História do CCUEC - Anos 90

No início dos anos 90 havia uma demanda crescente por desenvolvimento de sistemas na Unicamp. Para atender a essa necessidade foi criado o Pool de Programação, composto por 14 programadores que atendiam a todos os projetos em andamento na época: sistemas de Controle Acadêmico, Materiais, Bibliotecas e Recursos Humanos. As linguagens de programação mais utilizadas eram: Cobol, CSP, Pascal, entre outras.

Nesse período também foi implementada a rede local da Unicamp, que era baseada na utilização da tecnologia Ethernet e do protocolo TCP/IP. 

Em 1994 foram inauguradas as novas instalações do Centro de Computação e do recém-criado Programa Centro Nacional de Alto Desempenho do Estado de SP (CENAPAD-SP), na rua Saturnino de Brito, 45. O prédio foi construído durante a gestão do Reitor Carlos Vogt e possibilitou a concentração de todos os funcionários e de todos os equipamentos do CCUEC num único local. Nessa época também ocorreu a migração do computador IBM 3090 para o IBM 9021, o que representou um grande salto em termos de tecnologia.

Em abril de 1996, o CENAPAD-SP desvinculou-se do CCUEC, transformando-se em um novo Centro autônomo, ligado à Reitoria.

Em 1997 foi lançado o primeiro site do CCUEC.

Em 1998 o CCUEC ficou vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU.

O final dos anos 90 foi um período em que os técnicos do CCUEC venceram vários desafios, tais como: disponibilização do serviço de Acesso Residencial, início do processo de downsizing visando a migração dos sistemas corporativos para ambiente UNIX, lançamento do primeiro site da UNICAMP desenvolvido em parceria com o CCUEC, lançamento do primeiro sistema corporativo para a Web, adequação dos diversos sistemas para o Bug do Milêniodesligamento do computador IBM 9021.

Anos 90 imagem 1
Pool de programação criado no ano de 1990
Anos 90 imagem 2
A equipe do CCUEC nos anos 90 e as novas instalações
Anos 90 imagem 3
Computador de grande porte IBM 9021, onde eram processados os sistemas corporativos da Universidade, e o seu desligamento no final dos anos 90