CCUEC oferece nova opção para acesso ao email via web

Data de publicação

Em julho de 2011 o CCUEC passou a oferecer à comunidade de usuários que possui uma conta de e-mail no domínio @unicamp.br uma nova opção para acesso via interface Web. A nova solução é baseada no sistema Horde, que é um software de livre uso e distribuição, licenciado sob a licença GPL versão 2.

modelo 1

O sistema Horde oferece uma interface mais moderna e um grande número de facilidades adicionais, como por exemplo, a navegação usando o teclado, criptografia e assinatura digital de mensagens, corretor ortográfico, um editor HTML para criação de mensagens, download de vários anexos em um único arquivo Zip. A relação completa de recursos do software Horde pode ser consultada na documentação do serviço.

modelo 2

A migração dos usuários é opcional, visto que o sistema antigo, baseado no software Squirrelmail, continua disponível para uso. O usuário poderá escolher a interface que mais lhe agrada, não sendo obrigatório mudar para a nova opção. As duas interfaces podem ser usadas alternadamente e/ou em conjunto com os clientes de email para desktops como Outlook e Thunderbird, por exemplo. Há algumas limitações para este uso alternado de interfaces, as quais devem ser verificadas pelo usuário no tutorial elaborado sobre a nova interface de Webmail Horde.

Em paralelo com a implantação do novo sistema para webmail, a quota em disco do serviço foi aumentada de 50 para 500 MB por usuário, com direito a backup e recuperação de e-mails apagados acidentalmente. Está também previsto, para 2012, a ampliação da cota de disco para 1 GB.