Infraestrutura como Serviço na Nuvem

Descrição

O serviço de Infraestrutura como Serviço na Nuvem permite que as unidades e órgãos possam criar e hospedar, sob demanda, máquinas virtuais e sistemas no ambiente computacional corporativo e centralizado da universidade, chamado de Nuvem Computacional Unicamp. O serviço é destinado à execução de sistemas administrativos e atividades de ensino e pesquisa.

O que pode ser solicitado/utilizado

Pela ferramenta de gestão da Infraestrutura como Serviço na Nuvem, o próprio usuário pode fazer:

• Criação e gestão de instâncias (máquinas virtuais);
  • Criação e gestão de volumes de disco para armazenamento nas instâncias;
  • Criação de modelos (templates) para novas instâncias;
  • Criação e gestão de ambientes virtuais de rede, com endereços IP públicos, firewall, VPN, encaminhamento de portas, tradução de endereços e balanceamento de carga.

Como solicitar/utilizar

Uma área exclusiva, chamada de domínio, já está disponível a todas as unidades e órgãos que já tenham um Administrador de Sistemas e Redes cadastrado junto ao CCUEC. Os administradores de domínio são os titulares e suplentes desse cadastro.

Os recursos computacionais para hospedagem de instâncias devem ser solicitados de maneira formal ao CCUEC, que fará a análise dos pedidos.

Quem pode solicitar/utilizar

Funcionários, professores e alunos da Unicamp, que tenham vínculo ativo com a universidade.

Os recursos computacionais devem ser solicitados e serão disponibilizados no domínio específico da unidade/órgão ao qual o usuário está vinculado, e o administrador de domínio deverá disponibilizar esses recursos ao usuário.

Não é permitida, em nenhuma hipótese, a disponibilização de recursos computacionais a terceiros, sem vínculo à universidade, sem a prévia autorização do CCUEC.

Mais informações na Instrução Normativa ConTIC-IN-08/2019.

Horário de atendimento no CCUEC

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Pré-requisitos (condições para solicitação/utilização)

A Infraestrutura como Serviço na Nuvem Computacional deve ser utilizada para hospedar sistemas e serviços relacionados a atividades de ensino e pesquisa, assim como para fins administrativos.

Responsabilidades do usuário

As responsabilidades do usuário estão descritas na Instrução Normativa ConTIC-IN-08/2019.

Tempo para o primeiro atendimento

Até 2 dias úteis.

Disponibilidade