DICA: CACIC - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

Data de publicação

O gerenciamento de um parque computacional, devido à quantidade e complexidade das redes modernas, é uma tarefa praticamente impossível de ser efetuada sem a ajuda de sistema computadorizado.

Dentre as muitas opções disponíveis, cabe destacar o sistema CACIC, sigla para Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais. O Cacic foi desenvolvido originalmente pela Dataprev e foi o primeiro sistema a ser disponiblizado no Portal do Software Público Brasileiro. Como o seu nome indica, o Cacic é um sistema de inventário de hardware e software baseado em agentes. Por meio destes agentes, o sistema Cacic é capaz de fazer um levantamento completo e abrangente do parque computacional, recolhendo informações como, por exemplo, configuração de memória, periféricos, placas de rede, espaço em disco, softwares instalados além de poder acionar automaticamente ações definidas pelo administrador do sistema.

O principal mantenedor do CACIC é a Dataprev, que é o seu desenvolvedor original. Além do desenvolvimento próprio, a Dataprev possui uma forte integração, por meio do portal do Software Público Brasileiro, com diversos outros desenvolvedores e instituições, que também colaboram com código para novas funcionalidades. Segundo dados da Dataprev, de março de 2012, o Cacic possui uma comunidade de usuários de 33.600 pessoas. Além da sua ampla adoção no Brasil, o Cacic é também usado pelos governos da Argentina, Venezuela e Paraguai.

As suas principais funcionalidades são:

  • Coletar informações sobre os componentes de hardware instalados em cada computador e disponibilizá-las aos administradores de sistemas;
  • Alertar os administradores de sistemas quando forem identificadas alterações na configuração dos componentes de hardware de cada computador;
  • Coletar diversas informações sobre os softwares instalados em cada computador e disponibilizá-las aos administradores de sistemas;
  • Identificar diretórios compartilhados considerados inseguros e aplicar as restrições de seguranças necessárias;
  • Coletar informações de Patrimônio (PIB, localização, etc.) de cada computador e disponibilizá-las aos administradores de sistemas;
  • Alertar os administradores quando forem identificadas alterações na localização física do computador;
  • Permitir aos administradores de sistemas o envio de mensagens administrativas aos usuários de um computador especifico ou usuários de um grupo de computadores.

O CACIC é integralmente desenvolvido com ferramentas livres e abertas e implementado com as linguagens PHP, Python e Delphi tendo como camada de armazenamento o sistema gerenciador de banco de dados MySQL. Para fazer o download do sistema, consultar os foruns de usuários, wikis e muitos outros recursos, o interessado deve fazer seu cadastro no Portal do Software Público Brasileiro e em seguida associar-se à comunidade do CACIC.

O CACIC é distribuído sob a licença CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português), que permite o seu livre uso, distribuição e modificação.

Referências

Portal Dataprev
Portal Lightbase: CACIC: Configurador Automático Coletor Info Computacionais
Portal Software Público Brasileiro, Comunidade CACIC
Licença CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português)