Comunidade da Unicamp já tem acesso a redes sem fio em outras instituições no Brasil e no exterior

O projeto eduroam (Education Roaming) tem como principal objetivo fornecer mobilidade de acesso em redes sem fio entre instituições participantes. Por meio desta iniciativa, membros de uma instituição poderão obter acesso às redes sem fio das demais, utilizando para autenticação as mesmas credenciais de acesso já utilizadas em sua instituição de origem, de forma simples e segura. Na prática, basta o interessado procurar por uma rede sem fio chamada eduroam e se conectar a ela usando o mesmo usuário e a mesma senha cadastrados na Unicamp. O mesmo é válido para pesquisadores de outras instituições participantes do projeto que visitam a Unicamp, ou seja, eles também podem se conectar à rede sem fio da Unicamp (que também divulga o nome eduroam) usando as suas credenciais na instituição de origem.

Tudo isso é possível graças à participação da Unicamp em uma iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) que, em conjunto com outras universidades brasileiras, organiza um projeto piloto de implantação do eduroam no Brasil. Em seu atual estado, este projeto se encontra bem estável e já possibilita que integrantes destas universidades possam se conectar de forma transparente a suas redes ou às de outras instituições no exterior. Instabilidades no serviço são pouco prováveis, mas ainda podem ocorrer para alguma manutenção ou ajuste dado o caráter de teste piloto em curso. Entretanto, em 2012 este projeto irá se transformar em um novo serviço permanente da RNP, o que deverá aumentar significativamente o número de instituições participantes no país.

Eduroam na Unicamp

O identificador (SSID) de rede eduroam passou a ser divulgado em todos os 34 pontos de acesso que compõem a Rede sem Fio Unicamp em maio/2011. A partir desta divulgação, qualquer visitante vindo de uma instituição participante nacional ou internacional poderá utilizar a infraestrutura de rede sem fio da Unicamp divulgada como eduroam, utilizando suas credenciais de origem. E isto já tem ocorrido, pois os registros de acesso mostram que vários pesquisadores estrangeiros já notaram a existência da rede eduroam e já se conectaram à mesma com segurança e sem necessitar de nenhum tipo de cadastro adicional. É importante ressaltar ainda que os próprios membros da comunidade da Unicamp também podem acessar a rede eduroam como alternativa a acessar a tradicional rede sem fio segura Unicamp. Ao fazerem isso já estarão deixando seus equipamentos pré-configurados e os mesmos se conectarão mais facilmente à esta rede quando visitarem outras instituições.

Eduroam no mundo

São várias as instituições (universidades, centros de pesquisa etc) de todo o mundo que participam do projeto. Uma lista detalhada por continente pode ser obtida na página oficial do projeto. Um vídeo de menos de 2 minutos explicando os objetivos do projeto também está disponível.

Como já foi ressaltado, a participação da Unicamp no piloto organizado pela RNP permite que os membros de sua comunidade (docentes, funcionários e alunos) possa se conectar à rede Eduroam em qualquer instituição participante. Para isso são necessários alguns ajustes na configuração de seu dispositivo móvel, para que este possa se autenticar na rede sem fio eduroam. Para obter mais informações a respeito desta configuração (que é a mesma para acesso à rede sem fio Unicamp) acesse o site do serviço de rede sem fio da Unicamp.

Atualmente, o CCUEC estuda a possibilidade de expandir o acesso à rede eduroam para dentro dos órgãos e unidades da Unicamp, aumentando desta forma a abrangência da mesma. Em breve serão anunciadas novidades a respeito.