CCUEC implementa mudanças no serviço de correio eletrônico para reduzir o envio e recebimento de mensagens de spam

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O CCUEC tem desenvolvido esforços, nos últimos meses, para reduzir a quantidade de mensagens não solicitadas, também conhecidas por spam, que se originam da rede da Unicamp ou que são destinadas aos usuários locais.

No Brasil, o Comitê Gestor da Internet no Brasil, com o apoio técnico do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, tem atuado em diversas frentes, patrocinando estudos e capacitação técnica, para orientar os provedores de serviços de Internet no Brasil no sentido de reduzir a quantidade de spam que circula nas redes nacionais.

Neste sentido, o site Antispam oferece um amplo leque de informações e recomendações para redução de mensagens indesejadas.

O CCUEC implantou, a partir do dia 6 de maio, as recomendações contidas no documento "Gerência da Porta 25". Em linhas gerais, esta recomendação tem por objetivo evitar que os computadores de uso pessoal sejam invadidos e se tornem agentes involuntários para o envio de mensagens de spam. Segundo esta recomendação, o CCUEC passou a oferecer uma nova porta, com o número 587, para submissão de emails para os usuários do domínio @unicamp.br. Adicionalmente, com esta mudança, poderão ser implantadas regras de controle de envio de mensagens não solicitadas para as caixas postais dos usuários, melhorando a qualidade do serviço de entrega de emails. A mudança de portas deve ser configurada nos aplicativos clientes, tais como Outlook, Mozilla Thunderbird, e outros, que são utilizados para encaminhar as mensagens aos servidores de email da Unicamp.

Para os usuários do domínio @unicamp.br o serviço de envio de emails continuará funcionando nas portas 25 e 587 até o dia 3 de julho de 2011. Após esta data, apenas a porta 587 estará disponível para o envio de mensagens.

Todos os procedimentos necessários para a mudança estão documentados no portal do Centro de Computação.

Adicionalmente, em caso de dúvida, o usuário poderá entrar em contato com a Célula de Atendimento ao Cliente (CAC), pelos telefones (19)3521-2221 e (19)3521-2222. O usuário poderá também enviar sua dúvida por meio da página da CAC (ao preencher o formulário, escolha o assunto Administração de Contas, informando matrícula e username na descrição).

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