Modernização da infraestrutura elétrica do CCUEC e do Cenapad

Data de publicação

O CCUEC, que hospeda os equipamentos que atendem os sistemas corporativos da Unicamp e os servidores para processamento científico gerenciados pelo CENAPAD (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho), passou por um processo de modernização nas áreas de refrigeração, energia elétrica e realocação de espaços, com a substituição de vários itens de sua infraestrutura. Os recursos para a realização destes trabalhos foram oriundos da própria Unicamp e de órgãos de apoio, como FAPESP e FINEP.

O desgaste natural dos equipamentos que proveem a infraestrutura elétrica, instalados quando da inauguração do prédio do CCUEC em 1994, e a mudança no perfil computacional da Unicamp, que passou a hospedar dezenas de computadores ao invés de um grande computador central, tornaram primordial uma modernização das suas instalações. Com esta modernização, foram alcançadas melhorias significativas na estabilidade dos ambientes, na proteção dos computadores instalados e, consequentemente, na disponibilidade geral de todos os serviços.

Para a implantação das melhorias, foi elaborado e executado um projeto contemplando a substituição do atual gerador de 360kVA por um outro de capacidade de 500 kVA, que é a capacidade máxima de alimentação que o CCUEC recebe da concessionária de energia elétrica. O antigo nobreak de 120 kVA foi substituído por outros três, sendo dois de 120 kVA cada e um de 100 kVA destinado exclusivamente a alimentar o novo computador paralelo de alto desempenho que está sendo integrado à estrutura do Cenapad neste momento.

Além dos equipamentos de energia, todo o sistema de condicionamento de ar do Cenapad também foi substituído por equipamentos com maior poder de refrigeração e com um melhor aproveitamento do ar frio, que passou a ser insuflado por baixo do piso com uma clara distinção entre corredores quentes e frios entre as máquinas.

Com a conclusão da parte principal da reforma no dia 18 de setembro de 2010, a capacidade elétrica e de climatização originais foram ampliadas significativamente. A Unicamp passou a contar desde então com uma infraestrutura elétrica e de refrigeração ampliada, mais moderna e mais segura para suportar seus principais equipamentos corporativos de TIC.

 

Tópicos da notícia