Autenticação Centralizada
Descrição
Permite que sistemas desenvolvidos em diferentes linguagens e plataformas possam utilizar, de maneira padronizada e segura, um repositório único de usuários para autenticação. A partir de um serviço central de autenticação, unificado entre os sistemas (Single Sign On), é possível melhorar a experiência do usuário, bem como eliminar a criação redundante de usuário e senha, conforme determina a Deliberação CAD-A-005/2017.
O que pode ser solicitado/utilizado
- Integração de Sistemas de Informação nesta Autenticação para ambiente de desenvolvimento (para testes de integração e depois para o ciclo de desenvolvimento dos sistemas clientes);
- Integração de Sistemas de Informação nesta Autenticação para ambiente de produção.
Como solicitar/utilizar
- Leia o Guia para Integração com a Autenticação Centralizada para ter ciência do que envolve esta integração.
- Para solicitar a permissão de uso da Autenticação Centralizada, preencha formulário com os dados solicitados (corresponde ao passo VI do guia).
Quem pode solicitar/utilizar
- Solicitar:
- Profissional de TI.
- Utilizar:
- Os Alunos, Funcionários e Professores vinculados formalmente à universidade utilizam seu "usuário Unicamp" o qual permite acessar, por meio de uma senha única, os serviços corporativos mantidos pelo Centro de Computação e os sistemas administrados pelos órgãos e unidades da Unicamp. Para saber mais sobre a criação e a utilização do usuário Unicamp acesse o Portal Senha Unicamp.
Horário de atendimento no CCUEC
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Pré-requisitos (condições para solicitação/utilização)
- Para usuários se autenticarem nessa solução ele deverá ter usuário Unicamp / senha do SiSe ativo;
- Para integrar sistemas de informação na Autenticação Centralizada é necessário ler o Guia para Integração com a Autenticação Centralizada e um Profissional de TI fazer a solicitação conforme indicado neste.
Responsabilidades do usuário
- Estar coerente com a Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019.
Tempo para o primeiro atendimento
Até 2 dias úteis, no caso de permissão de uso, esclarecimento de dúvidas e registro de problemas.
Tempo de Resolução
- Até 1 dia útil no caso de permissão de uso, esclarecimento de dúvidas e registro de problemas;
- Para novas funcionalidades/alterações carece avaliação e aprovação.
Disponibilidade
99,2%