Readequação e expansão da cabine primária de energia do CCUEC

Objetivo

Aumentar a capacidade da demanda de alimentação do CCUEC. Readequação e expansão da Cabine Primária de entrada de Energia do CCUEC com instalação de novo transformador e gerador de 750KVA para os Datacenters, novo transformador de 225KVA para o prédio do CCUEC e relocação da atual cobertura do estacionamento.

Início do projeto

Data estimada de conclusão

% Concluído

15

Gerente de projeto

Luís Roberto Ribeiro da Silva

Partes interessadas

DEPI - Fiscalização da obra OU Empresa terceirizada (definição no momento da assinatura do contrato).
DADM/SOSUP - Comprador.
DADM/Almoxarifado - Recebimento físico e patrimoniamento.
Superintendência - Superintendente associado.
 

Justificativas

A necessidade de ampliação da capacidade de energia da cabine elétrica do CCUEC é decorrente de: a) Crescimento da infraestrutura computacional devido ao acréscimo de equipamentos de processamento de alto desempenho pelo CENAPAD com verba da FINEP; b) Expansão do projeto Nuvem Computacional Unicamp decorrente de novas demandas de serviços e do Projeto Centralização dos Datacenters; c) Instalação de novos sistemas de refrigeração e novos sistemas de energia ininterrupta (UPS) no Datacenter CENAPAD e no Datacenter CCUEC, para suportar os novos equipamentos computacionais. 

Produtos

Adequação civil da cabine, dutos para rota dos cabos, base para geradores, substituição dos transformadores em maior capacidade e aumento da tensão, instalação de grupo gerador, adequação de quadro de energia.
 

Benefícios

  • Aumento da demanda de energia, capacidade para implementação de novas máquinas do parque computacional, otimização na distribuição com nova tensão de 380VCA.
  • Contrapartida da UNICAMP para liberação de recursos financeiros da FINEP, na ordem de R$ 12.700.000,00 para o CENAPAD e CCUEC (Projeto Nuvem e Ampliação da Rede sem fio Unicamp).
  • A ampliação da cabine permitirá:
    • Instalação de novos nobreaks e equipamentos de refrigeração no Datacenter em configuração redundante aumentando a disponibilidade dos serviços;
    • A continuidade da expansão dos serviços do projeto Nuvem Computacional, beneficiando diretamente o projeto de Centralização dos Datacenter Unicamp;
    • A atualização e instalação de novas máquinas no parque computacional do ambiente CENAPAD conforme projeto FINEP já aprovado.
       

Categorias