Portal Câmera Web do CCUEC facilita publicação de vídeos digitais

Data de publicação

O portal CameraWeb CCUEC foi criado para viabilizar a publicação de vídeos e fotos que tenham por finalidade promover atividades acadêmicas, administrativas e divulgar eventos ligados à Unicamp.

O portal possui ferramentas semelhantes às oferecidas pelo Youtube, por exemplo, possibilitando a criação de listas de favoritos, a publicação de recomendações em redes sociais e oferecendo um sistema de busca que permite localizar os vídeos por autores, palavras chave ou categorias. São suportados, atualmente, os formatos de vídeo wmv, avi, divx 3gp, mov, mpeg, mpg, xvid, flv, asf, rm, dat, mp4, jpg, rmvb, f4v.

Todos os usuários que possuem vínculo com a Unicamp podem publicar vídeos e fotos no portal, mas é preciso se cadastrar antes por meio de um formulário de solicitação disponibilizado na página do serviço. O padrão para os vídeos publicados é o acesso público, mas o usuário pode escolher outra opção de compartilhamento no momento da publicação.

Já a visualização do acervo do portal é livre e aberta a todos. Os visitantes podem ver quais vídeos estão sendo exibidos no momento, os vídeos mais populares e os vídeos mais recentes acrescentados ao acervo. Eles também podem publicar seus comentários sobre os vídeos disponibilizados.

O Portal CameraWeb CCUEC contabilizou até agosto de 2017, 6160 vídeos e aproximadamente 100 fotos publicadas.