Conferência Web CCUEC/RNP

Descrição

É um serviço de conferência web baseado na plataforma Mconf da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, que pode ser utilizado para reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamentos e ensino a distância (EAD).

Possibilita a economia de recursos e de tempo, pois os participantes podem interagir uns com os outros, mesmo estando distantes geograficamente, utilizando um computador ou um dispositivo móvel. Basta ter um navegador instalado, um headset e uma conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, tais como:

  • Compartilhamento de áudio;
  • Compartilhamento de vídeo por webcam;
  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos;
  • Compartilhamento de desktop;
  • Bate papo público ou privado;
  • Gravação de reuniões.

Destina-se a toda a comunidade da Unicamp e não tem custo.

Essa modalidade de Conferência Web é oferecida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

O que pode ser solicitado/utilizado

  • Conta de usuário no Mconf: é disponibilizada uma conta pessoal para que o seu titular possa administrar as conferências web da sua unidade/órgão (as unidades/órgãos interessados devem comprovar a demanda pelo serviço);
     
  • Criação de comunidades: a solicitação para a criação de comunidades deve ser feita ao representante do serviço Mconf da unidade/órgão do solicitante, que repassará o pedido ao CCUEC. Caso a unidade/órgão não possua um representante, a solicitação pode ser feita diretamente ao CCUEC;
     
  • Sala virtual para realização de conferência web: será liberada uma conta temporária para que o solicitante realize a sua conferência de forma autônoma.

Como solicitar/utilizar

Solicitar conta de usuário

A unidade/órgão que tiver interesse em obter uma sala virtual para realizar conferências web deve indicar um representante para gerenciar o serviço e enviar um ofício à direção do Centro de Computação solicitando uma conta de usuário no Mconf, contendo as seguintes informações:

  • A quem se destina a conta (dados do representante do serviço na unidade/órgão);
  • Justificativa para o pedido (descrever o nível de demanda da unidade/órgão pelo serviço);

Obs.: As solicitações serão avaliadas e as concessões de contas dependerão da disponibilidade das mesmas e também do nível de demanda das unidades/órgãos.

Solicitar criação de comunidade

Os grupos interessados em formar uma comunidade no Mconf devem solicitar a sua criação primeiramente ao representante do serviço na sua unidade/órgão, que vai avaliar o pedido e encaminhar a solicitação aos administradores institucionais do Mconf no CCUEC (confira a lista dos representantes do serviço nas unidades/órgãos). Caso a unidade/órgão dos interessados não possua um representante do serviço, a criação da comunidade pode ser solicitada diretamente ao CCUEC, que avaliará o pedido, de acordo com a agenda dos administradores. A solicitação pode ser feita clicando-se no link "Solicite criação de comunidades" disponível nesta página.

Solicitar sala virtual para realização de conferência web

Será disponibilizada uma conta no Mconf, em caráter temporário, para o solicitante utilizar o serviço de forma autônoma, tanto durante o horário de expediente, como fora dele. Caso o solicitante precise de suporte durante a utilização do serviço, ele poderá contatar os responsáveis pelo serviço no CCUEC (de segunda a sexta-feira, das 9h00 as 17h00) ou o Service Desk da RNP (0800 722 0216), nos demais dias e horários. A solicitação pode ser feita clicando-se no link "Solicite conferência web" disponível nesta página, com no mínimo 1 semana de antecedência da data de realização da conferência web. 

Quem pode solicitar/utilizar

Todos os usuários que possuem vínculo com a Unicamp.

Horário de atendimento no CCUEC

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Pré-requisitos (condições para solicitação/utilização)

  • Aceitar os termos de uso e a política de privacidade do serviço na Unicamp;
  • Seguir as regras de utilização do serviço;
  • Observar os pré-requisitos necessários para a utilização do serviço.

Responsabilidades do usuário

  • Respeitar os termos de uso e política de privacidade deste serviço, que são regidos pelas normas descritas na Resolução GR no. 052/2012, de 21-12-2012, da Procuradoria Geral da Unicamp, que estabelece as normas e procedimentos para o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação na Universidade Estadual de Campinas, e pela Decisão ConTIC D-11/2017: Regras de permissão de acesso aos serviços corporativos que estabelece as regras de permissão de acesso aos serviços corporativos. Respeitar também as normas estabelecidas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP (disponíveis na página do serviço no site da RNP, em Documentos relacionados/Política de uso;

  • Utilizar o serviço somente para fins institucionais: realização de eventos ligados ao ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas da Universidade;

  • Os tilulares das contas de usuários e administradores de comunidades devem manter a área de gravação sempre limpa, já que essa área armazenará as gravações de todas as conferências web realizadas na Unicamp;

  • Os usuários devem providenciar os equipamentos, configurações, acessórios e conexão de rede necessários, descritos no documento Requisitos de Uso.

Tempo para o primeiro atendimento

Até 2 dias úteis.

Disponibilidade

98% (estimativa).