1º Encontro de Administradores de Rede de 2020

O 1º encontro de Administradores de Rede, organizado pela Diretoria de Redes e Segurança da Informação (DRSI) do CCUEC, ocorreu em 14/02/20 e reuniu administradores de rede das diversas Unidades/Órgãos da Unicamp.

No evento foram tratadas questões referentes à Segurança, Rede Sem Fio, Backbone Unicamp, além da nova solução de impressão adotada pela Universidade.

O diretor de operações, Hedilberto Martines, apresentou em linhas gerais a nova solução de impressão e esclareceu dúvidas sobre as funcionalidades que estão sendo implementadas, tais como: solução de cotas, autenticação LDAP, solução de retenção de relatório na fila de impressão e contabilização em nível de usuário para Unidades/Órgãos e por centros de custo.

Na sequência, os técnicos Ricardo Bueno, Aurélio Couto e Rachel de Carvalho, apresentaram dados sobre atualização tecnológica, expansão de cobertura e centralização da gerência da rede sem fio unicamp, iniciativas que estão sendo adotadas dentro do Projeto Planes da Universidade. Apresentaram, também, estatísticas que mostraram o crescimento na utilização desse serviço por parte da comunidade universitária. Em 2019 mais de 50 mil usuários distintos utilizaram a rede eduroam e nesse mesmo período a rede Unicamp Visitante teve mais de 20 mil acessos.

Outra linha de ação é a disponibilização de rede destinada a dispositivos IoT, ambiente utilizado por projetos como Smart Campus - Unicamp e Campus Sustentável.

Para finalizar, o técnico Ivan Miguel palestrou sobre as atualizações realizadas no ambiente Backbone Unicamp. Dentre elas, uma rede de serviços que possibilitará maior velocidade, resiliência e disponibilidade aos serviços de rede voltados à comunidade, tais como VPN e telefonia. Outro avanço é a conexão da Unicamp no IX Campinas, que possibilitará menor tempo de acesso a conteúdos disponibilizados por empresas da região.

Palestrantes