Trabalho de funcionários do CCUEC é premiado no Geinfo 2012

A USP realizou em 2012, entre os dias 7 a 10 de outubro, o 12º Geinfo. Este evento é um encontro dos profissionais de TIC da USP, aberto também a outras universidades. A Unicamp, por intermédio do CCUEC, participa da comissão organizadora do evento desde 2007. Este ano, o evento teve a participação de aproximadamente 50 técnicos de TIC da Unicamp.

Os profissionais da Unicamp colaboraram com a organização do evento e com a apresentação de palestras e painéis. Dentre os 33 painéis apresentados, o trabalho de título "Disponibilização do Serviço de Diretório (LDAP) para Autenticação dos Usuários da Comunidade UNICAMP" foi contemplado com o segundo lugar na classificação geral.

O trabalho, de autoria de Denise Guanaes Cosso, Marcos Aguinaldo Forquesato e Newton Pereira Amusquivar, todos do CCUEC, retrata o esforço desenvolvido nos últimos anos para oferecer à comunidade acadêmica um serviço de autenticação de senha única. A identificação e autenticação dos usuários por meio de senhas, tanto para sistemas locais como corporativos, por meio do protocolo LDAP, é um serviço oferecido pelo CCUEC permitindo às unidades e órgãos da Unicamp, o acesso às bases de dados empregadas pelos sistemas corporativos. Este serviço permite que as unidades e órgãos da Unicamp configurem seus sistemas de informação locais para que façam a autenticação de seus usuários (alunos, docentes e funcionários) em um diretório padrão LDAP existente no CCUEC. Assim os usuários poderão usar localmente em suas unidades/órgãos o mesmo par usuário/senha que já usam hoje para lidar com os sistemas acadêmicos, por exemplo. Os usuários dos sistemas que adotarem este padrão precisarão memorizar apenas uma senha e uma identificação (userid).