no relacionamento entre as palavras. Saiba mais sobre a diferença entre os dois tipos de corretores.
 
Esta versão é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação do IME/USP e do CCSL.
 
Veja nas referências abaixo instruções sobre como instalar e usar esta nova ferramenta.