Convênio IBM e Instituto de Computação viabiliza a troca do servidor de FTP Anônimo da Unicamp

O servidor FTP da Unicamp é um espelho oficial de diversas iniciativas de destaque no mundo do software livre, como diversas distribuições GNU/Linux, o banco de dados Postgresql, a suíte de escritórios LibreOffice e muitos outros projetos. Por hospedar estes projetos localmente, a instalação de qualquer um destes sistemas pode ser feita de forma muito mais rápida e eficiente.

Através de um convênio realizado entre o Instituto de Computação e a IBM, sob a coordenação do Prof. Dr. Rodolfo Jardim de Azevedo, com o objetivo de gerar binários de software livre para a plataforma PowerPC, foi possível substituir a servidora deste serviço por um novo equipamento com maior capacidade de processamento e armazenamento de arquivos. Este novo equipamento possui 16 núcleos de processamento (CPUs), 75 GB de memória RAM e quatro discos de 2 terabytes, aumentando significativamente tanto a capacidade de conexões simultâneas bem como o número de projetos que se poderá apoiar no futuro.

O portal FTP da Unicamp pode ser acessado também através da Web, com links para acesso direto aos espelhos oficiais de diversos sistemas e softwares. Adicionalmente, pode ser feita uma consulta ao acervo do repositório utilizando-se o mecanismo de busca do Google.

Para acessar o portal, utilize o endereço http://ftp.unicamp.br.

FTP