CCUEC disponibiliza novo serviço de webconferência

Data de publicação

O CCUEC passou a oferecer à comunidade acadêmica, em outubro de 2012, um serviço de conferência web. Este serviço utiliza a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para disponibilizar uma sala virtual, que pode ser utilizada para a realização de reuniões, palestras, apresentações, treinamentos e aulas pela internet através da transmissão de voz e de vídeo em tempo real. 
 
O serviço possibilita a economia de recursos e de tempo, pois não exige deslocamento para os encontros presenciais, ou seja, mesmo distantes geograficamente, os participantes podem compartilhar áudio, vídeo, textos, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. 
 
A Conferência Web é implementada através do software Adobe Connect. O acesso ao serviço é feito por meio de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao computador do usuário. Permite conectar até 99 participantes simultaneamente, de qualquer parte do mundo. 
 
Antes que esse serviço fosse disponibilizado definitivamente, a equipe técnica responsável realizou diversos testes, sempre com sucesso. O primeiro foi uma reunião de trabalho a distância entre pesquisadores do CEMIB e de instituições externas. Na seqüência foi transmitida uma palestra ministrada pelo Prof. Neil Silberman, docente da Universidade de Massachusetts (Amherst), e organizada pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp. Esta palestra pôde ser acompanhada por mais de 50 pessoas em vários pontos do país. 
 
O serviço de Conferência Web também foi utilizado para viabilizar reuniões de trabalho a distância para dois projetos ligados a área da educação. Em um deles, ligado ao NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação), houve a interação entre pesquisadores do NIED e professores de escolas de Campinas, Pedreira e Sud Mennucci. No outro projeto, houve reuniões virtuais realizadas entre pesquisadores ligados à Faculdade de Educação da Unicamp e educadores de várias cidades do Brasil.
 
Ao entrar na sala virtual os participantes podem interagir uns com os outros utilizando várias ferramentas disponibilizadas pelo Adobe Connect. Na figura abaixo pode-se visualizar um dos modelos de sala virtual utilizados: no canto superior esquerdo estão sendo exibidas as imagens dos participantes. Logo abaixo aparece a área de Bate-papo e na parte central está sendo compartilhado um arquivo. A página referente a Conferência Web, no Portal CCUEC, traz alguns guias contendo informações completas sobre o serviço. 

modelo 1

Os interessados no uso deste novo serviço podem fazer a solicitação diretamente no portal do Centro de Computação.