CCUEC adota o gerenciador de dados Postgresql para o sistema SmartCard

Data de publicação

Nos dias 19 e 20 de novembro foi realizada a troca do gerenciador de banco de dados do sistema SmartCard. A solução proprietária até então utilizada foi substituída pelo gerenciador de banco de dados livre e aberto Postgresql.

O sistema SmartCard é utilizado para controle de acesso em praticamente todas as instalações da Unicamp e também por controlar o registro das refeições nos restaurantes universitários. Por esta razão, é um dos sistemas mais exigentes em termos de registro de dados. Por ocasião da migração o sistema contabilizava aproximadamente 615 milhões de registros e 60.000 novos registros são acrescentados diariamente.

A migração foi precedida de um planejamento cuidadoso que envolveu a capacitação da equipe responsável e de testes rigorosos para garantir a adequação do novo gerenciador de banco de dados às demandas de um sistema com um grande volume de dados e exigente em termos de recursos computacionais. A migração viabilizou também uma maior segurança do sistema como um todo, com o aperfeiçoamento dos mecanismos de replicação e alta disponibilidade para o novo ambiente.

O custo de licenciamento de software tem crescido vigorosamente nos últimos anos. O modelo de licenciamento que toma por base o número de núcleos de processamento, impõe custos proibitivos ao mesmo tempo em que limita a aquisição de servidores mais poderosos. Por estas razões, e também no sentido de se obter maior independência na gestão dos sistemas corporativos, esta migração foi um marco de grande importância para o CCUEC e para as decisões futuras em gestão de TIC. Com esta migração a Unicamp não mais precisará arcar com os custos de licenciamento do gerenciador de banco de dados proprietário que foi substituído.

O principal benefício deste trabalho e da migração bem sucedida de um sistema vital às atividades diárias da Unicamp é a comprovação de que soluções livres e abertas podem vir a substituir com qualidade produtos proprietários que representam custos significativos no orçamento de TIC da Unicamp, além do benefício evidente de liberdade para implantar novas soluções sem incorrer em custos de licenciamento.

Tópicos da notícia