Dica do BITI - Bleachbit - mantenha seu computador limpo e seguro

Data de publicação

Sistemas operacionais modernos vão acumulando, com o passar do tempo, uma grande quantidade de arquivos temporários: imagens baixadas da internet, arquivos criados pelos aplicativos, páginas web, dentre outros. A quantidade e variedade de formatos criados com esta finalidade irá depender dos aplicativos instalados em seu computador e também do seu perfil de uso. Como tivemos a oportunidade de presenciar recentemente, a possibilidade de invasão de computadores, tanto por vândalos quanto até mesmo por governos, não é desprezível. Os arquivos temporários armazenados em seu computador podem revelar informações preciosas a seu respeito, como senhas, histórico de visitação de sites, documentos criados e muito mais. Embora a tendência do público em geral seja ignorar estes perigos, estas informações gravadas em computadores pessoais podem ser usadas por criminosos para obter algum tipo de vantagem ou mesmo atacar pessoas. Adicionalmente, com o tempo, o acúmulo destes arquivos representa um impacto em termos do espaço em disco utilizado, que pode vir a ser significativo.

O aplicativo Bleachbit é capaz de avaliar os restos criados por cerca de 1.000 aplicativos, liberando espaço em disco e também protegendo a sua privacidade. Ele remove o histórico de navegação na Internet, remove com segurança arquivos temporários, apaga logs e elimina conteúdo que grande parte dos usuários nem mesmo tem consciência da existência. O aplicativo pode ser instalado em sistemas Debian GNU/Linux e sistemas derivados, como Ubuntu e Linuxmint, e também em sistemas Windows. Além de simplesmente apagar os arquivos, BleachBit oferece recursos avançados tais como apagar os arquivos de modo a impedir a sua recuperação, fazendo uma completa limpeza, sobrescrevendo com zeros, todos os blocos de dados alocados pelos arquivos. O software Bleachbit é distribuído sob a licença GPL Versão 3, que permite a sua livre distribuição, uso e modificação.

O software BleachBit possui diversos recursos úteis desenvolvidos com o objetivo de manter o computador limpo e preservar a privacidade, dentre os quais destacamos:

  • Simplicidade de operação, basta ler as descrições, assinalar os itens desejados, fazer uma simulação e então apagar os arquivos desejados;
  • Não contém nenhum tipo de conteúdo não desejado, como adwares, spywares, malwares ou softwares para browsers;
  • Traduzido para 60 idiomas;
  • Ao apagar arquivos torna seu conteúdo irrecuperável;
  • Sobrescreve o espaço livre no disco para impedir a recuperação de arquivos já deletados;
  • É uma aplicação portável para sistemas Windows, não requerendo instalação;
  • Pode ser usado em scripts tornando possível a sua execução periódica sem interferência do usuário;
  • É frequentemente atualizado e novos recursos são adicionados com regularidade.

É conveniente ler e entender todas as operações que serão realizadas, para evitar aborrecimentos. Por padrão, o software vem com todas as opções desativadas e o usuário precisa selecionar todos os itens que deseja apagar. Tudo é muito bem documentado e é altamente recomendável que o usuário assinale apenas as opções a respeito das quais estiver totalmente seguro.

Em uma execução do software BleachBit em um computador com o sistema LinuxMint, foi possível liberar, sem ativar todas as opções, 1.8 GB de espaço em disco. Após a limpeza constatou-se também uma melhora significativa no desempenho do browser Firefox.

Links

Download Bleachbit

Tópicos da notícia