História do CCUEC - Anos 2010 a 2017

Em 2010 o CCUEC investiu na modernização do serviço de Videoconferência, adquirindo um equipamento Polycom HDX 7000 HD, nessa época também foi lançado o portal para hospedagem de vídeos Cameraweb.

Nesse mesmo período a área de Educação à Distância - EAD desvinculou-se do CCUEC, se transformando em um novo órgão chamado Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais - GGTE.

Serviços importantes foram disponibilizados em 2011, tais como: Autenticação LDAP Corporativo, Rede sem fio Eduroam e Rede sem fio UNICAMP para visitantes.

Em 2012 foi realizada a primeira edição do Cinfotec UNICAMP, evento cujo objetivo é reunir os profissionais de TIC da Universidade para compartilhamento de experiências e casos de sucesso e oferecer oportunidades de atualização profissional em assuntos de destaque em tecnologia da informação e comunicação. É uma realização da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp - CTIC, com o apoio do CCUEC.

Em abril de 2013 o CCUEC lançou a Campanha de Conscientização para um Ambiente Sustentável, uma iniciativa que visava despertar uma consciência ambiental nos funcionários CCUEC, incentivando a adoção de práticas sustentáveis.

Em maio de 2013 o CCUEC tornou-se subordinado a Vice-Reitoria de Administração - VREA. Nesse ano também foi lançado o serviço de Conferência Web em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, o serviço disponibiliza uma sala virtual e os participantes podem realizar reuniões a distância por meio de seus computadores.

No ano de 2014 a equipe responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de controle acadêmico da Universidade desvinculou-se do CCUEC, passando a responder para a Diretoria Acadêmica - DAC. O ano de 2014 também foi marcado por dois projetos importantes: disponibilização de uma nova solução de impressão corporativa para a UNICAMP e o início do projeto Nuvem Computacional UNICAMP.

Em 2015 foi lançado o aplicativo para dispositivos móveis Botão do Pânico, desenvolvido para auxiliar a comunidade Unicamp em situações de emergência.

A Nuvem Computacional UNICAMP iniciou a sua operação em junho de 2016, a princípio como um embrião. É uma nuvem privada, construída sobre um moderno ambiente computacional corporativo, e disponibilizada à comunidade para uso em atividades de ensino e pesquisa, assim como para sistemas de fins administrativos. O serviço passou a ser denominado como Infraestrutura como Serviço na Nuvem.

Em 30/03/2017 foi inaugurado o Museu de Informática da Unicamp. Instalado no prédio do CCUEC, o museu possui um acervo que representa a evolução da informática no CCUEC e na Unicamp.

Anos 2010 a 2017 imagem 1
Equipamento de videoconferência e sala virtual do serviço de Conferência Web

Anos 2010 a 2017 imagem 2
Primeira edição do Cinfotec, realizada em 2012
Anos 2010 a 2017 imagem 3
Equipamentos que dão suporte à Infraestrutura como Serviço na Nuvem
Anos 2010 a 2017 imagem 4
Acervo do Museu de Informática da Unicamp