CCUEC disponibiliza às unidades/órgãos base de dados para autenticação de usuários

Data de publicação

A grande variedade de serviços oferecidos na Internet leva, inevitavelmente, à criação de identidades e senhas diferentes para cada um destes serviços. Na Unicamp o cenário é similar, visto que as unidades desenvolvem sistemas próprios, cada um deles possuindo uma forma distinta de autenticação, com identificação e senhas diversas. Além dos sistemas de informação locais, a comunidade precisa acessar os sistemas corporativos, que também possuem critérios próprios para identificação e autenticação.

Em um esforço para uniformizar a identificação e autenticação dos usuários por meio de senhas, tanto para sistemas locais como corporativos, o CCUEC está oferecendo às unidades e órgãos da Unicamp, o acesso às bases de dados empregadas pelos sistemas corporativos. Este serviço permitirá que as unidades e órgãos da Unicamp configurem seus sistemas de informação locais para que façam a autenticação de seus usuários (alunos, docentes e funcionários) em um diretório padrão LDAP existente no CCUEC. Assim os usuários poderão usar localmente em suas unidades/órgãos o mesmo par usuário/senha que já usam hoje para lidar com os sistemas acadêmicos, por exemplo. Os usuários dos sistemas que adotarem este padrão precisarão memorizar apenas uma senha e uma identificação (userid).

Esta modalidade de autenticação baseia-se no protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). Os dados trafegam de forma segura, criptografada, utilizando o protocolo ldaps ou ldap com STARTTLS. Desta forma, informações sigilosas como as senhas pessoais, são preservadas e mantidas seguras.

O acesso ao serviço de diretório LDAP é concedido mediante solicitação ao CCUEC, que deverá ser feito pelo dirigente do órgão/unidade interessado de acordo com a Instrução Normativa CCUEC no. 01/2011, de 04/11/2011, que estabelece regras, critérios e procedimentos para solicitação e uso deste serviço, a qual foi enviada por meio de ofício ao dirigente.

Dúvidas podem ser sanadas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do CCUEC, através dos telefones (19) 3521-2222 / 3521-2221 ou pelo e-mail <sauccuec (a) unicamp br>.