Arcgis - Unicamp assina contrato para licenciamento corporativo educacional

A Unicamp possui, nas mais variadas áreas de conhecimento e unidades, tanto de ensino como administrativas, uma grande comunidade de usuários da suíte de aplicativos ArcGIS, que é uma plataforma de Sistemas de Informações Geográficas. Até o ano passado, cada usuário individual negociava separadamente com a empresa ESRI, adquirindo e mantendo suas licenças de maneira independente. Naturalmente, esta forma de aquisição do produto resultava em custos mais elevados para a universidade e também em uma carga administrativa significativa.

A CTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) coordenou o processo de formalização para subscrição ao Licenciamento Corporativo Educacional Esri (Site License), através da Empresa Imagem Geosistemas & Comércio Ltda, detentora da exclusividade de distribuição deste produto no Brasil. Através da subscrição a este Licenciamento Corporativo, o acesso às ferramentas ESRI está facultado a toda a comunidade, incluindo, além de docentes e pesquisadores, os alunos e as áreas administrativas, sem barreiras de quantidade. Há disponibilidade de licenças para uso único ou concomitante, não sendo necessário estar na rede da Unicamp para utilizar os aplicativos.

Com esta negociação esperava-se uma redução significativa dos custos e consequentemente, uma simplificação dos processos de aquisição e manutenção das licenças. Esses objetivos foram alcançados.

Para utilizar qualquer dos softwares disponíveis, o interessado deverá se manifestar enviando para o endereço eletrônico ctic@unicamp.br o Termo de Responsabilidade assinado, indicando qual produto deseja. Deverá ser firmado um termo de responsabilidade para cada produto que se desejar utilizar.

Para saber mais sobre este acordo e obter informações sobre os produtos licenciados, consulte o portal da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp.