Histórico Escolar e Atestado de Matrícula agora podem ser obtidos via web

No dia 27 de abril de 2012, foi implantado o novo sistema para emissão do histórico escolar e do atestado de matrícula. Neste mesmo dia a Diretoria Acadêmica da Unicamp deixou de emitir o histórico escolar no formato antigo, emitido a partir de seu balcão de atendimento.

Por se tratar de um assunto de grande impacto para a comunidade acadêmica em geral, o novo processo foi apresentado em detalhes aos secretários de graduação e pós-graduação da Unicamp, em reunião realizada também no dia 27 de abril. Ao longo do dia foram sendo eliminados os pontos de acesso ao histórico escolar no formato antigo, com sua substituição pelas facilidades do novo sistema. Todo o processo de migração foi realizado em dois dias de trabalhos. No dia 5 de maio todo o processo já havia sido implantado e o histórico escolar antigo foi totalmente substituído pelo novo modelo.

A mudança na forma como a Unicamp emite estes dois documentos é na verdade um embrião para uma nova forma da Diretoria Acadêmica se relacionar com seus alunos. De um universo de 20 pessoas habilitadas a emitir estes documentos, a partir de um ponto central, a saber, o balcão da DAC, o universo potencial de usuários do novo sistema é de 34.000 pessoas, que é o número de alunos ativos da Unicamp. Planeja-se para o futuro próximo a ampliação deste serviço também aos ex-alunos da Unicamp, o que elevaria o número de usuários a 140.000 pessoas com autonomia para gerar seus próprios documentos.

Além das mudanças relativas à facilidade na emissão de documentos, o histórico escolar foi também profundamente reformulado para exibir de maneira mais clara diversas outras informações, como as informações de catálogo, informações de vida acadêmica, informações sobre as realizações do aluno, tais como prêmios e punições. O novo histórico escolar, gerado no formato PDF, apresenta hoje um conjunto de informações mais elaborado e explícito, trazendo também alguns avanços.

A implantação deste novo sistema trouxe benefícios importantes para a comunidade acadêmica. As informações contidas no novo histórico escolar são apresentadas de maneira mais completa e o aluno ganhou um alto grau de autonomia. A partir da identificação e da senha de acesso aos sistemas corporativos, o aluno poderá, a partir de qualquer lugar do mundo conectado à Internet, emitir um documento válido, contendo um código impresso em todas as páginas. Este código permite que o documento seja replicado e conferido por qualquer entidade interessada, dificultando ou mesmo impedindo qualquer tipo de fraude. Apenas em casos muito especiais o aluno precisará se dirigir novamente ao balcão da DAC para emissão de documentos, o que é especialmente importante para os campi da Unicamp localizados fora da cidade de Campinas, nas cidades de Piracicaba e Limeira.

A meta de longo prazo desta nova forma de trabalho é tornar o aluno totalmente autônomo, realizando toda e qualquer solicitação diretamente a partir da web, sem ter que recorrer ao atendimento de balcão para o que quer que seja.