Desenvolvimento ágil de softwares e seus benefícios para TI

Data de publicação

Método ágil ou Desenvolvimento ágil de software é um termo utilizado para definir as tecnologias e metodologias ágeis utilizadas no desenvolvimento de softwares. Foi no ano de 2001 que elas passaram a ser mais utilizadas, especificamente por um grupo de especialistas que se reuniram com o intuito de melhorar o desempenho de seus projetos e padronizar essa metodologia independente. O Desenvolvimento ágil de software é, portanto, fruto de uma evolução do mercado de TI.

Os métodos ágeis surgiram para inovar e melhorar tanto a qualidade quanto o tempo de entrega do produto, garantindo a satisfação do cliente. Devido a isso, esse sistema passou a ter novos princípios e valores.

Em vez de ficar preso em um plano imutável, a metodologia ágil opta por um plano mais maleável que corresponda as mudanças que surgem ao longo do desenvolvimento do sistema. Diversos imprevistos podem acontecer durante esse processo, o cliente mudar de ideia, a tecnologia pode evoluir, e para obter uma boa qualidade é essencial que o software acompanhe essas mudanças, seguindo um plano que é flexível e corresponda ao feedback.

Outra preferência adotada pelos métodos ágeis é a valorização do trabalho em equipe e a interação entre as pessoas daquele meio. Desta forma, os processos e ferramentas utilizados não deixam de ser importantes, porém o envolvimento das pessoas no processo de criação do software acaba sendo mais significativo.

Como o objetivo é facilitar, os métodos ágeis optam por diminuir o overhead, ou seja, qualquer processamento ou armazenamento em excesso. Isso é aplicado na diminuição da documentação, afinal, o que mais importa nesse seguimento é o bom funcionamento do software e, portanto, o que é priorizado não é a papelada e sim o acompanhamento do funcionamento do sistema.

Por fim, o método ágil considera mais efetivo a colaboração com o cliente do que a negociação feita através de contratos. O contrato é importante para definir os direitos e responsabilidades, porém, a comunicação possui extrema importância para que o profissional possa entender as exigências do cliente.

 

Scrum

Uma das metodologias ágeis mais utilizadas, que na verdade não é considerada uma metodologia e sim um framework, é o Scrum. Em seu funcionamento ele possui algumas etapas:

Product Backlog – É a fase inicial, na qual é listado os planejamentos e objetivos do projeto. Ele é um documento flexível, como abordamos acima, que guia o projeto e está disponível a alterações ao longo do desenvolvimento.

Sprint Backlog É quando as tarefas que tiveram maior prioridade no Product Backlog (etapa anterior) são listadas para depois serem desenvolvidas. Como esse é um processo de etapas, antes de cada Sprint é realizado uma reunião para definir as tarefas que serão desenvolvidas, chamada Sprint Planning Meeting.  

Daily Scrum Reunião realizada no dia do Sprint com regras rígidas na qual a equipe deve apontar quais foram as tarefas feitas desde o dia anterior, o planejamento de tarefas daquele dia e se há problemas impedindo de que o profissional realize suas funções.

Sprint Review Meeting – Reunião em que todo o trabalho feito e as pendências são revisados para entregar uma demonstração ao cliente. 

Sprint Retrospective – Reunião para reunir pontos positivos e negativos do Sprint realizado, é uma das reuniões mais importantes de todas as etapas pois é nela que se aprende e aprimora a partir dos erros. 

 

Referencias:

http://homepages.dcc.ufmg.br/~cesarfmc/classes/es/Capitulo_03.pdf 

https://becode.com.br/manifesto-agil-e-top-metodologias-ageis/

https://www.ft.unicamp.br/liag/Gerenciamento/monografias/monogafia_metodos_ageis.pdf

http://w3.ufsm.br/frederico/images/AplicacaodeMetodologiasAgeisparaDesenvolvimentodeSoftwareumEstudodeCasonaEmpresaAllianceSoftware.pdf