Novo módulo criado no Sistema Acadêmico para apoiar o programa Ciência sem Fronteiras

Com o objetivo de apoiar o gerenciamento dos intercâmbios de alunos da Unicamp com instituições de ensino no exterior e também a vinda de estudantes estrangeiros para a Unicamp, foi implantado pelo CCUEC um novo módulo do Sistema Acadêmico da Unicamp.

O módulo se baseou em outro que foi originalmente desenvolvido para tratar do intercâmbio universitário em geral. Com o lançamento por parte do governo federal do programa Ciência sem Fronteiras, coordenado na Unicamp pelo Professor Guido Costa Souza de Araújo, do Instituto de Computação, detectou-se que havia a necessidade de implantar um novo módulo de internacionalização que pudesse atender as especificidades deste novo programa.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo prover até 75.000 bolsas de estudo para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

No momento estão em aberto para a Unicamp 10 programas de intercâmbio:

• Ciência sem Fronteiras Austrália (G8)
  • Ciência sem Fronteiras Bélgica (CIUF)
  • Ciência sem Fronteiras Bélgica (VLIR)
  • Ciência sem Fronteiras Canadá (CALDO)
  • Ciência sem Fronteiras Canadá (CBIE)
  • Ciência sem Fronteiras Coréia (KFPP)
  • Ciência sem Fronteiras Espanha (MECEE)
  • Ciência sem Fronteiras Holanda (NUFFIC)
  • Ciência sem Fronteiras Portugal (CRUP)
  • Ciência sem Fronteiras Edital CNPq

Já se candidataram a vagas no programa 323 candidatos, sendo que 267 alunos já foram aprovados pelos respectivos coordenadores (dados de julho de 2012).

O processo completo de internacionalização consiste em viabilizar a ida de estudantes da Unicamp para o exterior e também de trazer estudantes estrangeiros para a Unicamp. Nesta primeira fase, o sistema de internacionalização contempla apenas a gestão dos alunos da Unicamp, estando previsto para breve o desenvolvimento de um módulo para tratar o recebimento de alunos estrangeiros.

As atividades administrativas de intercâmbio de alunos da Unicamp são gerenciadas pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (CORI). O processo de intercâmbio consiste de várias etapas, como a obtenção de declarações do orientador, obtenção de passaportes, cópia de documentos diversos, autorizações, entre outros, que eram realizadas originalmente de forma manual. O módulo de internacionalização administra todas estas etapas de forma automática e integrada ao sistema acadêmico, tomando as mais diversas providências, como por exemplo, o trancamento de matrícula durante o período do intercâmbio e fazendo valer localmente os créditos obtidos nas instituições parceiras.

O projeto como um todo tem por objetivo automatizar todas as etapas do processo, desde o plano de estudo a ser elaborado pelo aluno, a validação deste plano por parte do orientador, e a convalidação dos créditos obtidos no exterior. Além destas funções, o sistema permite também o cadastro das oportunidades em aberto, relacionando informações como o período do programa, prazo para inscrição, regras para participação, documentação a ser apresentada e acesso ao cadastro no programa em questão.

A inserção das regras do programa Ciência sem Fronteiras no módulo de internacionalização do sistema acadêmico é o embrião de um projeto mais amplo, que irá gerenciar todos os aspectos associados ao intercâmbio de alunos em geral, tanto da Unicamp quanto de alunos de instituições no exterior. Quando finalizado, este módulo poderá gerenciar diversos programas de intercâmbio simultaneamente.