História do CCUEC - Anos 2018 a 2021

Em 2018 foi realizada a expansão da Rede Sem Fio Institucional, sendo que ao todo foram atendidos 19 órgãos da Universidade. Também foi efetuada a troca do certificado digital da rede sem fio eduroam, com a adoção dos certificados digitais assinados pela Globalsign.

No ano seguinte foi criado o Escritório de Projetos do CCUEC, com o objetivo de ampliar a capacidade do órgão na gestão de seu portfólio de projetos, no desenvolvimento e compartilhamento de metodologias, orientação nas melhores práticas, uso de ferramentas, documentos e padrões para os projetos.

Também foi iniciada a implantação do sistema de telefonia digital nos campi, começando pelo CCUEC, que foi o órgão responsável pelo acompanhamento do processo.

Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, o Centro de Computação esteve envolvido na disponibilização de um importante serviço, o Telessaúde Orienta COVID, que teve como objetivo criar uma solução de atendimento telefônico remoto para que estudantes voluntários de medicina pudessem orientar a população. Foi um trabalho em parceria com o HC e FCM.

Outro destaque deste ano foi a implantação do sistema de comunicação telefônica com tecnologia VoIP. Em 2020 o Centro de Computação concluiu 32 projetos ao todo, entre migrações, melhorias e disponibilização de novos serviços.

Em 2021 ocorreram vários projetos e eventos importantes. Em fevereiro foram disponibilizados novos equipamentos na infraestrutura da Nuvem Computacional da Unicamp, com o objetivo de aumentar a resiliência dos serviços de Nuvem e atender as necessidades da comunidade universitária nas atividades de ensino e pesquisa, além das áreas administrativas. A Infraestrutura como Serviço na Nuvem oferece recursos computacionais de forma elástica e escalável, que podem ser instalados sob demanda.

switches

Equipamento da Nuvem Unicamp

Ocorreu também a primeira eleição online para reitor usando o sistema e-Voto, possibilitando aos eleitores realizarem a votação de forma eletrônica, com segurança e sem complicações. O CCUEC vinha aprimorando esse sistema há mais de cinco anos para oferecer um serviço de votação eletrônica seguro, confiável e de fácil utilização.

O projeto do Consórcio Redecomep Campinas foi concluído. O Programa Redecomep - Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa - realiza implantação de redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país conectadas por Pontos de Presença (PoPs) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e em cidades do interior com duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa.

Através do projeto PLANES UNICAMP, foi concluída a migração dos e-mails corporativos para a ferramenta Google Workspace (antigo G Suite). Foram migrados os domínios de e-mail @dac, @unicamp, @unidades.unicamp.br que estão sob a responsabilidade do CCUEC, além dos domínios de e-mail dos órgãos da administração central.

A equipe de Redes do CCUEC, em parceria com o administrador de redes Henri Alves Godoy, da FCA, conquistaram o primeiro lugar no 9º Desafio IPv6, promovido pelo LACNIC, que é a entidade responsável pela Coordenação da Internet na região da América Latina e Caribe. É um reconhecimento do trabalho de organizações que começaram a implementar o IPv6 em suas redes.

IPv6

Vencedores do 9º Desafio IPv6

Em 2022 foi implantado um novo serviço rede wi-fi IoT visando atender os projetos IoT institucionais da Universidade.

Visando melhorar a infraestrutura da Nuvem da Unicamp concluiu-se um projeto voltado à instalação de novos switches, que buscou melhorar a resiliência entre as redes e para isto foram instalados e configurados novos equipamentos e cabeamentos, separando as redes de clientes (front-end) e de infraestrutura (back-end) do sistema de armazenamento. Com a nova solução, uma parte dos cabos da rede foram redirecionados e estão ligados a novos switches, possibilitando o isolamento físico das redes front-end e back-end, aderindo assim aos padrões de mercado, o que facilitará futuras incorporações de novas tecnologias.

Em 2022 também foi implantada a centralização dos serviços e da infraestrutura de TI na Nuvem Computacional Unicamp.

Datacenter

Datacenter CCUEC