Expansão da Cobertura Externa da Rede Sem Fio

Data de publicação

Foi concluído em março de 2022 pelo CCUEC o projeto de Expansão da Cobertura Externa da Rede Sem Fio da Unicamp, que foi desenvolvido em parceria com o Escritório do Campus Sustentável, para atender a demanda deste e de outros projetos da Universidade, que necessitam de uma rede wi-fi IoT padronizada e escalável.

Foram instalados 55 novos Pontos de Acesso (APs) wi-fi no campus, além da implantação da rede wi-fi "Unicamp-IoT" em mais de 1400 APs gerenciados pelo CCUEC, instalados em prédios das Unidades e também em áreas externas nos campi.

IoT (Internet of Things) ou em nosso português, “A internet das coisas”, descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. No caso da Unicamp, dispositivos como medidores de energia elétrica, placas solares, totens de atendimento e até os ônibus elétricos que circulam pelo campus poderão utilizar esta rede.

Com todas as ações que foram implementadas foi possível ampliar em mais de 50% o número de APs externos que fornecem conectividade a dispositivos IoT e aos usuários que se conectam às redes eduroam ou Unicamp-Visitante em áreas do campus, bem como atender as necessidades deste importante projeto que é o Campus Sustentável, uma colaboração entre a Unicamp e a CPFL Energia, que visa melhorar a infraestrutura do campus e, através do estudo e desenvolvimento de novas tecnologias, aprimorar o ensino e a pesquisa.