História do CCUEC - Anos 80

Os anos 80 foram marcados pela proliferação de micro-computadores na Universidade. Para atender a crescente demanda por apoio técnico foi criada em 1984 a Área de Apoio a Usuários, que tinha como objetivo principal atender a comunidade acadêmica no apoio ao uso da microinformática, por meio de treinamentos, consultorias e instalação de softwares.

Em Agosto de 1988, as instalações do CCUEC passaram por reformas para receber o computador de grande porte IBM 3090, que iria se juntar aos equipamentos VAX da Digital e CDC-CYBER 180 já existentes, aumentando a oferta de serviços computacionais para a comunidade acadêmica e administrativa. O IBM 3090 foi inaugurado oficialmente no dia 3 de abril de 1989.

Também no início de 1989, o acesso à BITNET foi disponibilizado à comunidade universitária da Unicamp. A BITNET era uma rede acadêmica mundial que congregava um grande número de universidades e instituições de pesquisa e permitiu uma maior integração dos pesquisadores da Unicamp com instituições do Brasil e do exterior.

Anos 80 imagem 1
Computadores VAX11-750 e IBM 3090
Anos 80 imagem 2
Equipe que compunha o CCUEC nos anos 80. Nessa época o CCUEC estava instalado num prédio ao lado do Instituto de Economia